Conto “A Nova Califórnia”, de Lima Barreto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música : Holding Your Hand
Advertisements

Era uma vez a Maria Benguela, que era uma menina preta, tão preta como o café, preta, preta como a tinta da china. Preta e bonita como a noite mais.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Click para mudar de slide
Music: Holding your hand
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
A Nova Califórnia Conto de Lima Barreto.
A Boneca e a Rosa.
A Pintura.
MORAL DA HISTÓRIA.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Um Reflexo De Amor....
Não deixe para amanhã
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
O Porteiro do Prostíbulo.
Um erro no céu Adaptação: Valéria.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
APOIO AOS ESQUECIDOS.
O Quebra-cabeça.
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O CAVALEIRO DO AMOR.
Os Zumbis canibais Carlos Augusto e Gabriel Fontes T:502.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
O Príncipe Feliz.
O PEIXINHO QUE DESCOBRIU O MAR
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O Poder.
Uma história do oriente
CONTOS DE LIMA BARRETO.
a primeira árvore disse:
Palavra de vida Julho de 2012.
O ESPELHO.
CRIANÇAS SÁBIAS.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
O casamento de Isaque e Rebeca
O CÉU E O INFERNO Sabedoria acima de tudo GRUPO FRATERNIDADE 17 de agosto de 2014 CLIQUE.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Tapetinho Vermelho.
A felicidade Compartilhada
A narrativa que vocês irão ler é conhecida de muitos e é um acontecido em minha vida pessoal. Vale a pena ler até o fim. Vocês entenderão o poder de.
O Pacote de Biscoitos Desconheço a autoria. O Pacote de Biscoitos Desconheço a autoria.
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
O POETA E O OLEIRO.
O pacote de bolacha.
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Era uma vez ………….
Jesus é preso, julgado e condenado
Conta-se que seis homens ficaram presos numa caverna por causa de uma avalanche de neve. Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. Cada.
VALE DOS SENTIMENTOS clicar para passagem de slides / ligar o som
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Salmos capítulos 84 e 85 Deus quer falar com você através destes textos bíblicos na versão Bíblia Viva.
"Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada
Clique para passagem de slides Ligue o som
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
. TWISTER Colacio.j 002 Autor (a) texto: Desconhecido.

Charles Plumb.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
Criação Ria Slides O viajante hindu chegou aos arredores de uma aldeia e, cansado, sentou-se para dormir debaixo de uma árvore. Mal pegou no sono, foi.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Aquela era uma família que parecia normal e tinha tudo para ser: pai, mãe e quatro filhos, mas a diferença começava pelos seus nomes, porque o pai se.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Conto “A Nova Califórnia”, de Lima Barreto

O conto A Nova Califórnia é uma saborosa narrativa satírica em que a cupidez e o ridículo do comportamento nacional andam lado a lado. Parodia o enredo dos antigos relatos sobre a “corrida do ouro”, nos Estados Unidos do final do século XIX. O autor monta um cenário em que, além da crítica universal ao comportamento humano, ressalta a pobreza de imaginação e falta de criatividade do Homo Brasilicus.

Resumindo Um lugarejo do interior do Rio de Janeiro, Tubiacanga, recebe um morador estranho que intriga a todos com seu comportamento arredio. Após algum tempo, é admirado por sua generosidade e doçura no trato com as pessoas. O novo morador, Raimundo Flamel, procura as pessoas mais importantes e respeitadas do lugar: o farmacêutico Bastos, o procurador Carvalhais e o Coronel Bentes para que testemunhem sua grande descoberta: é capaz de fabricar ouro, tendo ossos humanos como matéria-prima. Em seguida, desaparece misteriosamente. Após alguns dias, o cemitério começa a ser assaltado e as sepulturas profanadas. Monta-se uma guarda com moradores voluntários, que matam um dos profanadores (Carvalhais) e prendem o outro (Coronel Bentes). Bentes revela o nome do terceiro: é o farmacêutico Bastos. Revelado o mistério, as pessoas vão para suas casas, cada uma delas com o pensamento voltado para um só objetivo: a riqueza fácil que resolveria, de imediato, os problemas e atenderia à fantasia de luxo e bem-estar econômico.

Aos poucos, com o passar das horas, a cidade parece voltar à calma Aos poucos, com o passar das horas, a cidade parece voltar à calma. Estão dormindo. Mas qual!... Sorrateiramente os habitantes dirigem-se ao cemitério e buscam reunir a maior quantidade possível de ossos para produzir ouro. Moças sonhadoras e orgulhosas de sua brejeirice, senhoras compenetradas, homens respeitáveis, funcionários públicos, comerciantes e humildes trabalhadores engalfinham-se e escarafuncham as sepulturas em busca da preciosa mercadoria. As máscaras são desvendadas, cada um com sua essência desprezível, reprovável e nem sequer sonhada pelos demais. O tumulto termina em baderna, agressão e mortes. O único a escapar do ridículo da situação é o bêbado contumaz de Tubiacanga, que, embriagado com o álcool, não se dá conta ou não quer se envolver em algo tão mesquinho e rigorosamente material. O farmacêutico foge sem revelar o segredo de se transformar ossos em ouro.

Figuras de linguagem Hipérbole “cartas vindas do mundo inteiro” Metáfora “mergulhadas no seu cativeiro moral” “conseguiram apanhar dois dos vampiros” Catacrese “dois dedos de prosa”

Comparação ou símile “os deixaram estendidos como mortos” Gradação “aqueles ossos que eram ouro viriam atender, satisfazer, felicitá-los” Prosopopéia “estrelas assombradas” Antítese “o mais rico e o mais pobre”

Tipos de discurso Discurso direto “todos na venda perguntaram-lhe que trabalho lhe tinha sido determinado. - Vou fazer um forno, disse o preto, na sala de jantar.”

Discurso indireto “ O agente do Correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia.”

Discurso indireto livre “O espanto do farmacêutico foi grande. Em que poderia ele ser útil ao homem, cujo nome corria mundo e de quem os jornais falavam com tão acendrado respeito? Seria dinheiro? Talvez... Um atraso no pagamento das rendas, quem sabe?

“Que tinha ela com o túmulo de antigos escravos e humildes roceiros “Que tinha ela com o túmulo de antigos escravos e humildes roceiros? Em que podia interessar aos seus lindos olhos pardos o destino de tão humildes ossos? Porventura o furto deles perturbaria o seu sonho de fazer radiar a beleza de sua boca, dos seus olhos e do seu busto nas calçadas do Rio?”

“Como fazer ouro com ossos. Seria possível “Como fazer ouro com ossos? Seria possível? Mas aquele homem rico, respeitado, como desceria ao papel de ladrão de mortos se a cousa não fosse verdade!”