Professora Fernanda Landim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação do Reino Vegetal
Advertisements

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Filos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnopermas e Angiospermas.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Reino Metaphyta Prof. W. Ernani.
Os grandes grupos - reprodução
Reino vegetal ou Metaphyta ou
REPRODUÇÃO SEXUADA DAS PLANTAS
A conquista do ambiente terrestre
Ciclo Reprodutivo das Plantas
Reino Metaphyta Caracteres
BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS
BRIÓFITAS  Classificação: - Musgos; Antóceros; Hepáticas;
Classificação das plantas
Prof: Rodrigo Corrêa Reino Plantae.
Plantas.
Professora Alba Alencar
Prof. Thiago Moraes Lima
Algas, Briófitas e Pteridófitas
BRIÓFITAS Habitat Locais terrestres, úmidos e sombreados. Algumas estão em água doce, mas nunca no mar. Características Gerais - Vegetal de pequeno porte.
REINO PLANTAE.
Diversidade e Reprodução das Plantas
Gimnospermas Profª Fernanda Landim.
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro
Reino Plantae.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Briófitas e Pteridófitas
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Gleice Cristina
Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 6 – Briófitas e Pteridófitas
REINO DAS PLANTAS.
REVISÃO MUITO LEGAL, BOA DA BRECA, BOA MERMO!
Reino Plantae As Plantas
Biologia Móds. 40/41 Setor B Prof. Rafa Briófitas Pteridófitas.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°S ANOS
Professora Alba Alencar
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
ALGAS PLURICELULARES BRIÓFITAS.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
Reino Plantae Professora: Vanesca 7º ano Ciências 2014.
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
BOTÂNICA.
OS VEGETAIS.
Reino Plantae = Metaphyta
Reino Vegetal.
Vegetais Criptogâmicos
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
Grupo: Beatriz, Gretha, Marina e Sofia.
Reino Plantae.
Reino Plantae.
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
PLANTAS Scheilla Bastos.
Plantas Felícia Duarte.
Reino Plantae Luz do Sol (Caetano Veloso)
Reino Vegetal: Evolução e Adaptação
Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Briófitas e Pteridófitas
BRIÓFITAS Prof. Mauro Parolin Biogeografia Geral
Reino Plantae: Briófitas
Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES;
Reino Plantae.
Classificação das plantas
Pteridófitas.
REINO PLANTAE Professoras: Márcia e Aldeiza Itacoatiara/2015.
Reino Plantae. Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES; AUTÓTROFOS; FOTOSSINTETIZANTES; PRESENÇA DE SEIVA (BRUTA E ELABORADA); PRESENÇA DE.
Plantae ou Methapyta Características/ critérios:
Reino Vegetal Botânica
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Transcrição da apresentação:

Professora Fernanda Landim Reino Plantae Professora Fernanda Landim

Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem embriões, ou seja, os vegetais se desenvolvem a partir de embriões Seu ciclo de vida apresenta a reprodução sexuada e assexuada

Importância Confecção de tecidos Construção de casa e mobílias Produção de energia, aquecimento e preparo de alimentos Fabricação de perfumes e medicamentos Ornamentação Muito importante no ciclo das chuvas

Divisão das plantas Podem ser dividas em 4grupos: Briófitas: são avasculares Pteridófitas: são vasculares Gimnospermas: são vasculares Angiospermas: são vasculares * Briófitas e Pteridófias não possuem sementes, não possuem flores, nem frutos *Gimnospermas possuem sementes e estruturas reprodutoras (os estróbilos) *Angiospermas possuem sementes, estruturas reprodutoras (as flores) e frutos

Briófitas Brio =musgo Fito=planta São vegetais de pequeno porte, rasteiros São organismos de transição do meio aquático para o terrestre Ausência de vasos condutores chamados de traqueídeos (atraqueófitas), também chamados de avasculares O transporte de nutrientes ocorre célula a célula Apresentam estruturas de adaptações como rizoide, cauloide e filoide. São plantas comuns de ambientes úmidos e com pouca luz São sensíveis a poluição e a falta dela indica má qualidade do ar Os musgos e hepáticas são os principais representantes desse grupo. O gametófito é a fase mais desenvolvida.

Ciclo de vida Apresentam a reprodução sexuada e assexuada Na parte superior de um gametófito encontramos o órgão sexual masculino, chamado de anterídio. No outro gametófito, também na parte superior, encontramos o órgão sexual feminino a arquegônio. O anterídio produz gametas chamados de anterozoides. O arquegônio produz gametas chamado de oosfera.

Ciclo de vida Fase sexuada Na presença da água, os anterozoides nadam até a oosfera, fecundando-a A oosfera fecundada forma um zigotos, que desenvolverá num embrião. O embrião se desenvolve formando um esporófito.

Ciclo de vida Fase assexuada O embrião se desenvolve em esporófito O esporófito maduro produz esporos Os esporos ao caírem em locais úmidos germinam e o ciclo recomeça.

Pteridófitas A partir de pteridófitas encontramos vasos condutores de seivas (traqueídeos) e por isso são chamados de vegetais vasculares. São representados pela samambaias e a avenca.

Ciclo de vida O esporófito é o próprio pé de samambaia. Em baixo da folha observamos pontinhos marrons que são chamados de soros, dentro dos soros encontram-se o esporângio que vai produzir esporos.

Ciclo de vida Os esporos serão carregados pelo vento e ao cair num lugar adequado germinam. Esporos se desenvolvem em gametófito. O gametófito é chamado de prótalo. Possui cerca de 0,5cm.

Ciclo de vida O prótalo (gametófito) é geralmente hermafrodita e terá tanto o aparelho reprodutor masculino, como aparelho reprodutor feminino. O aparelho reprodutor masculino é chamado de anterídio e produz gametas chamado de anterozoides. O aparelho reprodutor feminino é chamado de arquegônio e produz gametas chamado de oosfera.

Ciclo de vida Lembrando que o prótalo é rasteiro e quando chove, alaga, e o anterozoide nada em encontro da oosfera e ocorre a fecundação. Forma-se um embrião que se desenvolverá em um esporófito, ou seja, um novo pé de samambaia.

Ciclo de vida A fase sexuada ainda depende de água. A etapa mais desenvolvida é o esporófito. Vasculares Possui raiz, caule e folha.

Será que vocês aprenderam? 1- Diga 3 características comuns a todos os organismos agrupados no Reino Plantae. Por que as algas não pertencem a esse grupo? Eucariontes, pluricelulares, fotossintetizantes. São organismos que se desenvolvem a partir de embriões, excluindo definitivamente as algas de grupo.

2- Quais características limitam o tamanho das briófitas? Não possuem vasos condutores de seiva sendo chamada de avasculares. O transporte de nutrientes ocorre célula a célula por difusão, dificultando à chegada de água na parte superior desses vegetais. Obs: Os vasos condutores também auxiliam na sustentação do vegetal.

3-Nas briófitas, qual é a etapa do ciclo de vida mais desenvolvida? É a fase do gametófito. 4- Por que as briófitas são fundamentais para o ambiente em que habitam? Evitam erosão do solo através de seus rizoides, contribuem para a manutenção da umidade do solo. E podem ser indicadores da qualidade do ar também.

5- Quais as novidades que surgiram nas pteridófitas, que não estão presentes nas briófitas? Apresentam vasos condutores de seiva e portanto são vegetais vasculares. Possui raiz, caule e folhas. A etapa mais desenvolvida do seu ciclo de vida é o esporófito. 6- Apesar das pteridófitas serem mais desenvolvidas que as briófitas, explique por que as pteridófitas ainda depende de ambientes úmidos? Porque os gametas masculinos, os anterozoides, dependem da água para realizar a fecundação.

6- Cite o nome da estrutura que é responsável pela produção dos gametas nas pteridófitas. Prótalo. 10- Qual é a etapa do ciclo de vida das pteridófitas mais duradoura? Esporófito

Bons Estudos!!!