Amizade sem trato By Martha Medeiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
By Roberto Romanelli Maia
Advertisements

COMO VAI VOCÊ COMO VAI VOCÊ.
Eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Rolagem automática dos slides...
Para todos amigos. Vocês que são esses AMIGOS tão especiais
A Sem-esperança.
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
Pipocas da vida By Rubem Alves.
Textos Erroneamente Atribuídos A Luís F. Verissimo
Pessoa errada.
O que mais você quer?.
Meus secretos amigos.
Cadê a sua Rosa?.
NEM TUDO É FÁCIL.
By Eda Carneiro da Rocha
M Ã E.
Perder a viagem.
QUANTAS VEZES.
A M I G A S.
Promessas matrimoniais
Aos meus, Aos seus, Aos nossos filhos.
By Luis Fernando Veríssimo
Para você que mora em meu coração!
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Cadê você! By Noelson Pain.
Apaixonar By Glacia Daibert.
Curativos para um Coração partido
A partir do próximo amanhecer
Mensagens & Reflexões!!! Apresenta Ligue o som!!!
Cadê você!.
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
Venha... Abrace-me By Marcial Salaverry.
AMIZADE OU AMOR DE VERDADE
Roberto Romanelli Maia
Medo By Ma Oliveira.
PORTARIA PORTARIA QUINDIM NA PORTARIA.
A partir do próximo amanhecer
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis,
Afinidade By Arthur da Távola.
Pessoa especial By Zz Couto.
Prado Slides – Cidreira / RS Outro dia, um amigo fez um comentário que me deixou pensativo... disse que eu era um eterno sonhador e que deveria pensar.
Eu confio Marcella Fernanda
By Gabriel Garcia Marques
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis...
Os votos By Sergio Jockymann.
Quém é Você?.
Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse. Era amigo.
Curativos Para Um Coração Partido
NEM TUDO É FÁCIL By Glacia Daibert.
OITO PRESENTES QUE NÃO CUSTAM NADA.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Prado Slides – Tramandaí / RS Se eu morrer antes de você, faça-me um favor Chore o quanto quiser, Mas não brigue com Deus Por Ele haver me levado.
Pedaços de mim... By Dena.
Preciso de alguém By Cris Passinato.
Prado Slides – Cidreira / RS Era uma festa familiar, destas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito.
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
Curativos.
Prado Slides - Cidreira / RS Hoje é o momento ideal pra falar de sacanagem. Mas nada de ménage à trois, sexo selvagem e práticas perversas, sinto muito.
Luiz Fernando Veríssimo
A árvore dos problemas.
Prado Existem coisas pequenas e grandes, coisas que levaremos para o resto de nossas vidas. Talvez sejam poucas, quem sabe sejam muitas, depende de cada.
A Pessoa Errada....
Amiga.
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Um sonho.
A Pessoa Errada!.
Os moços que me perdoem, mas hoje é dia de falar das amigas. É isso mesmo, de amiga pra amiga.
Transcrição da apresentação:

Amizade sem trato By Martha Medeiros

Dei pra me emocionar cada vez que falo dos amigos. Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental. Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família.

E quando ouço pessoas dizendo que amigo, mas amigo mesmo, a gente só tem dois ou três, empino o peito e fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que dois ou três. São uma cambada! Não é privilégio meu, qualquer pessoa poderia ter tantos assim, mas quem se dedica?

Fulano é meu amigo, Sicrana é minha amiga. É nada! São conhecidos. Gente que cumprimentamos na rua, falamos rapidamente numa festa, de repente sabemos até de uma fofoca pesada sobre eles, mas amigos? Nem perto. Alguns até chegaram a ser, mas não são mais por absoluta falta de cuidado de ambas as partes.

Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa - nem deve - vir acompanhado de um motivo.

As pessoas se falam basicamente nos aniversários, no Natal ou para pedir um favor - tem que haver alguma razão prática ou festiva para fazer contato. Pois para saber a diferença entre um amigo ocasional e um amigo de verdade, basta tirar a razão de cena. Você não precisa de uma razão, basta sentir a falta da pessoa. E, estando juntos, tratarem-se bem.

Difícil exemplificar o que é tratar bem. Se são amigos mesmo, não precisam nem falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não é preciso troca de elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente.

Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. Talvez respeito seja a palavra. Afeto, certamente. Cumplicidade? Mais do que cumplicidade. Sintonia?

Esta lengalenga de novo? Acho que é amor. Oh, céus! Santa pieguice! Amor? Esta lengalenga de novo? Sério, só mesmo amando um amigo para permitir que ele se atire no seu sofá e chore todas as dores dele sem que você se incomode nem um pingo com isso.

Só mesmo amando para você confiar a ele o seu próprio inferno. E para não invejarem as vitórias um do outro.

Tudo isso é amizade com trato. Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida para não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços - mas liga quando o sumiço é exagerado. Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam.

Ignora os mecanismos de manutenção. Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante, sem precisar que a gente dê uma mãozinha.

E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos pra valer. E ainda argumentamos que a solidão é um sintoma destes dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas.

A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso.

Ignora os mecanismos de manutenção A maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção

FORMATAÇÃO: PRADO SLIDES E-MAIL: jpamador@terra.com.br CRÉDITOS FORMATAÇÃO: PRADO SLIDES E-MAIL: jpamador@terra.com.br AUTORA DO TEXTO: MARTHA MEDEIROS Zero Hora Caderno: Dona – 17/SET/2006 IMAGENS: CADÊ Música: Blue Moon Bigband Orchestra A Memorial For Glenn Miller