AULA DE EXERCÍCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecânica Quântica: Função de Onda
Advertisements

FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
EFEITO FOTOELÉCTRICO.
Questão 01: Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano (2005) a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas.
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Fótons – A natureza corpuscular da radiação
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Capítulo 40 Mais ondas de matéria.
Capítulo 40 Mais ondas de matéria.
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
O que você deve saber sobre
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
FÍSICA MODERNA 1 Prof. Cesário EFEITO FOTOELÉTRICO.
FÍSICA MODERNA 4 RAIOS X Prof. Cesário.
Efeito Fotoelétrico.
Prof. carlos eduardo saes moreno
E f e i t o fotoeléctrico Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP)
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
Aula 1: Funções de Várias Variáveis e Gráficos
REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.
FÍSICA MODERNA 1 IVAN SANTOS. EFEITO FOTOELÉTRICO O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material metálico, quando exposto a um tipo de.
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Cap. 38 – Fótons e ondas de matéria
Modelo atômico de Bohr.
Final do Século XIX Professor Leonardo
SOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DE SCHRÖDINGER
Prof. carlos eduardo saes moreno
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
Aula 18 – Índice de Refração e Leis da refração
Final do Século XIX Professor Leonardo
Revisão 2 – UEPA 2013 Prof.:Marco Macêdo.
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Introdução Baseado no curso de Kleber C. Mundim
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
Aula-8 Fótons e ondas de matéria III
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
O nascimento da Mecânica Quântica
Estrutura eletrônica dos átomos
Efeito Fotoelétrico.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Carga do elétron: experimento de Millikan
EFEITO FOTOELÉTRICO Viviane Stoeberl
Estrutura eletrônica dos átomos
Teorema Fundamental da Trigonometria
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA ONDULATÓRIA AULA 4
Equação da Energia Para Fluido Ideal
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
Estrutura eletrônica dos átomos
Prof: Hugo Cesário.
Física Experimental III – aula 7
Ondas Eletromagnéticas
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.
Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
Física Quântica e Radioactividade Abril, 2006 José António Paixão José Rogério Nogueira Física – 12º ano Novo Programa.
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
EFEITO FOTOELÉTRICO DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Transcrição da apresentação:

AULA DE EXERCÍCIOS 𝑃𝑜𝑡=𝐴𝑒 𝑇 4

2 – O gráfico da figura abaixo, mostra o potencial de corte em função da frequência da luz incidente sobre uma superfície de metal. a)Calcule a função trabalho desse metal; b)Que valor da constante de Planck o gráfico fornece?  

3 - Uma luz de comprimento de 7000 A incide sobre uma placa metálica cuja função trabalho vale 1,79 eV. O que é correto dizer a respeito do que acontecerá? a) não ocorrerá efeito fotoelétrico b) apenas existe energia para romper o vínculo com a placa c) depende da intensidade de luz incidente d) elétrons são emitidos da placa com energia cinética de 1,768 eV e) depende da área iluminada da placa. Justifique sua resposta.

4 - Resolver a Equação de Schrödinger na presença de um potencial do tipo degrau Se E<V0 em x<0 a partícula está se movendo com uma velocidade v=(2E/m)1/2, em x=0 é submetida a uma força impulsiva. Como E<V0 a partícula continua se movendo para a direita, mas com velocidade menor: v=[2(E-V0)/m]1/2. Por exemplo: uma bola rolando sobre uma superfície plana e encontra uma rampa de altura y0=V0/mg. Se a Ec da bola é menor que V0 a bola sobe parcialmente a rampa e rola de volta para a esquerda, chegando a superfície plana com v igual a inicial. Se Ec>V0 a bola chega ao alto da ladeira e continua a rolar para a direita com menor velocidade. O resultado da MQ é semelhante ao resultado clássico para E<V0, mas bem diferente para E>V0.

Vamos analisar o que ocorre para E<V0 Vamos analisar o que ocorre para E<V0. Podemos imaginar que V(x) é uma representação idealizada da função energia potencial para uma partícula carregada se movendo ao longo do eixo x de um sistema de dois eletrodos ligeiramente separados que são mantidos a tensões diferentes. À medida que a separação diminui, a função potencial se aproxima da idealização. A energia potencial de um elétron se movendo próximo à superfície de um metal é muito parecida com um degrau de potencial, pois ela cresce rapidamente na superfície, a partir de um valor essencialmente constante no interior, até um valor constante e maior no exterior.