A II Guerra Mundial e a Guerra Fria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
II GUERRA MUNDIAL.
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
2a. Guerra Mundial Formação de alianças Aliados Inglaterra França
Segunda Guerra Mundial( )
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
"Tudo o que somos é resultado do que pensamos" Buda(563 a.C – 483 a.C)
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
A Segunda Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A CRISE MUDOU O MUNDO. EUA: NEW DEAL.
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
II Guerra Mundial ( ) Instructor Note:
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
II Grande Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial Prof. Alan Carlos Ghedini.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
A Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

A II Guerra Mundial e a Guerra Fria Principais países beligerantes: Aliados – Reino Unido, EUA, URSS Eixo – Alemanha, Japão, Itália

Cronologia 1936 – Formação do eixo Berlim-Roma-Tóquio. 1938 – A Alemanha anexa a Áustria e invade a Checoslováquia. 1939 – A Alemanha e a URSS assinam um pacto de não agressão. A Alemanha invade a Polónia. Na sequência dessa invasão o Reino Unido e a França declaram-lhe guerra. 1940 – A Alemanha ataca e invade diversos países europeus. A França é ocupada. 1941 – Ano do início dos ataques à Inglaterra (Blitzkrieg).

A Europa nazi

Blitzkrieg sobre Londres

1941 – Ataque a Pearl Harbour. A guerra alastra ao Pacífico 1941 – Ataque a Pearl Harbour. A guerra alastra ao Pacífico. Os EUA entram no conflito. 1942 – O ano de viragem a favor dos aliados: desembarque em África e ocupação da Itália, batalha de Estalinegrado (o exército vermelho derrota o exército alemão). 1944 – O início do fim da guerra na Europa (dia D – desembarque na Normandia). 1945 - Entrada do exército vermelho em Berlim. Capitulação alemã.

Pearl Harbour

Dia D – desembarque na Normandia

Dia D – o desembarque na Normandia

A perseguição aos judeus

As teorias nazis de supremacia racial

1945 – A guerra continua no Pacífico. O Japão não capitula 1945 – A guerra continua no Pacífico. O Japão não capitula. O governo americano decide utilizar uma nova arma que tinha vindo a ser desenvolvida secretamente – a bomba atómica. 6 de Agosto de 1945 – É lançada a primeira bomba atómica sobre a cidade de Hiroshima. Três dias depois uma outra bomba é lançada sobre Nagasaki. Termina a guerra com a rendição incondicional do Japão, que fica sob ocupação americana. Inicia-se a ERA ATÓMICA e a GUERRA FRIA.

Hiroshima

O fim da guerra mais mortífera da história

Curiosidade

Conferências de Ialta e de Potsdam Estas conferências (Ialta, Fevereiro de 45 e Potsdam, Agosto de 45), entre os principais vencedores (EUA, URSS e Reino Unido), tiveram como objectivo preparar a nova ordem mundial que surgia depois do conflito – o mundo estava agora dividido em dois blocos – capitalista e comunista, que iniciaram imediatamente uma luta, a maior parte das vezes surda, pela supremacia no mundo. Inicia-se a GUERRA FRIA.

GUERRA FRIA Capitalismo vs comunismo

Alterações económicas e políticas A Europa perdeu a preponderância que ainda possuía entre as duas guerras, sendo substituída pelos EUA e URSS (devido ao conflito a produção industrial decaiu para cerca de metade, as infra-estruturas foram em grande parte destruídas, as moedas desvalorizaram-se e a inflação instalou-se). Para combater esta decadência e para evitar futuros conflitos surge uma nova realidade – a Comunidade Económica Europeia (CEE).

Alterações políticas As novas fronteiras

Uma guerra “Fria” com momentos “Quentes”

Alterações políticas A criação da ONU – sede em Nova Iorque A Organização das Nações Unidas foi oficialmente fundada em 1945 para substituir a defunta (e falhada!) Sociedade das Nações, que não conseguira evitar a II Guerra Mundial. Objectivos: Manter a paz e a segurança internacional. Fomentar as relações amigáveis e a cooperação entre as nações. Promover os Direitos do Homem e dos povos.

O fim da Guerra Fria

Curiosidade – um abrigo anti-nuclear

Portugal, a II Guerra e a Guerra Fria Portugal participou na I Guerra mas não na II. Portugal manteve-se neutro mas de início o regime não afirmava claramente quem apoiava. Havia uma atitude dúbia. Vendia-se volfrâmio (usado nas munições) quer ao Eixo quer aos Aliados. O regime passou a apoiar os Aliados quando se tornou claro, a partir de 1942, que estes iriam ganhar o conflito.

Os Aliados face a Portugal O regime autoritário português não era visto com bons olhos pelos Aliados e, acabada a guerra, estes exerceram pressão para a sua democratização. O regime português era ferozmente anti-comunista, o que servia os interesses americanos. Havia ainda a questão das colónias, que Portugal queria manter a todo o custo. Os EUA tinham uma posição dúbia relativamente a esta questão. Pode afirmar-se que o regime português se manteve inalterado graças aos condicionalismos da Guerra Fria.

A Guerra Fria e os conflitos coloniais

Trabalho realizado por Miguel Monteiro de Barros Ano lectivo 2005/2006