IMPACTO NA SIMULAÇÃO COM VAZAMENTOS NA ANÁLISE DO USO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Advertisements

Operação Unitária de Secagem
Ferramenta de apoio aos testes baseados em requisitos Acadêmico: Leandro da Cunha Orientador: Everaldo Artur Grahl.
1 PROCESSO DE MODELAGEM Modelo Mental: para a solução de problemas simples Reconhecimento do Problema Criação de Alternativas Avaliação de Alternativas.
Análise de Tese: Utilização da reflectância espectral para a estimativa de pigmentos fotossintéticos em dosséis de soja Tese da aluna Clotilde Pinheiro.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Introdução e Conceitos.
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM NUMÉRICA DE REDES PARA REDUÇÃO DE PERDAS E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores: Rafael Madeiro da Silva - Tecnólogo em Hidráulica.
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
SunPy The free and open-source solar data analysis environment for Python Vinicius Mattos dos Santos Orientador André Leon Gradvohl.
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
Contabilidade Empresarial
Autores: Caroline Malaguti Liberalino Gabriel Meneguello Roque
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
ADSD Introdução.
Roger Nkoa, Micheal D. K. Owen, e Clarence J. Swanto
AT 11 - Implantação do Monitoramento Eletrônico e Gestão de Ativos – MeGA na Operação Salem Gomes Leite.
Teleassistência no SIN
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo (se houver) Autor (es) 1:
Prof. Klecius Celestino
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.
Municípia, S.A. Tecnologias de Informação Geográfica
Operações Administrativas
Sérgio Luiz Manenti Influência de parâmetros computacionais e comportamento de descarga não-linear em simulação de retorno elástico “SPRINGBACK” Professor:
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Jaderson R. Ilídio1; Lucas G. L. Silva1; Tiago L. Oliveira2; Carlos F
Ética Inteligência Artificial.
Investimento com retorno Tecnologia com simplicidade
Guilherme Resende Tavares
Gestão da Logística de Distribuição
7 Resultados de Medições Indiretas
Daniele Bertaco Ramirez Analista de Fiscalização e Regulação
Equação de energia na presença de uma máquina
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Instalações de recalque
Aplicações da equação de Bernoulli
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Trabalho de Conclusão de Curso I
TÍTULO DO TRABALHO (FONTE ARIAL, CENTRALIZADO)
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Bruna Florez da Silveira
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A INCIDÊNCIA DE VAZAMENTOS E A CONDIÇÃO OPERACIONAL DAS VRPs.
Aula 4 de hidráulica II –determinação do diâmetro exato do rotor
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
Limeira Junho/2018.
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
HIPOTERMIA TERAPÊUTICA NO RECÉM-NASCIDO:
Aula 2 de Hidráulica I do EAD
Primeira atividade do curso de Hidráulica básica.
Metodologia Científica e Tecnológica
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
Introdução aos Grupos de Permutações e aplicações
Arquitetura e padrões de software
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

IMPACTO NA SIMULAÇÃO COM VAZAMENTOS NA ANÁLISE DO USO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

INTRODUÇÃO O valores gastos com energia elétrica para operação dos sistemas de distribuição de água (SDA), representam um peso relevante no custo total da operação dos prestadores de serviço de saneamento (GOMES, 2009), suficientemente relevantes que justifica um processo constante de melhoria da operação sobretudo dos sistemas elevatórios, onde acontece a maior parte deste consumo

OBJETIVO O trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta de análise que demostre o impacto da utilização dos inversores de frequência na economia de energia elétrica e na redução de vazão de vazamentos, trabalhando em conjunto com os simuladores hidráulicos, a fim de demonstrar a viabilidade de instalação e aperfeiçoar o uso dos inversores.

MATERIAL E MÉTODOS A simulação hidráulica é uma ferramenta, indubitavelmente, importante como auxiliar aos gestores de redes de distribuição de água na sua operação cotidiana, que permite analisar vários cenários operacionais sem interferência na operação da rede, o que poderia causar problemas imediatos de difícil solução. Neste trabalho far-se-á uso do simulador hidráulico EPANET 2.0 (ROSSMAN, 2000) utilizado largamente na área, em conjunto com um módulo desenvolvido para quantificação das perdas reais. O consumo dos vazamentos tem relação direta com o valor da pressão no ponto de consumo considerado, sendo que a relação entre vazão e pressão é expressa através da Equação 1:

MATERIAL E MÉTODOS Escolha do Setor   Para aplicação do sistema foi escolhido o Distrito de Macromedição e Controle (DMC) Aníbal Martins que faz parte do setor abastecido pelo Reservatório de Cidade Martins através de elevatória de mesmo nome, portanto área de zona alta.

MATERIAL E MÉTODOS Modelo Hidráulico A partir do Sistema de Informações Geográficas (SIG), foi extraída a topologia das redes de distribuição de água, o sistema gera as informações necessárias para construir uma representação das redes existentes. Esta funcionalidade permite também distribuir as vazões de consumo pelos nós das redes, que são pontos onde são concentradas as vazões a serem distribuídas e no caso deste estudo onde serão também concentradas as vazões de vazamentos.

MATERIAL E MÉTODOS Algoritmo Genético  O processo de busca da melhor opção operacional, chamamos de otimização, tal processo de busca está presente na natureza e é comprovada pela teoria da Seleção Natural e de Adaptabilidade de Charles Darwin, baseadas nessas teorias foram desenvolvidas técnicas de computacionais para otimização de sistemas no mundo real.

MATERIAL E MÉTODOS Curva das Bombas da Estação Elevatória de Água Cidade Martins. Outro dado requerido pelo modelo é a curva de funcionamento das bombas existentes no local, e das bombas da estação elevatória responsável pelo abastecimento da área de estudo.

MATERIAL E MÉTODOS Calibração do Modelo Para a calibração do modelo usado, foram instalados datta-loggers de pressão em 26 pontos, com monitoramento de pressão durante uma semana, seus dados foram utilizados para calibrar o modelo utilizado no estudo. A calibração foi realizada com a alteração do coeficiente de rugosidade das tubulações dos trechos, tendo como objetivo chegar aos valores próximos de pressão registrados pelos datta-loggers.

MATERIAL E MÉTODOS Rodadas de Simulação  A partir da calibração do modelo foram executadas simulações que obedeceram a seguinte cronologia: Situação atual de operação do sistema sem vazamentos; Situação real com a desagregação das vazões, ou seja, separando a perda real da vazão de consumo e pressão no ponto crítico de 40 mca; Reação da rede com a pressão no ponto crítico com 30 mca (redução da velocidade das bombas); Reação da rede com a pressão no ponto crítico com 20 mca (redução da velocidade das bombas); Reação da rede com a pressão no ponto crítico com 10 mca (redução da velocidade das bombas);

RESULTADOS RESULTADOS   Após a extração da topologia do DMC Aníbal Martins a partir do SIG, foi gerado um arquivo texto e inserido no programa Epanet 2.0.  

RESULTADOS Simulação Cenário 1 A rede do estudo, em regra geral as perdas de água por vazamento estão na ordem dos 24%, estimadas a partir de dados do macromedidor de entrada da DMC. Assim, estima-se perdas por vazamento de 70%, referentes à vazão mínima da rede, o que ocorre às 4 horas da manhã, para a distribuição dos emissores, o que indicará perdas reais médias ao longo do dia da ordem dos 36 L/s. NA Figura 3 é mostrada a curva gerada a partir de dados do macromedidor de entrada da DMC Aníbal Martins.

RESULTADOS A Figura mostra o resultado do comportamento das vazões após a distribuição dos emissores pelos nós da rede.

RESULTADOS Na Figura, visualizam-se a composição das vazões, após a consideração dos vazamentos na simulação, através da simulação com a utilização dos emissores.

RESULTADOS Na Figura, pode-se visualizar que o comportamento das pressões, no período noturno, não sofreu alterações consideráveis após a distribuição dos emissores

RESULTADOS Simulação dos cenários de 2 à 4  As demais simulações são referentes aos cenários de controle de pressão no ponto crítico de 40, 30, 20 e 10 mca, respectivamente, considerando a rede sem e com distribuição dos emissores para simular os vazamentos.

RESULTADOS A Figura mostra o resultado do comportamento das vazões após a distribuição dos emissores pelos nós da rede.

DISCUSSÃO DISCUSSÃO  Como esperado foi possível verificar uma redução dos gastos com a operação da EEA em conjunto com inversores de frequência, e a forma usual de se estimar os ganhos. Quando se acresce à redução, o incremento referente a redução de gastos com os volumes de água que deixam de ser perdidos através dos vazamentos chega-se a um acréscimo de diminuição de gastos de 23%.

CONCLUSÕES Foi possível verificar que a definição da viabilidade dos inversores de frequência pode ser melhorada com a utilização da ferramenta apresentada. Esta análise quando feita na forma usual ignora os ganhos com a redução das vazões de vazamentos. Ao se analisar os resultados foi encontrado um acréscimo de redução de custo da ordem de 23%, em média, suficientes por viabilizar a compra e a implantação de tais equipamentos, a depender do caso considerado.

CONCLUSÕES Apesar das melhorias verificadas, cabem algumas ressalvas, relacionadas a seguir: Não são computados os custos relativos à redução no tratamento de água bruta; A redução na ocorrência de novos vazamentos ainda não é possível de estimar; É necessário técnico com algum conhecimento em modelagem de redes; O conhecimento das redes de distribuição para construção dos modelos bem como para a correta calibração do mesmo é condição indispensável.

CONCLUSÕES Como melhorias na análise, podemos sugerir: Utilização de padrões de consumo de diversos dias e épocas do ano, podendo quantificar o a redução em todo o ano e definir melhores condições operacionais do uso do inversor; Devem-se verificar as limitações operacionais do inversor, visto haver um limite para a redução de velocidade do equipamento e dos conjuntos motorbomba, sendo necessário em algumas situações estudar também a viabilidade de adequação da estação elevatória; O controle de pressão a partir do ponto crítico de ser acompanhado de redundância, visto que na ocorrência de algum vazamento o inversor irá acelerar os conjuntos elevatórios procurando compensar o vazamento.

OBRIGADO! Contatos: Luiz Eduardo Mendes - luizmendes@saaeguarulhos.sp.gov.br Luiz de Souza Araújo illgnerluiz@msn.com Márcio Henrique Toledo Almeida caenge_caenge@terra.com.br Thiago Garcia da Silva Santim - thiagosantim@saaeguarulhos.sp.gov.br Agradecimentos: