Apóstolos Timóteo e Tito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
A VIDA DO APÓSTOLO PAULO
“Cristianismo e Espiritismo”
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
(Carta de um filho ao seu pai)
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A Pintura.
O Pai Não Desiste.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ATOS DOS APÓSTOLOS.
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
São Judas Tadeu.
PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA
Maria e os Padres da Igreja.
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
São Judas Tadeu.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
“O Pai Não Desiste”.
O que procuro? Onde procuro?
A eucaristia Começar.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
“Famílias que abençoam a igreja”
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Compreendo o chamado divino
Nossa Senhora da Consolação.
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
ATOS DOS APÓSTOLOS Jesus fundou uma comunida-de: a igreja
Um compromisso real Atos
A verdadeira conversão
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Então disse a seus discípulos:
Ser crucificado Então disse a seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar- me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mt. 16:24.
Carta de Paulo a Filemon
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
São Pedro e São Paulo Apóstolos.
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
Stº Inácio de Antioquia (?~107). Stº Inácio de Antioquia Inácio foi bispo de Antioquia, sucessor de Sº Pedro na sua primeira igreja, conheceu também Sº.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
PARA PARAR E PENSAR.
Uma mulher cheia de Graça!
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas VII Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
NOS CAMINHOS DE S. PAULO Jogo-Passatempo NOS CAMINHOS DE S. PAULO Jogo-Passatempo Primeira Travessia Responda correctamente às 10 perguntas para poder.
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Ciclo C VI Domingo da Páscoa 5 de Maio de Música: “Resonemus” (3’24) Da Liturgia Cristã primitiva.
Transcrição da apresentação:

Apóstolos Timóteo e Tito

O calendário da Igreja volta a homenagear Timóteo, agora juntamente com Tito, por terem ambos vivenciado toda a experiência de São Paulo, escolhendo por este motivo, o dia após a celebração da conversão do apóstolo. Os dois têm suas páginas individuais, destacando suas vidas. Um santo muito antigo, venerado há muitos e muitos séculos, morreu no ano de 97.

Timóteo era o “braço direito” do apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro, sendo considerado, ao lado do mestre, como o primeiro e corajoso pregador do cristianismo. Quase sempre evangelizaram juntos, mas por várias vezes, Paulo o mandou como representante, em quase todos os lugares importantes daquela época, enquanto ele próprio abria novos caminhos. Timóteo nasceu em Listra, Ásia.

Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo. Fiel colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma.

manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”. Exceto quando ele o enviava para algumas missões nas igrejas que tinham fundado, com o objetivo de corrigir erros e manter a paz. Como fez em Tessalônica, com o seu aspecto de rapaz frágil. Porém “que ninguém despreze a tua jovem idade”, lhe escreveu Paulo na primeira das duas cartas pessoais. E aos cristãos de Corinto o apresenta assim: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.

Na Palestina, o apóstolo ficou preso durante dois anos e tudo indica que Timóteo foi seu companheiro nessa situação também. Mas ao final deste período, ele foi colocado em liberdade, enquanto Paulo era levado para Roma. Quando Paulo retornou, por volta do ano 66, Timóteo era o bispo de Éfeso e, com este cargo, foi nomeado pelo apóstolo para liderar a Igreja da Ásia Menor. As epístolas de Paulo, à ele endereçadas, viraram pura literatura cristã e se tornaram documentos preciosos de todos os tempos, como leme e bússola para a Igreja.

Mas, a sua morte nos ilustra muito bem o que era ser cristão e apóstolo naquela época. Durante uma grande festa onde era adorada a deusa Diana, Timóteo se colocou no centro dos pagãos e, tentando convertê-los, iniciou um severo discurso criticando e repreendendo o culto herege. Como resposta, os pagãos o mataram a pedradas e pauladas. O apóstolo Paulo, escreveu a segunda carta a Timóteo estando de novo na prisão, a espera de sua morte: “Procure vir para junto de mim”.

toda a Igreja os veneram juntos. Muitos, de fato, o haviam abandonado; o fiel Tito estava na Dalmácia; o frio o fazia sofrer e ele recomenda a Timóteo; “Traga-me o manto que deixei em Troadi”.Tito veio do mundo pagão e Timóteo veio do mundo judeu. Trabalharam com o apóstolo Paulo, que os liderou sem lhes tirar o brilho. E deu à eles “a gloria de uma perene lembrança”, como disse Eusébio de Cesarea no primeiro milênio, e será ainda assim nos outros que se seguirão: toda a Igreja os veneram juntos.

que permaneceu trabalhando ao seu lado. Mas suas trajetórias foram tão distintas, que são relatadas em páginas individuais. As únicas informações concretas nos são dadas pelas cartas do apóstolo Paulo. Tito era grego e pagão. Ainda jovem se converteu ao cristianismo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: “Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade”, fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado.

Encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões, foi uma vez a Jerusalém para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. . “Meu companheiro e colaborador” como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro dos momentos importantes, como a famosa reunião do concílio de Jerusalém, que tratou da necessidade de renovação e diversificação dos ritos devido a evangelização no mundo pagão.

Paulo, que figura entre os livros sagrados. Tito, porém, foi também um mediador persuasivo, e entusiasmou Paulo resolvendo uma grave crise entre ele e os Corintos. Entre os anos 64 e 65, tendo sido libertado da prisão romana o apóstolo Paulo foi com ele para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, que confiou à Tito. Mais tarde, visitou a Paulo em Nicópolis. Voltou novamente à Ilha de Creta, onde recebeu uma carta do próprio mestre, Paulo, que figura entre os livros sagrados.

Depois, retornou à Roma para se avistar com o apóstolo que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo a tradição mais antiga, Tito permaneceu como bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio. Ele teria conservado a virgindade até a morte.

São Paulo o chama repetidamente “meu companheiro e colaborador”, e na segunda carta aos Corintos, num momento de especial amargura, diz: “Deus me consolou com a chegada de Tito”. As três cartas escritas pelo apóstolo Paulo a estes dois discípulos têm alto valor, pelo conteúdo exclusivamente pastoral, de tal modo que podem ser consideradas como primeiro guia pastoral dos bispos de todos os tempos.

Texto – Internet – Música – Salmo 32 Gregoriano – Imagens – Google – Formatação - Altair Castro 26/01/2012