Uso da Informação em Ambientes Educacionais Pensamento Científico na Gestão Educacional 2º Seminário de Monografia 28/10/2008 4h/a Cléa Mara Reis Félix Márcia Helena Carvilhe
OBJETIVO Dar continuidade ao processo de elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de especialização em: “ O Uso da Informação em Ambientes Educacionais ”.
1 - Validação do alinhamento do TCC quanto a: tema, problema, objetivos, fundamentação teórica e método. 2 - Validação do conteúdo da fundamentação teórica (tópicos que contemplem as variáveis ou categorias analíticas do problema de pesquisa) Ex: O programa Geologia na Escola - o caminho das rochas - e a sua contribuição para o ensino de geociências: Uma avaliação sob o olhar do professor. 3 - Validação dos procedimentos metodológicos PRODUTOS
ESTRUTURA DA MONOGRAFIA Capa Folha de Rosto Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Sumário Lista de Tabelas Lista de Quadros Resumo 1 INTRODUÇÃO Problematização (cenário, leitura exploratória, problema) Objetivos Hipóteses (resultados esperados) Justificativa Apresentação da estrutura lógica dos capítulos 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Desmembrada em tópicos que contemplem as variáveis ou categorias analíticas do problema de pesquisa) 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA/ESTUDO (temporal, espacial, personagens) 3.2 DELINEAMENTO DA PESQUISA (Estudo de caso, pesquisa ação, pesquisa de opinião) População e Amostragem Instrumentos de coleta de dado (primários, secundários) Tratamento dos dados 4APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Abertura de tópicos de acordo com os objetivos do trabalho. 5 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 6 REFERÊNCIAS 7 ANEXOS
CRONOGRAMA Semana de 17 a 21 de novembro: uma orientação individual a ser agendada com as orientadoras: Profª Márcia: Profª Mara: 03 de dezembro de 2008: Entrega da primeira versão da monografia por meio impresso e envio da mesma versão por meio eletrônico. 19 dezembro de 2008: Devolução, às estudantes, da primeira versão da monografia, com comentários e sugestões, por meio eletrônico. Fevereiro e Março de 2009: Duas orientações individuais à serem agendadas com as orientadoras Abril de 2009: Entrega da versão final da monografia na FAE. Além disso, poderão ser feitos contatos com as orientadores, por meio eletrônico, quando necessário.