Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin

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Transcrição da apresentação:

Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin Piúma-ES, Abril de 2018 PODCAST: ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA VELOCIDADE MÉDIA, DISTÂNCIA E TEMPO Escola prof. Filomena Quitiba Leonardo, Maria Prof.: Lucas Antonio Xavier lucas.perobas@gmail.com   Domínio Conceitual Domínio Metodológico Filosofia: Estudando para o ENEM de forma Invertida Questão básica: Uma mola elástica ideal, submetida a ação de uma força de intensidade F = 10N, está deformada de 2,0 cm. A energia elástica armazenada na mola é de: a) 0,10J c) 0,50J b) 0,20J d) 1,0J “A” Asserções de valor: A atividade que realizamos trouxe benefícios para a nossa turma, pois ajuda na aprendizagem da física. Queremos que nosso trabalho seja divulgada para a comunidade e nas escolas. Queremos também continuar com o diagrama V para estudar para o ENEM. Ficou mais fácil e entender as partes da física que vemos na escola.   Teoria: Conversão de Energia Princípios: Velocidade Energia (Cinética e Elétrica) Força Asserções de conhecimento: Percebemos a importância dos conceitos da física, envolvidos na questão do Enem. Importância da revisão para treinar nossos conhecimentos. 3. O diagrama V ajuda e auxilia no estudo para o ENEM. Energia Cinética: é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isto é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade.   Energia Elétrica: é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Conversão de energia: podemos converter energia cinética em elétrica esfregando os pés no tapete, por exemplo. Interpretações: Foi consenso no nosso grupo que os desafios foram grandes para a preparação para o Enem, pois requer dedicação para o desenvolvimento do podcast.. Resolução: A energia armazenada na mola ou em um estilingue é potencial elástica e vai ser transformada em energia cinética do carrinho ou da pedra lançada pelo estilingue. Conceitos: velocidade, movimento, competência e habilidade. Competências e habilidades Competência III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações - problema. Habilidade 20 – Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicas que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos. Resultados: Espera com este trabalho a sensibilização de todos em obter conhecimento ou mesmo rever a física para o vestibular. Questão: 2012-54 54 E Os carrinhos de brinquedos podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial. O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em a) um dínamo. b) um freio de automóvel. c) um motor a combustão. d) uma usina hidroelétrica. e) uma atiradeira (estilingue). Transformações: O trabalho aborda o uso do podcast na matéria de física, os desafios são grandiosos; ainda não atingimos o esperado, que é a boa preparação para o Enem. A lista de materiais foi suficiente para construirmos o podcast. Fatos: Com esses materiais e ferramentas foi possível elaborar o esquema da atividade . Registros: Na construção do Podcast foram utilizados computador, papel A4t, microfone, sites, programa PowerPoint, livros de física, entre outros materiais e ferramentas. Evento: Podcast: Estudando para o Enem de forma Invertida Série: 1° ano | Turma: M04 | Turno: matutino Cinemática: velocidade média ENEM: 2016 | Questão: 54|