SAÚDE DA MULHER EDUARDO CAMARGO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA ADULTA IDOSA COM CANCRO DA MAMA
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
CENÁRIO DO CÂNCER - MORTALIDADE ESTADUAL - ESTADO DE MINAS GERAIS
Disciplina: Ciências Professora: Isabel Fernandes
EXAME PAPANICOLAU.
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
Vanessa Carla de Moraes Gonçalves Cirino
Taxas brutas e padronizadas de mortalidade por 100
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
Enfermagem em Ginecologia
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!. AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!
Mitos e Verdades sobre o HPV
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Câncer de Mama Câncer do Colo do Útero
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Lucia Mardini | DVAS.
Doenças da mama.
Dezembro 9, 2010 HPV em mulheres infectadas com HIV Goldman ARNP, MPH
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Campanha de Prevenção contra o Câncer
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – GUARULHOS DIA D = 08 DE MARÇO DE 2014
TURMA: 08/13N EXAME PAPANICOLAU
Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama no Paraná
Prevenção do Câncer Genital
Human Papiloma Virus Prof. Aléx – Ciências Físicas e Biológicas
Avaliação Prostática Anual
Métodos anticoncepcionais
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Assistência Integral à Saúde da Mulher
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DO.
Prevenção.
Trabalho de Ciências - doenças sexualmente transmissíveis
HPV Perguntas e Respostas.
HPV Perguntas e Respostas.
Vera Regina Medeiros Andrade
Papiloma Humano.
Vacina HPV Mayana Macedo – MR2 Salvador 25 outubro 2010.
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Albertina Duarte Takiuti
HPV Papilomavírus humano
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE DA MULHER EDUARDO CAMARGO

CÂNCER DE MAMA CANCER DE COLO UTERINO EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)

CÂNCER DE MAMA Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo; É o mais comum nas mulheres brasileiras; Está em segundo lugar nas mulheres amazonenses; Pouco diagnosticado nos estágios precoces; Sobrevida média na população em 5 anos é de 61%.

Câncer de mama Raro antes dos 35 anos de idade; Estima-se que em 2010 surgirão mais de 49 mil novos casos. O número de mortes em 2007 ultrapassou 11 mil pessoas;

Câncer de mama Prevenção: Dieta balanceada, evitar obesidade; Praticar exercícios físicos; Abstinência de álcool; Evitar exposição à radiações antes dos 35 anos.

Câncer de mama Auto-exame das mamas deve associado a outros métodos como o exame clínico da mama e da mamografia e não ser usado como único método de detecção.

Câncer de mama Os sintomas são variados: Alterações de pele; Abaulamento ou retração do mamilo (casca de laranja); Secreção fora do período de amametação; Caroço palpável acompanhado ou não de dor.

CÂNCER DE COLO UTERINO Tipo mais frequente de câncer nas mulheres amazonenses; Demora muito para desenvolver o câncer; Diagnosticado precocemente com o exame preventivo (papanicolau); O principal fator de risco é a infecção por HPV.

Câncer de colo de útero Existem vários tipos de HPV, sendo alguns mais oncogênicos que outros; 70-80% das mulheres sexualmente ativas estão infectadas com algum tipo de HPV; Estima-se que em 2010 surgirãao 18. 430 novos casos de câncer de útero no brasil; Em 2007 foram 4.691 mortes.

Câncer de colo de útero O HPV está presente em aproximadamente 90% dos casos; O uso de preservativo nas relações sexuais evita o contágio do HPV, bem como de outras DST’s

Câncer de colo de útero Os principais fatores: Início da atividade sexual precoce; Multiplos parceiros sexuais; Não usar preservativos; Tabagismo; Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais (sem intervalo).

Câncer de colo de útero Detecção precoce: Antes mesmo do surgimento de sintomas, pode ser diagnosticado através do exame preventivo (Papanicolau); Quando diagnosticado precocemente, a cura pode chegar a 100%.

Câncer de colo de útero Quem pode fazer o exame? Todas as mulheres com ou sem atividade sexual devem fazer o exame anualmente; Qual a melhor época para fazer o exame? No mínimo uma semana antes da menstruação. Evitar o uso de duchas, cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame;

Câncer de colo de útero No que consiste o exame ginecológico? A primeira etapa é o exame das mamas, seguido do exame da genitália, constituído pelo exame externo da vulva. Depois segue-se a colocação do espéculo vaginal (bico de pato) para visualização da vagina e do colo de útero; Também consiste no exame de toque vaginal; Mulheres virgens podem ser examinadas? Sim, mas deve avisar ao médico que é virgem antes do início do exame, para que ele possa usar as técnicas e material mais adequado.

EXAME PREVENTIVO Consiste na colheita de material do colo do útero, que é mandado para ser analizado em laboratório. Serve para determinar o nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero. O exame não dói, pode produzir uma sensação de mal estar, por isso a mulher deve estar relaxada e calma.

Exame preventivo O exame pode ser feito gratuitamente em qualquer unidade básida de saúde do Sistema Único de Saúde ou em qualquer unidade que possua um serviço de saúde da mulher.

Localização Primária Neoplasia maligna Estimativa dos Casos Novos Estado Amazonas Capital / Manaus Casos Taxa Bruta Mama Feminina 310 17,26 240 26,13 Colo do Útero 560 31,18 430 46,15 Cólon e Reto 80 4,44 70 7,40 Traquéia, Brônquio e Pulmão 120 6,76 100 10,54 Estômago 110 6,30 9,18 Leucemias 50 2,89 40 4,38 Cavidade Oral 30 1,51 20 2,49 Pele Melanoma ** 0,30 0,58 Esôfago 0,55 0,81 Outras Localizações 940 52,29 760 82,06 Subtotal 2.220 123,50 1.760 190,03 Pele não Melanoma 370 20,82 300 32,08 Todas as Neoplasias 2.590 144,04 2.060 222,36 * Números arredondados para 10 ou múltiplos de 10 ** Menor que 15 casos

MULHER QUE SE AMA, SE CUIDA! FIM Ilustrado por: Mara Kramer Imagens: http://www.uems.br/internet/anexos/imagem2339.jpg