Fatores que alteram a velocidade de uma reação química.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Advertisements

Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,
Professor Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Cinética Química Prof. Xuxu.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
CINÉTICA QUÍMICA Capítulo 14 Autores: Lucas Henrique
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
TERMOQUÍMICA .
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA.
Reações homogêneas e heterogêneas
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
VELOCIDADE DAS REAÇÕES
ESTUDO MATERIAL DA COMBUSTÃO Tópicos Especiais III.
Professor Fernando Farah
Equilíbrio Químico A + B C + D REVERSIBILIDADE
Cinética Química.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA.
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Equilíbrio Químico Danilo Lucari nº13818 João Victor nº15736 Prof.: Élcio Barrak Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá.
CINÉTICA QUÍMICA FILIPE FERNANDES SZYMANSKI DE TOLEDO 15730
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Aula 46 apostila 7 – p. 57.
Alunos: André de Souza Almeida Beatriz Amaral Misson 14388
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Lei da Velocidade.
Química Prof. Marcel Klug.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Prof. Nilsonmar Estequiometria É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as substâncias que participam de uma reação.
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
ESTEQUIOMETRIA: Cálculos com fórmulas e equações químicas
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Definições importantes
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Transcrição da apresentação:

Fatores que alteram a velocidade de uma reação química

Conceito de Catalisador Substância que no meio reacional acelera a reação química, proporcionando um novo mecanismo para os reagentes, com uma energia de ativação menor.

CATALISADOR Todo catalisador possui em comum as seguintes características: Não sofre alteração permanente na sua massa ou na sua composição (é integralmente recuperado no final da reação). A ação catalítica só é possível quando existe afinidade química entre os reagentes. Se a reação for reversível, os produtos reagem entre si, formando novamente os reagentes, o catalisador acelera a reação direta e inversa ao mesmo tempo.

Catálise Reação química que ocorre na presença do catalisador.

Tipos de catálise 2 SO2 + O2 → 2 SO3 Catálise homogênea: Quando o catalisador e os reagentes formam um sistema monofásico. Exemplo: na combustão do SO2 para formar SO3 catalisada pelo NO2: 2 SO2 + O2 → 2 SO3 REAÇÃO LENTA

Global : 2 SO2 + O2 → 2 SO3 Etapa I: 2 SO2 + 2 NO2 → 2 SO3 + 2 NO A reação é lenta, mas na presença de NO2 é bastante rápida. Etapa I: 2 SO2 + 2 NO2 → 2 SO3 + 2 NO Etapa II: 2 NO + O2 → 2 NO2 Global : 2 SO2 + O2 → 2 SO3 Catalisador Catalisador

Catálise heterogênea: Quando o catalisador forma com os reagentes um sistema polifásico. Exemplo: na combustão do SO2 para formar SO3 catalisada pelo pentóxido de divanádio (sólido). 2 SO2 + O2 → 2 SO3

Esquema de ocorrência da catálise heterogênea Molécula reagente, O2, em contato com o catalisador sólido, V2O5. 2) O2 adsorvido no catalisador.

3) Átomos de oxigênio nascente, [O],formados no catalisador 3) Átomos de oxigênio nascente, [O],formados no catalisador. 4) Ataque do oxigênio nascente à molécula de dióxido de enxofre, SO2. 5) Molécula de SO3 formada.

Outro exemplo de catálise heterogênea é a que ocorre nos conversores catalíticos de automóveis.

INIBIDORES São substâncias utilizadas para diminuir a velocidade de uma reação, agindo de modo inverso aos catalisadores. Eles aumentam a energia de ativação, necessária para formação do complexo ativado.

São importantes para controle e estudo de reações muito rápidas São importantes para controle e estudo de reações muito rápidas. A função principal do inibidores está relacionada à ação conservante de produtos perecíveis.

Diagramas com catalisador PROD Eacat Ea ∆H REAG

Prova 2010 43) Algumas ações do nosso dia a dia confirmam os parâmetros e as variáveis que governam as reações químicas. Analise as afirmativas a seguir, que se referem a algumas dessas ações: I. Um comprimido efervescente reage mais rapidamente com a água se for colocado inteiro porque sua superfície de contato é maior do que se fosse triturado.

II. O processo de deterioração de um quilo de carne de boi envolvida em plástico será mais lento se a peça inteira for colocada em um freezer do que se a carne for fatiada e envolvida individualmente em plástico no mesmo freezer. III. Na despressurização de um avião voando a grande altitude, a atmosfera interna torna-se mais rica em oxigênio, aumentando a rapidez das reações de combustão.

IV. A cabeça do palito de fósforo, com um ligeiro atrito em uma superfície áspera, entra em combustão em um processo exotérmico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas II e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Em determinadas condições a reação de formação da amônia (NH3) ocorre com o consumo de 24 mols de nitrogênio em 240 segundos. Sabendo que essa reação é representada pela equação: N2(g) + 3H2(g)  2NH3(g) Podemos afirmar que a velocidade de consumo do hidrogênio em mol/min é: a) 12 mol/min b) 24 mol/min c) 6 mol/min d) 0,1 mol/min e) 18 mol/min