Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados - Exercício Uma empresa pretende desenvolver uma base de dados que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3.6) Utilização de várias tabelas
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
O Comando DROP INDEX Para eliminar um índice definido sobre uma tabela, utilize: Drop Index on ; Ex: No Access: Drop Index X on.
Object Query Language - OQL
Otimização de Consultas em SQL Estimativas de Custos
SQL Avançado Continuação
SQL Structured Query Language (continuação)
SQL Structured Query Language (continuação)
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Banco de Dados Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531 – 7555.
Visões Marilde Santos.
Maurício Edgar Stivanello
SGBD.
Algoritmos para Seleção Simples AULA 16 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC
Algoritmos para Seleção e Projeção
SQL – Comandos de Agregação
Soluções de Exercícios Selecionados – Lista 1 de GBD1
Hierarquia de Visões de Objeto
SQL – Noções Gerais Por Márcia Jacyntha N. Rodrigues Lucena
Ordenação de Resultados
Operadores Especiais da SQL
Oficina sobre banco de dados
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Eduardo Costa Gabriel Cypriano Rodrigo Calhau
Banco de dados Profª Kelly Medeiros.
Modelo Entidade/Relação
Equipe de monitoria Aula prática 2. Apresentação do caso de estudo Conceitual Lógico Algumas informações iniciais Consultas e exercícios Surpresa... =)
Comandos de SQL Excel VBA II.
Abril.2001 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados Organização dos dados de acordo com um modelo conceptual que permita:
SQL Álvaro Vinícius de Souza Coêlho
Cronograma Formato do Comando SELECT – 1ª Seção Uso de Funções (DATE_FORMAT, DAY, MONTH, NOW, CONCAT, FORMAT, COUNT, AVG, MAX, MIN e FORMAT) AS DISTINCT.
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
BEM-VINDO AO JOGO DAS MALETAS!
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
SEQUENCE, PROCEDURE, FUNÇÃO, TRIGGER
Desenvolvendo um script SQL
Treinamento sobre SQL.
Análise de Sistemas de Informação
Baseado no material do Professor Raul Paradeda
Linguagem de Manipulação de Dados. 2 Conteúdos Introdução ao SQL Comando SELECT – Extracção de Dados  Pesquisas Simples  Restrições na pesquisa de dados.
Banco de Dados do Moodle
SQL- Structured Query Language  SQL é uma linguagem de comandos para interagir com uma BD relacional (não é case-sensitive).  A linguagem Java permite.
Treinamento SQL Server
Exercícios Para começar a fazer os exercícios a seguir, restaure um banco de dados que já contenha dados: Informe os comandos das resposta com o mesmo.
SQL Server Comando PIVOT.
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Financeiro – Cadastro de Documento Bancário IdentificaçãoFIN_023 Data Revisão10/10/2013.
Banco de Dados I I Comandos SQL
Linguagem SQL Prof. Juliano.
TRABALHO DE BANCO DE DADOS – POSTGRESQL
Modelo de base de dados relacional
1 Structured Query Language (SQL) 4 SQL é uma linguagem normalizada (ANSI) para consultas e actualizações de bases de dados relacionais.
Subconsulta na Cláusula FROM
1 Introdução à Manipulação de Dados SQL – Structured Query Language  Tabela = Relação  DDL – Data Definition Language  Sub-conjunto do SQL que suporta.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale Correção da Prova
Aula 09: Comando SELECT: Ligações entre tabelas e Subconsultas
Daniel Paulo SQL Módulo I Daniel Paulo
Recuperação de Dados Banco de Dados Carina Farias
VBA – Visual Basic para Aplicativos
UCSal – Bacharelado em Informática
Banco de Dados Introdução à Linguagem SQL – Junção Manipulação com 3 Tabelas ou + em relacionamentos n/1 Esta aula é baseada em material produzido pelo.
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Programação para Internet Aula 12 SQL (Comandos de Consulta ao BD)
José Antônio da Cunha 2/6/2016 José Antônio - CEFET-RN 1 Disciplina: Banco de Dados.
Prática de Banco de Dados Créditos: Prof. Jefferson Silva Adaptações: Prof. Nécio de Lima Veras.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
BANCO DE DADOS BASE DE DADOS – É UMA COLEÇÃO DE DADOS INTER- RELACIONADOS, REPRESENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE UM DOMÍNIO ESPECÍFICO. EX.: LISTA TELEFONICA,
Transcrição da apresentação:

Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados - Exercício Uma empresa pretende desenvolver uma base de dados que lhe permita manter controlo as obras que faz em várias freguesias, os operários envolvidos em cada obra e quanto é que paga a cada operário por obra: Uma freguesia é caracterizada pelo seu nome Uma obra é caracterizada pela sua descrição e data Um operário é caracterizado pelo seu nome e categoria Existe um operário responsável por todas as obras para cada uma das freguesias; um operário pode ser responsável por mais do que uma freguesia Os operários são pagos por obra Desenhe o diagrama de entidades-relacionamentos Desenhe o esquema das tabelas, indicando todos os campos, chaves primárias e chaves externas

Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública2 Diagrama de Entidades Relacionamentos Freguesias Nome Operários Nome Categoria Obras Descrição Data n1 n n n 1 Honorários

Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública3 Tabelas Freguesias (CodF, Nome, Resp) NOTA: Resp é chave externa de Operarios Operarios (CodO, Nome, Cat) Obras (CodOb, CodF, Desc, Data) NOTA: CodF é chave externa de Freguesias ObrasOp (CodOb, CodO, Honor) NOTA: CodOb é chave externa de Obras, CodO é chave externa de Operarios

Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública4 A instrução SELECT Liste todos os operários que já trabalharam em alguma obra. SELECT DISTINCT Nome FROM Operarios, ObrasOp WHERE Operarios.CodO=ObrasOp.CodO; Liste os nomes dos operários, respectiva obra, freguesia e data onde os honorários foram maior ou iguais a 1000 euros SELECT Operarios.Nome, Freguesias.Nome, Desc, Data, Honor FROM Operarios, Freguesias, Obras, ObrasOp WHERE Honor>=1000 And Operarios.CodO=ObrasOp.CodO And ObrasOp.CodOb=Obras.CodOb And Freguesias.CodF=Obras.CodF;

Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública5 A instrução SELECT Liste todos as obras e respectiva data que já foram feitas numa freguesia específica, deixando que o Access lhe pergunte qual o nome da freguesia. Ordene por datas. SELECT Desc, Data FROM Freguesias, Obras WHERE Nome=NomeFreg AND Obras.CodF=Freguesias.CodF ORDER BY Data; Como NomeFreg não é reconhecido como um identificador pertencente à base de dados, o Access pergunta o seu valor.