PROF. Maristela fischer lucena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS VERTEBRADOS Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados.
Advertisements

AVES MAMÍFEROS.
Filo Chordata Cerca de 45 mil espécies. Características exclusivas:
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Classes Amphibia e Reptilia
Cordados.
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
Filo Chordata (Cordados)
SUPERCLASSE Amphibia(Anfíbios)
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
ANFÍBIOS.
PEIXES Animais aquáticos Respiração branquial Pecilotermos Corpo coberto por escamas Presença de nadadeiras Linha lateral – papel sensorial.
ANFÍBIOS.
Filo Chordata CORDADOS
FILO CHORDATA.
CORDADOS Características embrionárias → notocorda →fendas branquiais faringeanas → tubo nervoso dorsal → cauda pós anal.
BIOLOGIA Professor:Vinícius.
Super-classe Tetrápodes
Filo Chordata triblásticos e enterocelomados tubo nervoso dorsal
Diversidade Principais Características Classificação
Classe Reptilia.
Cordados O filo Chordata divide-se em:
ANFÍBIOS.
Anfíbios Profº André Maia.
Filo Chordata Caracterização.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 25 Anfíbios.
Filo Chordata (Cordados)
Aula 4 – O Filo Cordados.
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
As aves.
Professora Fernanda Landim
CLASSE DOS RÉPTEIS.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
ZOOLOGIA ANFÍBIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
Revisão para a Prova Mensal do (4º Bimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Reino Metazoa – Filo Chordata
O início da Conquista do Meio Terrestre
DIVERSIDADE ANIMAL III
Classe Amphibia (Anfíbios)
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Mais adaptados ao meio terrestre
PROTOCORDADOS PROF. MARCELO MIRANDA.
ANFÍBIOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
Os animais vertebrados e a conquista do ambiente terrestre
Filo Chordado Super Classe Tretapoda Classe Anfíbio
Filo Chordata.
ANFÍBIOS DUPLO.
Filo Chordado Super Classe Tretápode Classe Anfíbio
Chordata Anfíbios Prof. Esp. Lucas Cruz.
Características Gerais dos Filos Cordados
ANFÍBIOS.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Aves BALA 2012.
Transcrição da apresentação:

PROF. Maristela fischer lucena CORDADOS PROF. Maristela fischer lucena

CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna nertebral e caixa craniana EUCORDADOS: Dotados de coluna vertebral e de cranio com encéfalo.

Características exclusivas dos cordados: Notocorda Fendas branquiais Tubo nervoso dorsal

Divisão do Filo Chordata Divide-se em 3 filos: Urochordados ou tunicados Ciphalocordata(cifalocordados) Euchordata (uricordados ou vertebrados) Os vertebrados dividem-se em 2 grupos: Agnatha(ciclostomados) Gnatostomados (duas classes) Peixes Tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) PROTOCORDADOS

PROTOCORDADOS: Características e divisão Animais marinhos, sem cranio (Acraniata), não tem encéfalo e são distituídos de coluna vertebral. Divisão:

EUCORDADOS: Características, divisão e linha evolutiva. Característica distinta é a presença da coluna vertebral. Os vertebrados possuem um esqueleto dotado de caixa craniana (que envolve e protege o encéfalo), daí o nome cromata. A pele dos vertebrados tem epiderme, a circulação sanguínea é fechada, sempre com coração e a excreção se efetua por rins.

Divisão e linha evolutiva (classes) CONDRICTES CICLOSTOMADOS AVES OSTEICTES ANFÍBIOS RÉPTEIS MAMÍFEROS

Classe ciclostomada (ciclostomados) São portadores de boca circular, situada na região ventral e anterior do corpo; O corpo é alongado e cilíndrico; Representantes: lampreia e feiticeira; Os ciclostomados são destituídos de mandíbulas e de vértebras típicas e apresentam respiração branquial.

Super classe (PEIXES) Características gerais: São gnatostomados (apresentam mandíbulas) A respiração é branquial O coração é dotado de duas câmara: 1 átrio e 1 ventrículo. Pelo coração circula apenas sangue venoso e o sangue possui hemácias com hemoglobina. Nos dois lados do corpo há uma estrutura sensorial denominada linha lateral (permite a percepção de vibrações e de pressão da água) Dividem-se em duas classes: Condricthyes (peixes cartilaginosos) Osteicthyes (peixes ósseos)

Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: Pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina (proteína impermeabilizante), assim esses animais tem pouca defesa contra a desidratação e vivem restritos a ambientes úmidos. A fecundação é geralmente externa e o desenvolvimento é indireto. Os ovos não tem casca protetora (ficam envoltos por cápsulas gelatinosas) Nos sapos e rãs, as larvas são aquáticas e chamadas de girinos e passam por metamorfose.

Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: Respiração: branquial (larvas) e pulmonar (adultos), apresentam também a respiração tegumentar ou cutânea (através da pele). São animais pecilotermicos O coração com 3 câmara (2 átrios e 1 ventrículo). No ventrículo ocorre a mistura do sangue venoso com artérias. Sistema digestório completo e possuem cloaca. Principal excreta é a uréia.

Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: A circulação sanguínea é fechada (o sangue circula somente no interior de vasos), dupla (o sangue passa 2 vezes pelo coração) e incompleta (porque o sangue venoso e arterial se misturam no coração)

Ordens dos anfíbios Ápoda (ápodes) Sem pé. Ex: Cobra cega Urodela (urodelos) Anura (anuros) Sem pé. Ex: Cobra cega Corpo dotado de calda e quatro patas. Ex. Salamandra Destituídos de cauda e quatro patas. Ex.: sapos, rãs e pererecas

Classe Reptilia (Répteis) Características gerais: Pele seca, rica em queratina, com camada córnea bastante desenvolvida (adaptação dos répteis a vida terrestre) A pele é destituída de glândulas e por esse motivo pode apresentar escama (cobras), placas dérmicas (jacaré) ou carapaças (tartaruga) Os répteis são pecilotérmicos e respiração exclusivamente pulmonar

Classe Reptilia (Répteis) Possuem em geral, coração com 2 átrios e 2 ventrículos incompletamente separados (sangue venoso e arterial se misturam) A circulação sanguínea é fechada, dupla e incompleta. O sangue contém hemáceas.

Classe Reptilia (Répteis) Os sexos são geralmente separados. A fecundação (independente da água) é interna. O desenvolvimento é direto. Os répteis são geralmente ovíparos (fêmeas põem ovos) e se desenvolvem fora do corpo materno. Os ovos são dotados de casca grossa (proteção), o que constitui uma adaptação a vida terrestre.

Classe Reptilia (Répteis) Características que tornaram possível a conquista da terra firme: Presença de pele seca e relativamente impermeável Fecundação interna e independente da agua Presença de ovos com casca grossa Excreção de ácido úrico Presença de amnio e alantóide.

Classe Reptilia (Répteis) Ordens: Squamata Lacertilios(lagartos, lagartixas e camaleões) Ofídios(cobras) - Presença de escamas, língua móvel e dentes Chelonia (quelônios) Tartarugas, cagados e jabutis - Carapaça na parte dorsal Crocodilia (crocodilianos) Jacaré e crocodilo - Pele grossa, com placas córneas

Classe Aves Possuem visão e audição aguçadas Tem pele seca e sem glândulas Os anexos epidérmicos são as penas, que contribuem para a manutenção da temperatura corpórea (animais homeotermos) e são fundamentais para o vôo. As penas são mantidas impermeabilizadas pelas glândulas uropiginianas, situadas próximo a cauda.

Classe Aves Possuem sistema digestório completo (sem dentes) A respiração é pulmonar. Os pulmões emitem sacos aéreos que armazenam ar e se prolongam no interior dos ossos, que por isso são chamados de ossos pneumáticos (facilitam o voo, pois diminuem o peso do corpo)

Classe Aves O coração tem 4 câmaras: dois átrios e dois ventrículos. A circulação é fechada, dupla e completa (sangue venoso não se mistura com arterial).

Classe Aves Os sexos são separados, em fecundação interna, sem larvas. As aves são ovíparos. Apresentam coacla e não tem bexiga urinária. A urina é eliminada por perdas de agua e é rica em ácido úrico. Aves adaptadas ao vôo apresentam esterno dotado de uma projeção denominada quilha que tem a inserção de músculos peitorais que determinam o batimento das asas (chamadas aves carinatas = dotadas de carina)

Classe mammalia Principal característica: glândulas mamárias A pele é rica em queratina e coberta de pelos Apresentam glândulas sebáceas e sudoríparas exclusivas da pele dos mamíferos São animais homeotermos Presença de pelos e um tecido adiposo rico em gorduras sob a pele. A respiração é pulmonar (presença de um músculo denominado diafragma, que separa o tórax do abdome. São geralmente animais vivíparos. Na maioria dos mamíferos, forma-se a placenta.

Classe mammalia A circulação é fechada, dupla e completa.