O Sistema Presbiteriano de Governo da Igreja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?
Advertisements

Presbitério de Guanabara
Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:
Qualidades Imprescindíveis de um líder Exposição de Atos
A natureza da Igreja (cont.)
Moisés sozinho fracassou.
Escola Dominical IPJG Iberê Arco e Flexa 16/9/2007
O MANDAMENTO ESQUECIDO (Efésios 5:21-6:4)   "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá." (Êxodo.
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo”. (Atos 5:42)
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Leitura cristã da Criação
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
Como Lidar com o Dinheiro – Parte 1
A Revelação e sua transmisão
IGREJA.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
07: Introdução ao Credo Apostólico
13: O Credo Apostólico e a igreja (II)
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB DOUTRINAS 1.
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
RETIRO DE LÍDERES COMUNIDADE CRISTÃ DE LAJEADO NOVEMBRO IMIGRANTE (RS)
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Comemoramos também o dia do Papa
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Eclesiologia - Expositor: Presbítero Ricardo Marques
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
FUNÇÕES ESPIRITUAIS.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
OS VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
Revª Irene Garcia Costa de Souza
SENIB DOUTRINAS 1.
“Não desprezeis as profecias...” 1Tessalonicenses 5:20
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Igreja Presbiteriana do Brasil Manual Presbiteriano
Traços de Caráter do Líder
Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões. É necessário algo mais: a devoção pessoal habitual.
Professor Roney Ricardo
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS:
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Certezas Sobre o Arrebatamento
O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Alegrei-me quando me disseram:
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
Gestão ministerial competência e responsabilidades ministeriais gerais Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA E JURÍDICA DA IGREJA
DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
Dc Julio Bendinelli Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – CND Manaus – AM 22 de agosto de 2012.
Em todas as gerações, Deus usou pregações para ganhar o perdido.
Os sistemas de governo eclesiástico
Transcrição da apresentação:

O Sistema Presbiteriano de Governo da Igreja Modelo Bíblico de governo da igreja

Objetivo da aula Responder: O que a Bíblia ensina sobre governo da igreja? Como a Igreja Presbiteriana se organiza à luz disto? Bibliografia: Manual Presbiteriano A igreja apostólica- Que significa isso? Thomas Witherow; Editora Puritanos

6 Princípios Bíblicos 1 – O povo de Deus escolhe seus líderes Apóstolos foram escolhidos por Cristo – isto cessou Líderes que vieram depois foram escolhidos pelo povo Atos 14:23 Atos 6:5 Nas Igrejas Romana e Anglicana, os líderes locais são apontados de cima – sem escolha popular. - Como em diversas outras questões, a bíblia prove princípios que usamos em nossa caminhada - Mesmo Paulo foi chamado por voz audível

Escolhendo seus líderes Igreja Presbiteriana (e outras): os líderes são escolhidos pelo povo “Cabe à assembléia da Igreja local, quando o conselho julgar oportuno, eleger pastor efetivo, presbíteros e diáconos.”Art. 110 “O presbítero regente é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho…”Art. 50

Princípio 2 – Presbíteros são o mesmo que Bispos O NT ensina que os líderes da igreja são os presbíteros Nome Igreja Presbiteriana vem deste princípio Estes termos nunca são mencionados em contraste, mas assume-se que são a mesma coisa Tito 1:5-7 Fp 1: 1 / 2 Jo 1 / 1 Pe 5:1 Tiago 5:14 Atos 20:17 - 28 Duas palavras descrevendo a mesma função

Como seguimos este princípio? Todos os líderes da igreja são presbíteros Não fazemos gradações hierárquicas O pastor é um tipo de presbítero, mas não tem superioridade Não temos um nível hierárquico acima de pastor – bispo, apóstolo…mesmo o presidente do Supremo Cooncílio é apenas um pastor Art. 52 – “O presbítero tem nos Concílios da Igreja autoridade igual a dos ministros.”

Princípio 3 – Pluralidade de Presbíteros Anciãos em Israel Atos 20:17 Atos 14:23 Fp 1:1/ Tito 1:5 Diversas denominações têm um pastor, com diversos diáconos abaixo dele. Conselho Local: “o Conselho da Igreja é o Concílio que exerce jurisdição sobre uma Igreja e é composto do pastor, ou pastores, e dos presbíteros”Art. 75

Princípio 4 – Ordenação de oficiais é feita pela igreja com imposição de mãos Vemos exemplos de apóstolos apontando líderes Quando não se tratavam de apóstolos, vemos os presbíteros já estabelecidos ordenando Atos 6:6 / 1Tim 4:14/1 Tim 5:22 Ninguém pode se proclamar pastor. “Ninguém poderá exercer ofício na Igreja sem que seja regularmente eleito, ordenado e instalado no cargo por um concílio competente” Art. 109

Princípio 5 – Concílios superiores julgando questões maiores Atos 15 –Surge uma questão geral de importância para toda a igreja Concílio de presbíteros e apóstolos decide a questão Decisão é enviada, lida e acatada Possibilidade de apelar a uma instância superior, e estas fazem determinações Esta instância não é uma pessoa, mas um concílio

Como Fazemos? Sistema congregacional, onde cada igreja é independente, não há mecanismos para itervir numa igreja que esteja ensinando coisas erradas. Art. 95 “Compete ao Supremo Concílio: A) formular sistemas ou padrões de doutrina quanto à fé; estabelecer regras de governo, de disciplina e de liturgia, de conformidade com o ensino das Sagradas Escrituras.” Art. 64 – “De qualquer ato de um Concílio, caberá recurso para o imediatamente superior…”

Níveis conciliares Art.62 - Os Concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil em ordem ascendente são: a) o Conselho, que exerce jurisdição sobre a Igreja local; b) o Presbitério, que exerce jurisdição sobre os ministros e conselhos de determinada região; c) o Sínodo, que exerce jurisdição sobre três ou mais Presbitérios; d) o Supremo Concílio, que exerce jurisdição sobre todos os Concílios.

Princípio 6 – Cristo é o líder da igreja Autoridade espiritual vem de Deus Ef 5:23 Cabeça sobre o corpo Sua Palavra é a autoridade final Não há humano que seja chefe da igreja (ICAR / Anglicana / Neo-pentecostais) O Senhor Jesus é o cabeça da igreja