Como o segundo reinado estabilizou o país?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

CORONELISMO, UM TIPO PARTICULAR DE CLIENTELISMO.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Primeiro Reinado ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
Segundo Reinado: Política Interna.
A Independência do Brasil
Primeiro Reinado
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Brasil: Período Regencial
O Segundo Reinado O governo de D. Pedro II
BRASIL IMPERIAL Cap Pires.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
I Reinado ( ).
REGÊNCIAS: a unidade ameaçada
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
O SEGUNDO REINADO.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
Segundo Reinado no Brasil ( )
O que é o Estado? Capítulo 16.
No balanço do Reggae! Professor Jorge Oliveira.
Período Regencial e o segundo Reinado Prof. Osvaldo.
O reinado de D. Pedro II.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
II REINADO. NADA DE MEXER NA GRANDE PROPRIEDADE!! NEM NO TRABALHO ESCRAVO!!
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Aula 3 - Cursinho Noturno
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
Grupos Políticos Brasil Império
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Aula 4 - História do Brasil
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
da 1.a República à ditadura militar
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O I MPÉRIO DO B RASIL : S EGUNDO R EINADO Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
O PERÍODO REGENCIAL Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
O IMPÉRIO DO BRASIL: Primeiro Reinado
Período Regencial ( ).
Era Vargas História 9º’s.
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado ( )
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
O Segundo Reinado brasileiro ( ): a política interna.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Segundo Reinado ( ) PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS REVOLUÇÕES LIBERAIS.
Transcrição da apresentação:

Como o segundo reinado estabilizou o país? Capítulo 12

Propostas do liberalismo Regime Constitucional; Divisão de poderes; Liberdade de pensamento e de expressão; Livre comércio; Tolerância religiosa; Igualdade perante a lei; Controle do executivo pelo legislativo livremente eleito. Propostas do liberalismo

Pensamento Contraditório dos Liberais Os políticos brasileiros ditos liberais não abriam mão da manutenção da escravidão e continuavam com a desigualdade social perante a lei. Ex: D.Pedro I que tinha ares de liberal, porém assumiu uma postura autoritária ao dissolver a Assembleia Constituinte por possuírem ideias contrárias as dele.

Poder Moderador Antiliberal?! Liberalismo + Absolutismo Os liberais voltaram-se contra a política centralizadora que o Poder Moderador dava a quem o utilizava. Ex: Confederação do Equador Liberais exigem a abdicação de D.Pedro I.

Regência Poucas reformas liberais, descentralizaram para centralizar. Revoltas sociais deixaram os políticos receosos. Os políticos que defenderam a ideia da volta da centralização política ficaram conhecidos como CONSERVADORES.

DOM PEDRO II No período que D.Pedro II começou a governar o país possuía duas lideranças políticas: os liberais e os conservadores. As disputas deram um cenário de violência as cidades em São Paulo e Minas Gerais – Revolta Liberal (1842) – e também em Pernambuco – Revolução Praieira. Praieiros – liberais radicais : voto universal – o federalismo – extinção do poder Moderador

Arranjo político: Parlamentarismo à brasileira Parlamentarismo: o chefe de governo é o primeiro ministro, escolhido pelo partido maioria do Parlamento. Subordinação do poder Executivo ao Legislativo. O rei ou o presidente são figuras simbólicas. O Parlamentarismo surgiu na Inglaterra na Revolução Gloriosa que levou os burgueses ao poder. Hoje existe de modo republicano e monárquico.

Arranjo político: Parlamentarismo à brasileira Aqui no Brasil até o Parlamentarismo foi às avessas: o Primeiro- Ministro era escolhido pelo Imperador que usava o poder Moderador para isso. A corrupção nas eleições da Câmara – fraudes beneficiavam o partido do Primeiro- Ministro.. O imperador dissolvia a Câmara caso o partido do Primeiro-Ministro não ganhasse. Parlamentarismo às avessas, D.Pedro II comandava a política brasileira e revezava liberais e conservadores no poder.

O REI REINA, GOVERNA E ADMINISTRA

Quem eram os representantes dos dois partidos? Homens brancos Livres Não existia oposição política, nem debate político. Oposição não, o que existia era uma política de favorecimento. 1853-1857 : Ministério da Conciliação. Quem eram os representantes dos dois partidos? Homens brancos Livres Proprietários de terra e de escravos Temiam revoltas sociais

Todos os documentos da página 167, 169, 170 e 171. Tarefa Todos os documentos da página 167, 169, 170 e 171.