VILA DE ÓBIDOS PORTUGAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

As Sete Maravilhas do Mundo Actual
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
Maravilhas do Mundo Antigo Trabalho realizado por :
As 7 maravilhas de Portugal
CIDADE DO RIO AZUL UMA VISITA
Castelo de almourol.
CASTELO DE BELMONTE.
Castelo dos Mouros.
Castelo de S. Jorge O castelo de S. Jorge foi declarado monumento nacional em 1910 e ergueu-se na colina mais alta de Lisboa. Foi a primeira fortificação.
Mariluci Vasconcelos Gonçalves Sabrina Martins Siqueira
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
7 Maravilhas de Portugal
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
V. N. DA BARQUINHA - PORTUGAL Apresentação de GUIDA PINTO
Mosteiro dos Jerónimos
Avanço manual Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
M i r a n d a d o D o u r o Visita ao Centro Histórico
JERUSALÉN Música : O Violinista Click para avançar.
A cerca de 6 kms de Monchique, num vale, entre o azul do céu Algarvio e o verde das Montanhas da Serra, situa-se Caldas de Monchique. Yoga Zone For Meditation.
Igreja de S. Lourenço Maiorga - Alcobaça.
As Sete Maravilhas de Portugal
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
A RIBEIRA DESCONHECIDA.
A Conquista do Território
Producciones Agustín JERUSALÉM Música : O Violinista.
O RIO DOURO.
ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto
Escola Secundária Morgado de Mateus
MONUMENTOS DE PORTUGUAL
Como indica o seu nome foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. A ilha Terceira tem 29 km de comprimento e 18 km de largura.
CUBA Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de habitantes, tendo.
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
A primeira cena de “violência doméstica” em Portugal deu origem ao nome de uma cidade portuguesa…
La Jordanie est bordé à l'ouest par les Territoires palestiniens de Cisjordanie et Israël, au sud par l'Arabie saoudite, à l'est par l'Irak et au nord.
Castelo de Almourol Situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais.
Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de.
CLC 7 – FUNDAMENTOS DE CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Hotel Palácio das Cardosas Formatação: JRP Fonte: Internet.
A Catalunha é uma comunidade autónoma de Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de km2, limitada pela França e por.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
História de Portugal Aula n.º 16 D. Afonso V D. João II D. Manuel I.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
A família Real Amman : capital da Jordânie desde 1921.
História da Cultura e das Artes
História de Portugal Aula n.º 9 A Conquista do Território
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
MARAVILHAS DE PORTUGAL
À Procura de Pedro e Inês
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Coimbra nem sempre teve este nome pois, em tempos idos, chamava-se Aeminium No entanto, depois da invasão de Conímbriga pelos Suevos, no ano de 464, esta.
Sebastião José de Carvalho e Melo O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa CLICAR.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
As cerca de 2000 ilhas gregas, são pequenos paraísos de uma beleza inacreditável, selvagem e natural. Ainda se sente ali a magia divina e o legado das.
Rostos de cantaria, cobertas de azulejos, forradas a talha dourada, na sua singeleza de matrizes ou monumentos nacionais, em estilos tão diversos como.
A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA CLICAR Mosteiro dos Jerónimos A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA.
Avanço semi-automático Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro.
Monsaraz PORTUGAL Villa de Monsaraz é uma freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, na região do Alentejo - Portugal, possui.
Transcrição da apresentação:

VILA DE ÓBIDOS PORTUGAL

A Vila das Rainhas A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas. Possui um vasto património arquitectónico religioso e vestígios históricos monumentais.

Sendo chamada de “a vila das rainhas” foi noutros tempos o local de preferência da realeza para descanso ou refúgio das desavenças da corte.

Ao contrário do que se pensa, o nome “Óbidos” não deriva da parónima óbitos, mas sim do termo latino “oppidum”, significando «cidadela» ou «cidade fortificada».

A Vila de Óbidos é conquistada por D A Vila de Óbidos é conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros no século XII (Ano 1147). No entanto mantém-se por parte dos muçulmanos, uma tenaz resistência pelas suas tradições.

O Casario Mourisco

Ruelas Mouriscas

Só anos mais tarde, já nos finais do século XII cabe a D Só anos mais tarde, já nos finais do século XII cabe a D. Sancho I reconquistar a localidade das investidas almóadas, dotando-a então de condições mais efectivas de povoamento e de organização.

No séc. XII, há já notícia de um castelo em Óbidos e um século depois a vila estava já amuralhada. Ainda hoje o coração de Óbidos está guardado pelas muralhas, as quais se pode percorrer a pé.

O Castelo e as Muralhas de Óbidos, que evocam a importância que teve a sua localização na Baixa Idade Média.

Apesar de serem obras inventivas do séc Apesar de serem obras inventivas do séc. XX, asseguram a todos os que visitam esta vila, a identidade daquele passado emblemático .

O ano de 1210 é uma data muito marcante para Óbidos O ano de 1210 é uma data muito marcante para Óbidos. Nesse ano a vila é doada às rainhas passando a figurar como uma importante localidade para a casa das soberanas nacionais .

A partir daí, Óbidos floresce e vai sendo sucessivamente enriquecida por obras de arte, devendo-se principalmente às rainhas D. Leonor e D. Catarina .

Com o desenvolvimento da malha urbana da vila para sul, vai dar origem à abertura da chamada rua nova. Actualmente, esta artéria de circulação é designada por rua direita .

Assim, a rua nova passou a ser a via mais importante, permitindo a comunicação entre o castelo, a estrada real, o arrabalde, a judiaria e a porta de São Tiago.

Sinagoga de Óbidos situada na antiga judiaria terá sido o templo de oração hebraica .

Junto à sinagoga fica a igreja e cruzeiro da Misericórdia Junto à sinagoga fica a igreja e cruzeiro da Misericórdia. A igreja de arquitectura maneirista e Barroca foi edificada na segunda metade do séc. XVI. Possui um importante recheio artístico destacando-se o portal e o púlpito (ambos de 1596).

Detalhe do Frontão da Igreja da Misericórdia.

No século XIV no reinado do rei D No século XIV no reinado do rei D. Dinis, Óbidos cresce para fora das muralhas ocupando o espaço em torno da igreja de São Pedro .

Igreja de São Pedro. A sua fundação é medieval Igreja de São Pedro. A sua fundação é medieval. Depois de ter sofrido várias reedificações, actualmente, apenas conserva vestígios do antigo portal gótico .

Igreja de Santa Maria (a Matriz) Igreja de Santa Maria (a Matriz). Remonta aos tempos da ocupação muçulmana tendo sido reedificada no período renascentista .

Interior da Igreja de Santa Maria .

Igreja de São Tiago. Inicialmente era um templo medieval e ligado à Alcáçova. No ano de1186 é mandado reedificar por D. Sancho I, ficando o templo com três naves e com a entrada principal a comunicar directamente com o interior do castelo .

Era a igreja de uso da família real Era a igreja de uso da família real. Em 1755 foi totalmente destruída pelo terramoto e novamente reconstruída em 1772 .

Cruzeiro da Memória. Foi construído em comemoração da tomada de Óbidos aos Mouros pelo rei D. Afonso Henriques, assinala o local onde este montou acampamento antes de conquistar a vila .

Padrão Camoniano. Atesta a referência à vila na obra de Camões “ Os Lusíadas “ .

Pelourinho da vila. Construído em granito apresenta em uma das faces o escudo com as armas reais. Na outra o camaroeiro que a rainha D. Leonor doou à vila, em memória de quando os pescadores lhe trouxeram numa rede o filho morto num acidente de caça.

Aqueduto da vila. Com uma extensão de 3 km transportava a água que abastecia os chafarizes de Óbidos. Foi mandado construir em ( 1521 – 1557 ) pela rainha D. Catarina da Áustria, esposa do rei D. João III.

Chafariz da vila ou de D. Catarina Chafariz da vila ou de D. Catarina. Ao estilo maneirista foi construído no séc. XVI. Está localizado na praça de Santa Maria e fica mesmo por detrás do pelourinho.

Chafariz D. João V. Ao estilo rococó encontra-se fora de muralhas e junto ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra .

Santuário do Senhor Jesus da Pedra Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Localizado já fora de muralhas este santuário é verdadeiramente imponente e destaca-se sobretudo pela originalidade da sua planta hexagonal .

Porta principal de entrada na vila Porta principal de entrada na vila. No seu interior encontra-se a capela de N. Sra. da Piedade padroeira de Óbidos. Esta capela possui um varandim ao estilo barroco e todo ele é forrado com azulejos em azul e branco .

Artesanato

Azulejaria

As Charretes turísticas que percorrem toda a vila .

A famosa Ginjinha d’Óbidos .

Muito mais há para mostrar e dizer sobre esta belíssima vila, no entanto espero que lhe tenha despertado o interesse para fazer uma visita a Óbidos !!! Fim Fotos : Pessoais e retiradas do Site : www.flickr.com (vários fotógrafos) Texto : Pesquisa no Site : http://pt.wikipedia.org Música : Dulce Ponte & Ennio Morricone – Amor a Portugal