Colégio Ari de Sá Cavalcante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
Óptica e Reflexão da Luz
Óptica Geométrica Prof. Hebert Monteiro.
Prof.: Raphael Carvalho
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
R O Y G B I V Frequência Luz Branca.
Óptica.
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Introdução à Óptica Geométrica
Prof.: Raphael Carvalho
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Professor Thiago Almeida
Introdução à Óptica Geométrica
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
Óptica Introdução à Óptica.
Introdução à Óptica Geométrica
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
Óptica Conceitos Iniciais.
Óptica e Reflexão da Luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Introdução à Óptica Geométrica
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Fundamentos de Óptica Geométrica
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Aula 2 - Reflexão da Luz Reflexão é o fenômeno ótico que ocorre quando a luz , ao incidir na superfície que separa dois meios , volta ao meio inicial.
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
LUZ.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
LUZ.
Prof. Odair Mateus PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s. Ano-luz, É a distância que a luz percorre.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Princípios da ótica geométrica
Óptica Geométrica.
LEIS DA REFLEXÃO.
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Óptica.
Princípios da Óptica Geométrica
ÓPTICA.
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
Professor: Diones Charles
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
REFLEXÃO DA LUZ.
É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a
É representado por um segmento de reta orientado.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Colégio Ari de Sá Cavalcante Física Óptica Geométrica Ilan Rodrigues

1. Introdução Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão. Energia radiante (Radiação) Onda eletromagnética Velocidade da luz no Vácuo: C = 3,0 . 108 m/s ou c = 3,0 . 105 Km/s Representação:

2. Feixes de Luz Convergente Divergente Paralelos

3. Fontes luminosas Fonte de luz Primária Secundária corpos que emitem luz própria Ex: o Sol, a chama de uma vela, as lâmpadas (quando acesas) etc. Fonte de luz Secundária corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes Ex: a Lua, as nuvens, uma árvore, as lâmpadas (quando apagadas) etc.

3. Fontes luminosas Fonte de luz Pontual (Puntiforme) Extensas dimensões são irrelevantes em comparação com as distâncias da F.L. Fonte de luz Extensas dimensões não-desprezíveis em relação à distâncias da F.L.

Notas: Fluorescente (Agente Excitador) Incandescentes (T>500ºC) Ex (Lâmpada de Filamento (tungstênio)) Primária (Sol, Luz acesa, etc) Fluorescente (Agente Excitador) EX (Lâmpada Fria) Luminescente (T<500ºC) Fosforescente (Libera Energia Luminosa naturalmente) Secundária (Lua, Planetas) EX (Tomada)

4. Classificação dos Meios 4.1 Meios Transparentes Permite uma visão nítida dos objetos; 4.1 Meios Translúcidos Permite uma visão parcial dos objetos;

4. Classificação dos Meios 4.3 Meios Opacos Impede a propagação da luz; 4.4 Meios Homogêneos Apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os seus pontos.

5. Princípios da óptica geométrica 5.1 Princípio da Independência dos R.L. Os raios de luz de um feixe são independentes.

5. Princípios da óptica geométrica 5.2 Princípio da Reversibilidade dos R.L. O caminho de um raio de luz não se modifica quando permutamos as posições da fonte e do observador.

5. Princípios da óptica geométrica 5.3 Princípio da Propagação Retilínea dos R.L. Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.

6. Cor dos objetos Luz Branca Luz Vermelha Cor Azul Preto Luz Amarela Luz Azul Azul

O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. 7. Reflexão da luz Leis da Reflexão Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. 2ª Lei da Reflexão: 1ª Lei da Reflexão: N RR RI i = r i r O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. Superfície LISA refletora

i = r = 00 i = r = 900 NOTA!! Incidência Normal: Incidência Rasante: N . 900 .

7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Regular RR RI

7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Difusa (Difusão) N RR RI

8. Espelhos planos é o mais simples e o primeiro dos diversos sistemas ópticos que estudaremos. é o único sistema óptico que é sempre ESTIGMÁTICO (as imagens são perfeitas). são, em geral, representados graficamente da seguinte forma: i = r

8.1 Características da imagem é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. objeto d Espelho d Prolongamentos dos R.L. Virtual Imagem Para que um observador consiga ver uma imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isso pode acontecer para diferentes posições do observador

é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. objeto d Espelho d Imagem

Orientação da imagem imagem objeto

é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. Imagem Direita em relação ao objeto. Imagem Enantiomorfa . objeto d d’ A B 1 P’ P C Espelho h i r 2 h’ r B A’ B’

9. Campo Visual E A C objeto Campo Visual B d D Espelho d Imagem

Campo Visual Maria João objeto Espelho Maria não pode ver a imagem da lâmpada! Para que isso fosse possível, o espelho deveria ser mais longo. imagem

Diante da suntuosa fachada neoclássica do arranha-céu, uma pomba observa o reflexo de parte de uma coluna em uma poça a sua frente. Dentre os pontos indicados, a pomba vê por reflexão, nessa poça, apenas a) B. b) C. c) A e B. d) B e C. e) D e E.

11. Translação de um Espelho Plano: Objeto x x D Imagem 1 d Objeto x x + d Imagem 2 Observação:  x + x + D = (x + d) + (x + d) 2x + D = 2x + 2d Vi = 2.VE D = 2d VE é a velocidade do espelho d é o deslocamento do espelho Vi é a velocidade da imagem D é o deslocamento da imagem

12. Rotação de um Espelho Plano: RR (depois) RR (antes) O E (antes)    E (depois)  = 2.

13. Associação de espelhos planos: O (objeto) (ímpar) (par) E’2 i1 E’1 i2 o objeto pode estar colocado em qualquer posição entre os espelhos. o objeto deve estar sobre o plano bissetor do ângulo . i'1 = i’2