Colégio Ari de Sá Cavalcante Física Óptica Geométrica Ilan Rodrigues
1. Introdução Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão. Energia radiante (Radiação) Onda eletromagnética Velocidade da luz no Vácuo: C = 3,0 . 108 m/s ou c = 3,0 . 105 Km/s Representação:
2. Feixes de Luz Convergente Divergente Paralelos
3. Fontes luminosas Fonte de luz Primária Secundária corpos que emitem luz própria Ex: o Sol, a chama de uma vela, as lâmpadas (quando acesas) etc. Fonte de luz Secundária corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes Ex: a Lua, as nuvens, uma árvore, as lâmpadas (quando apagadas) etc.
3. Fontes luminosas Fonte de luz Pontual (Puntiforme) Extensas dimensões são irrelevantes em comparação com as distâncias da F.L. Fonte de luz Extensas dimensões não-desprezíveis em relação à distâncias da F.L.
Notas: Fluorescente (Agente Excitador) Incandescentes (T>500ºC) Ex (Lâmpada de Filamento (tungstênio)) Primária (Sol, Luz acesa, etc) Fluorescente (Agente Excitador) EX (Lâmpada Fria) Luminescente (T<500ºC) Fosforescente (Libera Energia Luminosa naturalmente) Secundária (Lua, Planetas) EX (Tomada)
4. Classificação dos Meios 4.1 Meios Transparentes Permite uma visão nítida dos objetos; 4.1 Meios Translúcidos Permite uma visão parcial dos objetos;
4. Classificação dos Meios 4.3 Meios Opacos Impede a propagação da luz; 4.4 Meios Homogêneos Apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os seus pontos.
5. Princípios da óptica geométrica 5.1 Princípio da Independência dos R.L. Os raios de luz de um feixe são independentes.
5. Princípios da óptica geométrica 5.2 Princípio da Reversibilidade dos R.L. O caminho de um raio de luz não se modifica quando permutamos as posições da fonte e do observador.
5. Princípios da óptica geométrica 5.3 Princípio da Propagação Retilínea dos R.L. Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.
6. Cor dos objetos Luz Branca Luz Vermelha Cor Azul Preto Luz Amarela Luz Azul Azul
O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. 7. Reflexão da luz Leis da Reflexão Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. 2ª Lei da Reflexão: 1ª Lei da Reflexão: N RR RI i = r i r O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. Superfície LISA refletora
i = r = 00 i = r = 900 NOTA!! Incidência Normal: Incidência Rasante: N . 900 .
7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Regular RR RI
7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Difusa (Difusão) N RR RI
8. Espelhos planos é o mais simples e o primeiro dos diversos sistemas ópticos que estudaremos. é o único sistema óptico que é sempre ESTIGMÁTICO (as imagens são perfeitas). são, em geral, representados graficamente da seguinte forma: i = r
8.1 Características da imagem é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. objeto d Espelho d Prolongamentos dos R.L. Virtual Imagem Para que um observador consiga ver uma imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isso pode acontecer para diferentes posições do observador
é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. objeto d Espelho d Imagem
Orientação da imagem imagem objeto
é sempre Virtual em relação ao Objeto Real. Imagem Simétrica em relação ao objeto. Imagem do Mesmo Tamanho em relação ao objeto. Imagem Direita em relação ao objeto. Imagem Enantiomorfa . objeto d d’ A B 1 P’ P C Espelho h i r 2 h’ r B A’ B’
9. Campo Visual E A C objeto Campo Visual B d D Espelho d Imagem
Campo Visual Maria João objeto Espelho Maria não pode ver a imagem da lâmpada! Para que isso fosse possível, o espelho deveria ser mais longo. imagem
Diante da suntuosa fachada neoclássica do arranha-céu, uma pomba observa o reflexo de parte de uma coluna em uma poça a sua frente. Dentre os pontos indicados, a pomba vê por reflexão, nessa poça, apenas a) B. b) C. c) A e B. d) B e C. e) D e E.
11. Translação de um Espelho Plano: Objeto x x D Imagem 1 d Objeto x x + d Imagem 2 Observação: x + x + D = (x + d) + (x + d) 2x + D = 2x + 2d Vi = 2.VE D = 2d VE é a velocidade do espelho d é o deslocamento do espelho Vi é a velocidade da imagem D é o deslocamento da imagem
12. Rotação de um Espelho Plano: RR (depois) RR (antes) O E (antes) E (depois) = 2.
13. Associação de espelhos planos: O (objeto) (ímpar) (par) E’2 i1 E’1 i2 o objeto pode estar colocado em qualquer posição entre os espelhos. o objeto deve estar sobre o plano bissetor do ângulo . i'1 = i’2