Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O valor de uma história.
Advertisements

Laura Vicuña 13 anos cheios de amor
Relacionamento em Casal
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
MÃES MÁS.
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
SER CRIANÇA!.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Tente ler sem chorar!!!.
Amado filho.
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Rolagem automática dos slides...
A Boneca e a Rosa.
Rotina....
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
FÉ? PARA QUE SERVE?.
Rotina....
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O TEMPO DE DEUS.
O TEMPO DE DEUS.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Aprendi....
A BONECA.
A menina mal comportada!
Clique para passagem de slides
Rotina....
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis,
As Meninas Superpoderosas
Amado filho.
UM LOUCO AMOR.
Eu Aprendi.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Jesus Eu quero ser como as crianças
Ria Slides Hoje sei o quanto Jesus me ama, pois Ele preferiu morrer por mim do que viver sem mim.
Hoje sei o quanto Jesus me ama, pois Ele preferiu morrer por mim do que viver sem mim. Ria Slides.
Aprendi que quando não tenho mais forças para carregar meu fardo, Deus o tira das minhas costas e ainda me carrega no colo.
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
MÃE.
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Rotina....
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Oração de Fim de Ano.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
O DESAFIO DE CRESCER NA FÉ
A Boneca e a Rosa Branca.
Dez Mandamentos para Paz na Família
AMADO FILHO!
Música: Dustin the wind Você já percebeu o quanto a existência tem dado a você?
Para os Meus 3 amigos.
Joe Kemp Clique! Era 15 de junho e em dois dias eu faria trinta anos. Estava inseguro com a rapidez com que o tempo havia passado e temia que os melhores.
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
POSSO DIZER COM CERTEZA, SEM MEDO DE ERRAR DE QUE TUA CASA SENHOR, É MELHOR PRA MIM QUE QUALQUER LUGAR SÓ EM COMUNHÃO CONTIGO, EU ENCONTRO A MINHA PAZ.
EXISTE UM GRANDE CÉU TÃO PERTO DE VOCÊ EU SEI QUE ENCONTREI ESSA NOVA FORMA DE VIVER ME TOCOU COM SEU AMOR E MUDOU MEU CORAÇÃO ME ILUMINOU COM SUA LUZ.
MENSAGEM PARA 2010 Hoje é quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 e são 04:40.
Os moços que me perdoem, mas hoje é dia de falar das amigas. É isso mesmo, de amiga pra amiga.
Até o dia em que eu morrer Mesmo que o mundo tenha mudado E ninguém mais se lembre o que é um encanto.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso Guarulhos – SP 02 de maio de 2013

1. Irmã Jaira: Dona Angélica como a senhora está? E a saúde? Dona Angélica: Com a idade que tenho, noventa anos a completar em 28 de junho deste ano, se reclamar estarei pecando, não tomo nenhum medicamento, não sinto dores, alimento e durmo bem, apenas um pouco de fraqueza nas pernas e às vezes esquecimento.

2. Irmã Jaira: Conte-me sua experiência quando conviveu com Madre Assunta, juntamente com outras crianças e adolescentes. Dona Angélica: Minha mãe morreu muito nova, eu era muito pequena quando fui para o orfanato, mais ou menos em 1930, e lá foi que conheci Madre Assunta; ela é quem resolvia tudo, por isso não podia estar sempre junto com as crianças, mas a cada dia fui percebendo que ela trabalhava e tudo resolvia pensando em nosso bem, sentia que ela amava muito as crianças.

3. Irmã Jaira: Houve um período de guerras e o alimento tornou-se escasso. Como era a alimentação das crianças nesta época? Dona Angélica: Sempre tinhamos alimentação, às vezes simples; hoje reflito e sei que era uma época difícil, eramos muitas crianças e adolescentes, mas tinhamos o suficiente; Madre Assunta e as outras irmãs juntamente com as crianças rezavamos pedindo para que as pessoas de mais posses abrissem o coração para nos ajudar e muitos ajudavam.

4. Irmã Jaira: Como era o relacionamento com as irmãs e outras pessoas? Dona Angélica: Em minha época de criança, havia muito rigor na educação e muitas famílias tinham o costume de bater nas crianças para que elas obedecessem, mas no orfanato não era assim; Madre Assunta era contra este costume, nunca batia e as crianças sempre a obedeciam e a respeitavam muito; ela não admitia a ninguém encostar as mãos para bater nas crianças.

5. Irmã Jaira: E o relacionamento da senhora naquela época, entre as crianças e adolescentes? Como vocês eram orientadas? Dona Angélica: Não havia desrespeito grave ou violências entre nós, apenas intrigas de crianças, ciúmes; por exemplo: algumas criavam casos quando perdia nos jogos, não sabiam perder. Quando acontecia qualquer desentendimento, Madre Assunta nos dizia: Para que Deus nos deu a palavra? E ensinava-nos a resolver com o diálogo e o perdão.

Nós tinhamos o direito de reclamar quando sentiamos ofendidas por uma colega, Madre Assunta chamava à parte para corrigir e orientar, sempre usando a palavra firme, mas sem ofender. Aquela que havia cometido o erro reconhecia e pelo respeito que tinha por Madre Assunta, ficava um pouco com vergonha, mas logo tudo passava e já voltavamos a brincar com a mesma paz e alegria de antes.

6. Irmã Jaira: Dona Angélica, pelo que percebi em suas palavras, Madre Assunta teve um papel importante em sua vida. Dona Angélica: Sim, ainda como criança já percebia como Madre Assunta nos queria bem e à medida que fui crescendo entendia ainda mais a bondade que ela tinha no coração para comigo e com as outras crianças. Hoje reconheço o quanto foi importante o acolhimento, o amor, a educação que recebi, por isto lembro com carinho e gratidão das Irmãs e em especial de Madre Assunta.

Irmã Jaira: Dona Angélica, a senhora é um exemplo de idosa: piedosa, serena, alegre... Certamente as lições e exemplo de Madre Assunta também lhe ajudaram nesta preparação para viver bem esta nova etapa da vida.

“Amando a Deus sobre todas as coisas é possível doar-se incondicionalmente ao irmão.” (Madre Assunta Marchetti)