Apocalipse Por Moisés Sampaio
Definição Apo = afastado, distante Kálupsis = retirar, revelação,descobrimento Retirar <o que cobre> e afastar <para longe> Afastar para longe o manto do mistério Revelar o que está encoberto Apocálupsis – revelação Retirar, Descerrar,Tirar fora, Revelar, Desvendar, Descobrir
Introdução Autor: João Evangelista Data e local: Possivelmente em 96 d.C. na ilha de Patmos Tema: A vinda do Senhor Jesus em glória Texto Chave: Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Ámen.(Ap 1.7) Moisés Sampaio
Divisão geral do livro Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que, depois destas, hão de acontecer(Ap 1.19) Moisés Sampaio
CRISTO NA BÍBLIA NO V.T. EVANGELHOS E ATOS EPISTOLAS APOCALIPSE Seu ministério profetizado Seu ministério iniciado Seu ministério interpretado e aplicado Seu ministério consumado e reivindicações cumpridas Messias Morte e ressurreição Glória (Rei)
Divisão geral do livro Passado Presente Futuro As coisas que tens visto As coisas que são As coisa que hão de acontecer Moisés Sampaio
Divisão geral do livro Parte 1 – As coisas que tens visto Passado:O que ocorreu no tempo de João Parte 2 – As coisas que são Presente:Concernentes à igreja Parte 3 – As coisa que hão de acontecer Futuro: Acerca das nações e o Reino de Deus Moisés Sampaio
A 70ª semana de Daniel Período de 7 anos entre o arrebatamento e a 2ª fase da volta de Jesus Enquadra os acontecimentos do cap 6 a 19 de Apocalipse BODAS DO CORDEIRO 3 1/2 3 1/2 GRANDE TRIBULAÇÃO 1 SEMANA 7 anos As coisa que hão de acontecer Moisés Sampaio
Cronologia
Fonte: Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Fonte: Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 60 d.C. Galba – 68 a 69 d.C. Oto – 69 d.C. Vitélio – 69 d.C. Pórcio Festo – 60 a 62 d.C. Paulo na prisão em Roma – 61 a Libertação e atividades de Paulo Morte de Pedro em Roma – 65 d. Segunda prisão de Paulo em Roma Morte de Paulo em Roma – 67 d. 70 d.C. Vespasiano – 69 a 79 d.C. Tito – 79 a 81 d.C. Domiciano – 81 a 96 d.C. Nerva – 96 a 98 d.C. Trajano – 98 a 117 d.C. Destruição de Jerusalém – 70 d.C. Morte de João – 98 ou 100 d.C.? Fonte: Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Ilha de Patmos Turquia Grécia Mar Mediterrâneo Creta
Patmos
Patmos
Esboço do Apocalipse CAPÍTULOS ASSUNTO 1 A VISÃO DE CRISTO EM GLÓRIA A IGREJA NO PASSADO E PRESENTE 4 O TRONO NO CÉU (A IGREJA ARREBATADA) 5 O LIVRO E O CORDEIRO (A IGREJA GLORIFICADA) 6 – 18 A GRANDE TRIBULAÇÃO 19 A VOLTA DE CRISTO EM GLÓRIA 21 E 22 O ETERNO E PERFEITO ESTADO
SISTEMA DE INTERPRETAÇÃO A interpretação Simbólica A interpretação Preterista A interpretação Histórica A interpretação Futurista
A interpretação Simbólica. Interpretação que considera todo o conteúdo do livro em sentido figurado (ou até metafórico). Esta interpretação supõe que João estaria falando de um conflito espiritual e não de uma experiência física e real. Esta interpretação tem sempre a tendência de considerar que o mundo estaria cada vez mais e que estaríamos todos ingressando em um novo reino e que as profecias seriam apenas o conflito espiritual pessoal de João. Porém, todos os acontecimentos dos séculos XX e XXI mostram que o mundo tem somente piorado, promovendo uma verdadeira degeneração da raça humana. Isto prova que esta interpretação nào tem fundamento.
A interpretação Simbólica. A luta do bem contra o mal Eternidade O bem vence o mal 1517 1800 100 300 1900 Segunda vinda Reforma Missões modernas
A interpretação preterista Esta interpretação considera que João teria escrito Apocalipse antes da destruição do Templo em 70 d.C. e que estas profecias seriam fatos que aconteceram na mesma época de quando o livro foi escrito. Esta posição é praticamente insustentável, porque basta retrocedermos na história, tentando encaixar os eventos de Apocalipse que veremos que as profecias ainda não aconteceram. Nem mesmo os imperadores romanos, conhecidos por sua maldade, se encaixariam no perfil descrito para o anticristo. Também vemos que a profecia da profanação do Templo descrita em 2 Tessalonicenses 2:3-4 ainda não aconteceu.
A interpretação Preterista. Valor didático para os séculos seguintes Cap 1 - 20 Cap 21 - 22 Eternidade Consumação futura Tudo se cumpriu no sec I 1517 1800 100 300 1900 Segunda vinda Reforma Missões modernas
A interpretação histórica Esta interpretação toma como base que os fatos que João descrevia tinham lugar durante a história da igreja e insinua que todos os fatos já teriam acontecido quando olhamos para trás na história da humanidade. Obviamente, seria muito difícil encaixar TODAS as profecias do livro de Apocalipse em fatos históricos que JÁ aconteceram. Simplesmente, isto faz com que esta interpretação não tenha fundamento.
A interpretação histórica Cap 1 - 3 Cap 19 - 22 4 10 12 18 Eternidade Anjo forte reforma Visão da igreja Eventos finais taças 1517 1800 100 300 1900 Segunda vinda Reforma Missões modernas
A interpretação futurista Esta interpretação coloca as profecias do livro de Apocalipse como fatos que ainda não se cumpriram. Tais profecias começam no capítulo 4 em diante. Esta interpretação foi a mesma que a igreja primitiva usou durante sua história evangelística, desde o momento dos apóstolos que estavam com Jesus Cristo até o século IV. Esta interpretação toma como regra o sentido literal das profecias, a menos que os fatos demonstrem o contrário. Esta é a única interpretação considerada aceitável para o livro do Apocalipse.
A interpretação Futurista 1 - 3 ou Cap 4 - 22 Grande Tribulação Arrebatamento 2ª vinda Cristo Eternidade Milênio 1 2 3 Filadélfia Éfeso Esmirna Pérgamo Tiatira Sardes Eternidade Laodicéia Tudo se cumpriu no sec I 1517 1800 100 300 1900 Segunda vinda Reforma Missões modernas
Pontos milenista Pré-milenista Pós-milenistas Amilênista
Pré-milenista Cristo virá à terra antes do milênio para dominar o mundo com seus santos, por mil anos literalmente. Satanás ficará preso durante esse período.
Pré-milenista Milênio 3 1/2 3 1/2 Volta em glória Arrebatamento Mt 24:30 1 Ts 4:17 Milênio 3 1/2 3 1/2 Angustia de Jacó Moisés Sampaio
Pós-milenista Milênio 3 1/2 3 1/2 Tempo qualquer 2ª Volta de Jesus Mt 24:30 Milênio 3 1/2 3 1/2 Tempo qualquer Angustia de Jacó Moisés Sampaio
Pré-milenista Milênio 3 1/2 3 1/2 Volta em glória Arrebatamento Mt 24:30 1 Ts 4:17 Milênio 3 1/2 3 1/2 Angustia de Jacó Moisés Sampaio
Três Bem-aventuranças Aqueles que lêem. <anaginoskon> ler em voz alta Aqueles que ouvem Aqueles que guardam Moisés Sampaio
Graça e paz Daquele que é, que era e que há de vir Dos 7 Espíritos que estão diante do seu trono Da parte de Jesus Cristo Moisés Sampaio
Jesus Cristo Fiel testemunha Primogênito dos mortos Quem Ele é? Fiel testemunha Primogênito dos mortos Príncipe dos reis da terra Moisés Sampaio
Jesus Cristo O que Ele fez por nós? Aquele que nos ama Que nos lavou com seu sangue de nossos pecados Que nos fez reis e sacerdotes para Deus Moisés Sampaio
Jesus Cristo A Ele honra A Ele louvor A Ele glória O que oferecemos a Ele? A Ele honra A Ele louvor A Ele glória Moisés Sampaio
A visão de Cristo Moisés Sampaio
um semelhante ao Filho do homem sete castiçais de ouro vestido até aos pés de um vestido comprido, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro E a sua cabeça e cabelos eram brancos, como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; Cabeça e poder central Da igreja Oficio sacerdotal e Dignidade real Realeza triunfante Pureza, santidade, eternidade Profunda sabedoria e Justo julgamento Moisés Sampaio
um semelhante ao Filho do homem E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas; E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. Força, perseverança e Firmeza do juízo Autoridade sobrepujante Ministros da igreja Evangelho O brilho da sua glória Moisés Sampaio
Revelação de Jesus E eu, quando o vi, caí aos seus pés, como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Ámen. E tenho as chaves da morte e do inferno Moisés Sampaio
Não temas Ocorre 365 vezes na Bíblia, um para cada dia do ano Ordem dada a fim de: consolar, declarar amor, tranqüilidade e poder Moisés Sampaio
Autoridade de Jesus Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Ámen. E tenho as chaves da morte e do inferno Moisés Sampaio