8º ano 1º Volume.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendizagem da construção do “Falso Vitral”
Advertisements

Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Patrimônio Cultural.
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
Arte gótica Renascimento Barroco
Mato Grosso do Sul Artesanato.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Direito Ambiental brasileiro
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
Patrimônio da Humanidade
Parque Nacional do Jaú - AM
6º ano 1º Volume.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
7º ano 1º Bimestre.
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
CRUZADINHA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Autor: Carlos Henrique Rangel
Património Mundial Origem: Wikipédia
O Patrimônio Cultural e São Luiz do Paraitinga
Página 21.
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
PATRIMÔNIO CULTURAL pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO
IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Leitura de Imagem Descrever: o que você vê na imagem
Rembrandt (vídeo – Slides)
BARROCO.
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
OFICINA DE ARTES VISUAIS
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Jardim Botânico Rio de Janeiro Histórico
Resumo No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a.
Irving Penn Trabalho realizado por: Cármen Monteiro 1º ano de fotografia;
Roteiro   Indicações para que a filmagem ocorra   Todos os passos para a filmagem.
Arte Bizantina.
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
Instrumentos da PNMA: Tombamento
PATRIMÔNIO CULTURAL Direito Ambiental e Agrário
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
O que é Patrimônio Cultural?
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
ARTE DIGITAL.
MEIO AMBIENTE CULTURAL
Denise Dubiella.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Coordenadora: Eliana Magalhães
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
AS REGIÕES BRASILEIRAS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Estética.
PATRIMÔNIO CULTURAL E PATRIMÔNIO NATURAL
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
Patrimônio cultural.
História da arte: breves considerações
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Patrimônio cultural.
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.
Patrimônio cultural.
MEIO AMBIENTE CULTURAL. 1. Na Constituição Federal Art. 215: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da.
Transcrição da apresentação:

8º ano 1º Volume

Manifestações Poéticas e Combinações Estéticas

O que o poema e essa imagem possuem em comum???

Faça Página 2

Percebendo e Observando

O que as imagens possuem em comum?? Formas Elementos O que as imagens não possuem em comum?? Interpretação

Faça!! Recorte as peças e faça suas próprias combinações e interpretações

Observe as imagens

O que há de comum entre as imagens? Bens culturais Arte e cultura Construção de identidade cultural Influência e importância da cultura brasileira

Releitura sobre Mosaico Entrega: semana do dia 9/03 Materiais: Papel para desenho A3 Margem de papel cartão Mosaico de papel Tema: Patrimônio Cultural - Brasileiro

Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade A Unesco criou a convenção do Patrimônio Mundial, para preservar os bens culturais e naturais significativos para humanidade Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é um órgão que fiscaliza, protege, identifica, restaura, preserva e revitaliza os monumentos, sítios e bens móveis do Brasil Tombo dividem-se: Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, Histórico, das Belas Artes e das Artes Aplicadas. Bens Imóveis: núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos, bens individuais Bens Móveis: coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos

Patrimônio Material Congonhas do Campo - MG

Salvador - BA

Brasília - DF

Diamantina - MG

São Miguel das Missões - RS

Goiás - GO

Parque Nacional das Emas - GO

São Luis - MA

Forte Orange – Olinda - PE

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu - PR

Costa do Descobrimento - BA

Parque Nacional do Jaú - AM

Mata Atlântica do Sudeste

Atol das Rocas

Fernando de Noronha - PE

Ouro Preto - MG

Pantanal Mato-grossense – MT / MS

Arte Bizantina (Arte Cristã) Bizâncio, capital do Império Romano Depois de um tempo de Bizâncio passou a ser Constantinopla, e com a invasão dos povos bárbaros nasce o estilo de arte cristã A Igreja determinava como os artistas deveriam executar suas obras O mosaico é um ponto alto da arte bizantina Além de decorar, servia para instruir os fiéis

Mosaicos Contemporâneos Sergio Honorato Nasceu me Criciúma (SC), 1963 Se especializou na técnica do mosaico

Faça Página 15

Página 15 Kandinsky usa formas geométricas em suas obras. Ele mistura as formas, colocando uma longe da outra ou uma em cima da outra, usa cores quentes, frias e neutras. (Fabio) Picasso expressa em suas obras formas cubistas, mas de uma forma em que conseguimos fazer a interpretação da mesma. Em algumas de suas obras, ele expressa problemas da sociedade, a realidade. (Ana Beatriz) “Jaqueline e as flores” em minha opinião, foi feito de uma forma poética, pelos traços que mostram no mosaico trata-se de uma mulher que gosta muito de flores, mas pelos traços do rosto dela, se lembra de algo triste. (Bianca) Sérgio Honorato é especialista em mosaico. Trabalha com releituras como forma de estudo, desenvolvendo uma nova forma de ver a obra de arte.