Interacção radiação matéria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Semicondutores.
Advertisements

Uma breve introdução – 12.º ano
FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
EFEITO FOTOELÉCTRICO.
Estrutura atómica da matéria
LED – Díodo Emissor de Luz
FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
Fundamentos de Electrónica
Luz e Matéria Capítulo Ondas Electromagnéticas
“ Se não se sentirem chocados com a Mecânica Quântica, então não a compreenderam”. Niels Bohr “Ninguém compreende a Mecânica Quântica” Richard Feynman.
Efeito Fotoelétrico Traduzido de www
Fótons – A natureza corpuscular da radiação
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Átomos.
As forças Intermoleculares
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
FÍSICA MODERNA 1 Prof. Cesário EFEITO FOTOELÉTRICO.
Efeito Fotoelétrico.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Electricidade vs Perigo?
E f e i t o fotoeléctrico Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP)
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA
EFEITO FOTOELÉCTRICO Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente.
Modelo atômico de Bohr.
Final do Século XIX Professor Leonardo
A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Energia.
Mecanismos de transferência de calor
Final do Século XIX Professor Leonardo
Emissão e absorção de radiação
Revisão 2 – UEPA 2013 Prof.:Marco Macêdo.
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
LED – Diodo Emissor de Luz
Electricidade Educação Tecnológica.
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 3ª Aula Augusto Barroso 1.
El “Quantum” de Luz de Einstein
Universidade Federal de Itajubá
Efeito Fotoelétrico.
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
Radiação do corpo negro
Grupo constituído por: -> Diogo AlvesNº > Renato NunesNº > Sofia Martins Nº
Carga do elétron: experimento de Millikan
EFEITO FOTOELÉTRICO Viviane Stoeberl
Detecção remota: fundamentos
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
Prof: Hugo Cesário.
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 3ª Aula Augusto Barroso 1.
Prof. Filipa Vicente
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
UV  A radiação ultravioleta visível provoca uma interação com a amostra, ou seja fornece energia para a amostra, fazendo com que os elétrons da amostra.
INTRODUÇÃO À FÍSICA QUÂNTICA III – FÍSICA MODERNA 12.º Ano Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo Cacilda Ferreira/Paula Sousa 2011/2012.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Física Quântica e Radioactividade Abril, 2006 José António Paixão José Rogério Nogueira Física – 12º ano Novo Programa.
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
EFEITO FOTOELÉTRICO DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Transcrição da apresentação:

Interacção radiação matéria. Que descoberta, interpretação científica de um fenómeno observado ou teoria, levou Einstein a receber um prémio Nobel da Física em 1921? O prémio foi-lhe atribuído pela interpretação do Efeito fotoeléctrico.

Quando se propaga, a luz comporta-se como uma onda electromagnética, mas ... ... quando interage com a matéria, comporta-se como um feixe de partículas... ... os fotões

Os cientistas já sabiam que: quando uma radiação de determinada energia incide sobre certos materiais, especialmente metais, provoca a ejecção de electrões criando uma corrente eléctrica (quando em circuito fechado).

Einstein interpretou este fenómeno como resultado do choque de partículas de luz (fotões) com os electrões do material. Para cada metal a energia da radiação capaz de lhe arrancar um electrão, deve ter um valor mínimo característico desse metal.

Se a radiação tiver uma energia inferior ao valor mínimo, não se verifica a ejecção de electrões.

Se a radiação tiver uma energia superior ao valor mínimo os electrões serão ejectados com energia cinética. Energia da radiação incidente = Energia de remoção do electrão + Energia cinética do electrão ejectado Ei = Er + Ec O valor da energia cinética será tanto maior quanto maior for a energia da radiação incidente.

O número de electrões ejectados depende apenas da intensidade da radiação incidente. Radiação menos intensa  menor número de fotões  menor número de electrões ejectados. Radiação mais intensa  maior número de fotões  maior número de electrões ejectados.

O efeito fotoeléctrico é mais pronunciado nos metais alcalinos e alcalino terrosos porque as energias de remoção são menores sendo a radiação incidente na gama da luz vísivel. Para outros metais será necessário radiação incidente na gama dos ultravioletas. O efeito fotoeléctrico foi estudado por Philip Lenard e por Einstein que observaram: O efeito fotoeléctrico é instantâneo; O nº de fotoelectrões emitidos é directamente proporcional ao nº de fotões da radiação incidente, isto é, com a intensidade da radiação incidente; Só há emissão de electrões se a energia do fotão é superior à energia de remoção característica de cada metal; A energia cinética dos fotoelectrões só depende da energia dos fotões da radiação incidente e não da intensidade do feixe incidente.

APLICAÇÕES DO EFEITO FOTOELÉCTRICO

Células Fotoeléctricas O principal componente de uma célula é um cátodo fotossensível (pólo negativo) que ejecta electrões quando sobre ele incide radiação de energia suficiente; os electrões movem-se do ânodo (pólo positivo) e originam uma corrente eléctrica num circuito fechado.

Utilizações: câmara de vídeo, máquinas de calcular sem bateria, detectores de fumos e de movimentos ou portas automáticas. Ver exemplos pag.77