Carlos Drummond de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Celebrai a Cristo, Celebrai Ressuscitou meu Senhor
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
Igreja Batista Boca Glades
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Carlos Drummond de Andrade
Confissão, Perdão e Libertação
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
O sentimento do Mundo
Reflete a modernidade: - Industrialização acelerada - Vida urbana
Quando sentires tristeza por veres os inocentes  que estão sofrendo em conseqüência da guerra, por sentires que nada podes fazer além de orar e pedir,
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
Ternura e Paixão.
Cecília Meireles.
MENSAGEM DA CRIANÇA AUTOMÁTICO/SOM.
Mulher Poesia *FALCÃO S.R*
QUEDA LIVRE QUEDA LIVRE
Colégio da Polícia Militar
? AS TRÊS PENEIRAs VERDADE BONDADE
Meimei / Francisco Cândido Xavier
FICA COMIGO!.
Aleluia, Aleluia Poderoso é o Senhor nosso Deus (2x)
Nos dias de chuva, eu debruço na janela e começo a pensar...
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
Jesus, Em Tua Presença Jesus, em Tua presença reunimo-nos aqui Contemplamos Tua face e rendemo-nos a Ti.
Leitura Coletiva.
Sou uma poetisa.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
SENTIMENTO DO MUNDO (1940) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Sou Uma Poetisa.
Sou uma poetisa.
DEVANEIOS DE UMA ESPERA!.
1.
Tu anseias, eu bem sei, a salvação,. tens desejo de banir a escuridão
"Pai..." (João 17,1).
By Búzios Slides ESTRELA DA TARDE Automático Era a tarde mais longa de todas as tardes Que me acontecia Eu esperava por ti, tu não vinhas Tardavas e.
Nome:Letticia de Souza n°23 3°B Luana Biu n°24
Clique para passagem de slides – ligue o som
sou felis porque amo o que gosto
Tu Tens um Medo.
Música: Juan Carlos Calderón Letra: Juan Carlos Calderón
Serás meu amigo quando sorrires comigo. Para que eu seja teu amigo, deverei chorar contigo tuas lágrimas.
By Búzios Slides Apresenta
Sentimento do mundo.
Poemas Professora Janete.
“ Sentimento do Mundo” – Carlos Drummond de Andrade - Mãos Dadas -
Onde Está Você? Autor: Antonio Viçoso Rolagem Automática Som.
Sentimento do Mundo Otávio Trigo 12th Grade.
Sentimento do mundo Andressa nº04 3°A Janaina nº 15 Carlos Drummond de Andrade.
Enquanto houver amor, E um coração, acelerado, bater; Enquanto houver ternura, E minha mão sentir a tua;
para ser cantado pelo cantor principal do templo.
Apelo por Auxílio Divino
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis.
Colégio da Polícia Militar Unidade Itaquera “O sentimento do mundo” de Carlos Drummond de Andrade Canção de berço Nome: Aldrim Sayuri – n º01 Mariana Yuri.
MEU FILHO, CONFIA-TE AO SENHOR PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XLIX EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO.
EDSON PAES apresenta By Edson Paes SALVADOR By Edson Paes No caminho da esperança... Conheci um grande amigo... Alguem que já tinha na lembrança... Mas.
Carlos Drummond de Andrade ( )
MODERNISMO NO BRASIL.
By Búzios Slides Avanço automático A Flor e a Náusea Carlos Drummond de Andrade.
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
HOJE EU TENTEI TE FALAR COM A VOZ EMBARGADA E LAGRIMAS NO OLHAR HOJE EU TENTEI TE ENCONTRAR MAS TUDO ERA TRISTE O FARDO ERA PESADO DE MAIS.
Luz do mundo, é nosso altar a Senhora que é de todos nós; Ela nos ensinou que a rezar, Deus sempre ouvirá a nossa voz. Luz do mundo, é nosso altar a.
Funções da Linguagem.
Modernismo No Brasil: Segundo Tempo
Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. Decálogo: "Êxodo", cap. XX, v. 12.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Honrai a vosso pai e a vossa mãe
Transcrição da apresentação:

Carlos Drummond de Andrade Colégio da Polícia Militar Unidade Itaquera “Sentimento do Mundo” Carlos Drummond de Andrade Nomes: João Vitor, 16. Stella Smarra, 33. São Paulo 2012

A noite dissolve os homens A noite desceu. Que noite! Já não enxergo meus irmãos. E nem tão pouco os rumores que outrora me perturbavam. A noite desceu. Nas casas, nas ruas onde se combate, nos campos desfalecidos, a noite espalhou o medo e a total incompreensão.

A noite dissolve os homens A noite caiu. Tremenda, sem esperança... Os suspiros acusam a presença negra que paralisa os guerreiros. E o amor não abre caminho na noite. A noite é mortal, completa, sem reticências, a noite dissolve os homens, diz que é inútil sofrer, a noite dissolve as pátrias, apagou os almirantes cintilantes! Nas suas fardas. A noite anoiteceu tudo... O mundo não tem remédio... Os suicidas tinham razão.

A noite dissolve os homens Aurora, entretanto eu te diviso, ainda tímida, inexperiente das luzes que vais ascender e dos bens que repartirás com todos os homens. Sob o úmido véu de raivas, queixas e humilhações, adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a treva noturna.

A noite dissolve os homens O triste mundo fascista se decompõe ao contato de teus dedos, teus dedos frios, que ainda se não modelaram mas que avançam na escuridão como um sinal verde e peremptório. Minha fadiga encontrará em ti o seu termo, minha carne estremece na certeza de tua vinda.

A noite dissolve os homens O suor é um óleo suave, as mãos dos sobreviventes se enlaçam, os corpos hirtos adquirem uma fluidez, uma inocência, um perdão simples e macio... Havemos de amanhecer. O mundo se tinge com as tintas da antemanhã e o sangue que escorre é doce, de tão necessário para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Características do autor    A obra poética de Carlos Drummond de Andrade acompanha a evolução dos acontecimentos, registrando todas as coisas que o rodeiam e que existem na realidade do dia-a-dia. São poesias que refletem  os problemas do mundo, do ser humano brasileiro e universal diante dos regimes totalitários, da Segunda Guerra, da Guerra Fria.          Alguns temas foram recorrentes na obra de Drummond: o cotidiano, a preocupação social e política, as reminiscências, o amor e a metalinguagem (reflexão sobre o próprio ato de escrever).          Em suas primeiras obras mostrou o impasse entre o artista e o mundo. A partir de A Rosa do Povo (1945), escreveu uma poesia engajada politicamente. Foi também cronista, um dos mais importantes poetas contemporâneos brasileiro, traduzido em vários idiomas.          O poeta analisou o homem moderno e seus sentimentos com sensibilidade e muitas vezes com ironia. Percebe as injustiças  do mundo (guerras, violência) e a transforma na matéria de sua poesia.

Minhas idéias sobre o poema. O poema de Carlos Drummond de Andrade, o eu lírico transmite a idéia de medo e total incompreensão do mundo. O personagem descrito seria uma forma de transmitir seu sentimentalismo agonizante e a o mesmo tempo de um amor não correspondido, tornando sua noite turbulenta e solitária, buscando uma forma de “sobreviver” a essa agonia, que somente ao amanhecer nasce uma nova esperança com um novo dia.