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+ Curso de C/C++ Aula 7 Instrutor: Luiz Felipe Sotero Material por: Allan Lima

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+ Roteiro O ponteiro this Membros estáticos Overload de operadores Friends Herança

+ O ponteiro this É um atributo que um método possui Ele é um ponteiro para o objeto no qual um membro esta sendo executado. No código, escrevemos: void Ponto::setX(float newX) { this->x = newX; } Na chamada, escrevemos: Ponto p1(42.0, 13); p1.setX(42.4);

+ O ponteiro this Mas assinatura real é: void setX(Ponto *this, float newX) { this->x = newX; } E quando chamamos o método: p.setX(10); Na verdade estamos fazendo: setX(&p, 10); Isso significa que todo método é um função

+ Membros Estáticos São membros que possuem apenas uma cópia compartilhada por todos os objetos de um tipo Podem ser métodos ou atributos: Atributos estáticos devem ser definidos dentro da própria classe e inicializados fora dela Métodos estáticos só podem fazer referência a atributos estáticos.

+ Exemplo exemploStatic.cpp

+ Exercícios 1) Implemente uma classe Quadrado com o atributo lado, crie um construtor para ela, assim como os métodos get e set. a) Qual a diferença de o corpo do método void setLado(float x) ser: { this->lado = lado } ou: { lado = lado; } Justifique (com um comentário no seu código) o que acontece. b) Adicione ao construtor um incremento a uma variável estática que conta a quantidade de Quadrados criados. 2) Crie uma classe Ponto similar a da aula anterior e implemente os seguintes operadores: == != + -

+ Overload de Operadores C++ permite a aplicação de alguns operadores aos tipos que nós criamos Alguns operadores como o “=” são criados automaticamente Porém outros devem ser implementados pelo programador Sintaxe: tipo operator símbolo(parâmetros);

+ Exemplo exemploOperador.cpp

+ Overload de Operadores C++ permite a sobrecarga dos seguintes operadores: Unários: +-*!~&++--()->->* newdelete Binários: +-*/%&|^<<>> =+=-=/=%=&=|=^=<<=>>= = !=<><=>=&&||[](),

+ Exercícios 2) Utilize a classe Ponto do arquivo exemploPonto.cpp (similar a da aula anterior) e implemente os seguintes operadores: == != + -

+ Friends Permitem a quebra dos níveis de acesso pelas palavras reservadas private e protected Podemos ter funções, métodos ou classes friends As declarações são feitas através da palavra reservada friend Toda classe é friend dela mesma Exemplo: exemploFriend.cpp

+ Herança class Empregado { string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; //... }; class Gerente { string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; Empregado *grupo; //... }; Precisamos mesmo repetir todos os atributos da classe Empregado na classe Gerente? E os métodos também precisamos repetir?

+ Herança É um mecanismo utilizado para permitir o reuso de código Quando uma classe B herda de uma outra classe A dizemos que B é uma sub-classe de A Sintaxe: class NomeDaClasseFilho : public NomeDaClassePai { //Corpo de Filho }

+ Herança A solução: class Empregado { public: string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; //... }; class Gerente : public Empregado { Empregado *grupo; //.. }; Dizemos que Gerente herda de Empregado

+ Herança Em C++ todos os membros public e protected da classe base são herdados normalmente Os membros private são herdados, mas só são acessados indiretamente pelos métodos public ou protected definidos na classe base Construtores, Destrutores, o operador = e os friends não são herdados

+ Herança A solução: class Retangulo { private: int altura, largura; protected: int getAltura(); public: int getLargura(); //... }; class Quadrado: public Retangulo { public: void meuMetodo() { this->altura = 5; // errado int x = getAltura(); // ok, mas só no objeto Quadrado int y = getLargura(); // ok também no main } //... };

+ Herança Sintaxe class nomeDaClasse : tipoDaHeranca classeBase tipoDaHeranca: public – Os membros public e protected da classe base são herdados por default public e protected respectivamente private – Os membros public e protected da classe base são herdados por default private protected – Os membros public e protected da classe base são herdados por default protected Se tipoDaHeranca não for especificado, private é assumido para as classes e public para as estruturas

+ Herança Apesar dos construtores e destrutores não serem herdados, quando criamos um objeto ele chama o construtor padrão de sua classe base e também o destrutor padrão quando ele está prestes a ser desalocado da memória Também podemos re-utilizar o código do construtor da classe base: construtorClasse(parametros) : construtorDaSuperClasse(parametros) {... }

+ Ponteiros e Herança Podemos criar ponteiros para objetos A inicialização é feita através do operador new ou do & Quando usarmos o new também temos que usar o delete para liberar memória Restrições: Um ponteiro para um objeto da classe base só pode chamar métodos desta Mas podemos usar casts para ter acesso aos demais métodos (ver linha 143 do próximo exemplo)

+ Exemplo exemploHeranca.cpp

+ Herança Múltipla C++ permite que uma classe herde de várias outras Sintaxe: class nomeDaClasse : tipoHeranca classeBase1, //... tipoHeranca classeBaseN Mas isso traz problemas: A e B possuem o método m C herda de A e de B O que acontece quando chamamos m de C?

+ Exemplo exemploHerancaMultipla.cpp

+ Exercícios 2) Implemente a seguinte hierarquia de classes: Empregado Secretaria Gerente SecretariaTemp Temporario Consultor

+ Classe Empregado Atributos: Nome Celular Salário Departamento Métodos gets e sets Construtor com os seu atributos

+ Classe Gerente Atributos Os empregados que gerencia O número empregados que gerencia Métodos Gets e sets Construtor com os seus atributos

+ Classe Secretaria Atributos O empregado do qual é secretaria Métodos Gets e sets Construtor com os seus atributos

+ Classe Temporario Atributos A data de início do contrato O número de meses do contrato Métodos Gets e Sets Construtor com os seus atributos

+ SecretariaTemporaria Métodos: Construtor com os seu atributos

+ Consultor Atributos: Área de consultoria Métodos Get e sets Construtor com os seus atributos

+ Referências Stroustrup, Bjarne. The C++ Programming Language, Special Edition. Eckel, Bruce. Thinking in C++, 2nd ed. Volume 1. Slides de Gustavo curso de – Tutorial de Herança

+ Agradecimentos Allan Lima, Breno do Vale e Francisco Magalhães Pelo material cedido para o curso