ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS. Centro de Informática - UFPE Período de Monitoria: 2005-1 e 2005-2 Docentes Responsáveis: Kátia Guimarães (2005-1) Paulo Cunha/Liliane Salgado (2005-2)
Equipe de Monitoria Eliaquim Lima Sá Neto Igor Cavalcanti Ramos José Francisco Pereira Marcondes Ricarte Da Silva Júnior Nitai Bezerra da Silva Tiago Lins Falcão
Objetivos da disciplina Aprofundar conceitos de programação vistos no primeiro período; Apresentar as principais estruturas de dados, como, onde e por quê utilizá-las; Apresentar os principais algoritmos aplicáveis a essas estruturas; Incentivar o aluno no aprofundamento teórico do assunto;
Conteúdo da disciplina Primeira parte: Introdução a estruturas de dados, arrays, filas, pilhas, árvores binárias, árvores avl, hashing, heaps. Segunda parte: Operações em conjuntos, quicksort, mergesort, heapsort, busca em grafos, dijkstra, agpm, programação dinâmica.
Trabalhos desenvolvidos durante o período de Monitoria Ministrar aulas práticas; Administrar o site e o servidor da disciplina; Elaborar e especificar listas; Corrigir listas de exercícios; Ter um horário definido para tirar dúvidas dos alunos; Ajudar na aplicação de exercícios escolares.
Sistema de submissão Cadastramento on-line de alunos no início do período; Uma senha é atribuída a cada aluno, permitindo que ele possa submeter suas listas com segurança, inclusive em casa; Toda lista submetida é devidamente guardada no diretório do aluno, para posterior correção automática.
Listas de Exercícios Como são formadas as listas: Cada lista tem, normalmente, três questões e uma questão desafio; As três primeiras questões são elaboradas visando abordar todos os assuntos vistos em sala de aula; A questão desafio é feita para estimular os alunos a se aprofundarem em um determinado assunto; A maioria das questões são baseadas em questões da maratona de programação.
Listas de Exercícios Principais funções das listas: Fazer com que o aluno pratique os conceitos vistos em sala de aula e conseqüentemente estude para as provas; A questão desafio serve para destacar alunos; Na escolha de novos monitores, a quantidade de questões desafios feitas pelo candidato é levada em consideração.
Sistema de correção Após o período de entrega de uma determinada lista, ela é corrigida por um sistema automático; O sistema submete entradas para o programa do aluno e compara sua saída com as saídas geradas pelos monitores; A nota é dada, então, em função da igualdade dos arquivos de saída; Após a correção de todas as listas, o sistema gera uma página web com todas as notas.
Alunos que Fazem as listas Dados coletados Alunos que Fazem as listas Periodo Aprovado Média Aprovado Reprovados Total 2005-1 27 2 1 30 2004-2 29 17 47 2004-1 3 50 2003-2 43 9 54 146 31 4 181
Alunos que não fazem as listas Dados coletados Alunos que não fazem as listas Período Aprovado Média Aprovado Reprovados Total 2005-1 7 22 2 31 2004-2 5 16 6 27 2004-1 3 11 8 2003-2 1 23 29 54 39 109