O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade VII Algoritmos Genéticos
Advertisements

Algoritmos Genéticos Seminário de MAC5758
Busca Informada Parte 3 – Algoritmos Genéticos
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Amintas engenharia.
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Algoritmos Genéticos Problema das 8 Rainhas Algoritmo Genético
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Métodos Heurísticos de Busca e Otimização
Computação Evolucionária
UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
ÉLDMAN DE OLIVEIRA NUNES E AURA CONCI INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UFF
Implementação de AG no Balanceamento Interativo de Linhas de Montagem
Informática Industrial
Dárlinton B. Feres Carvalho
Algoritmos Genéticos Marcone Jamilson Freitas Souza
Computação Evolutiva: Programação Genética
Computação Evolutiva: Estratégias Evolutivas
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos Adaptado do trabalho realizado por: Frederico Heitor Mônica do Amaral.
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Inteligência Artificial
Algoritmos Genéticos Prof. Luis Otavio Alvares II/UFRGS
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Algoritmos Genéticos Rômulo Ferreira Douro.
Apresentação Introdução à Programação Genética Título :
Algoritmos Genéticos – Capítulo 11
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Representação Numérica
Balanceamento de Linhas
Métodos Populacionais
Problemas Numéricos com Representação por Números Reais
Controle de parâmetros em algoritmos evolucionários
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Aurora Pozo– UFPR – Meta-Heurísticas
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
Uma Introdução a Evolução Diferencial
Inteligência Artificial I
Inteligência Artificial Aplicada a Problemas de Tomada de Decisão
Métodos Populacionais
Sistemas Inteligentes
Anne Magály de PaulaCanuto DIMAp/UFRN
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Experimentação Algorítmica
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Inteligência Artificial
Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Resolução de Problemas de Busca
Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Heurística.
Computação Evolutiva : Um Novo Paradigma Para a Resolução de Problemas Complexos Aurora Pozo Pós-graduação em Informática, Pós-graduação em Métodos Numéricos.
Optimização Os problemas de optimização têm como objetivo maximizar ou minimizar uma função definida sobre um certo domínio Optimizar (max ou min)
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Projeto de um Algoritmo Genético Híbrido para Planejamento Operacional de Curto Prazo de Minerações a Céu Aberto Robert Fabricio Subtil.
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Inteligência Artificial
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério.
Algoritmos Genéticos Uma visão geral do método Cláudio M. N. A. Pereira.
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
1 Algoritmos Genéticos em Otimização de Planejamento l Planejamento ocorre em todas as atividades e envolve: PLANEJAMENTO Recursos Tarefas Tempo Objetivos.
Métodos Populacionais. Mantém um conjunto de soluções candidatas e não só uma solução Cada solução será modificada e avaliada Hill-Climbing paralelos.
1 Problemas Numéricos com Representação por Números Reais Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP SOLUÇÃO POR APROXIMAÇÃO COM ALGORITMO GENÉTICO

Estrutura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários

Introdução Sobrevivência no mercado está associada ao planejamento e controle da produção, que atua também na programação da produção com o escalonamento de atividades; O escalonamento é peça fundamental na tomada de decisão, tanto de manufatura como de serviços.

Introdução WALTER (1999) considera que organizar os processos produtivos frente a um planejamento maior é objetivar um melhor atendimento de prazos ou datas de entrega, minimização de tempos de fluxos dos estoques intermediários, maximização da capacidade disponível. Sistemas discretos e contínuos; Job-shop e escalonamento;

Estrutura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários

Objetivos OBJETIVO GERAL Desenvolver método baseado em algoritmo genético para solucionar schedulings em Job-Shops, com soluções eficientes em tempo computacional satisfatório.

Estrutura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários

Tópicos para revisão da literatura O problema de scheduling de Job-Shop: Algoritmos genéticos; Representação genética das soluções;

Tópicos para revisão da literatura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários O problema de scheduling de Job-Shop; Algoritmos genéticos; Representação genética das soluções;

O JSSP Em linhas gerais, um job-shop é uma organização funcional cujos departamentos são organizados em torno de processos particulares, os quais consistem em tipos específicos e/ou operações, tais como perfuração e montagem em uma fábrica, operações de leitura ótica e impressão em um laboratório de computação. Os bens produzidos ou os serviços oferecidos são originados por pedidos individuais de um cliente específico. Falar em processos de fluxo contínuo e fluxo discreto: job-shop é associada a processos discretos; são mais flexíveis, com capacidade de adaptação a diversos produtos, requerendo operações diferentes com sequências diferentes. Os de fluxo contínuo são inflexíveis às mudanças de produtos e ao sequenciamento das operações. A programação das tarefas é, portanto fixa e relativamente mais simples de ser solucionada.

O JSSP Especificamente, o Job-Shop pode ser definido como sendo um conjunto de N jobs J={J1, J2, ..., JN} a serem processados em M máquinas disponíveis M={M1, M2, ..., MM}. Cada job possui uma ordem de execução específica entre cada uma das máquinas, ou seja, um job é composto de uma lista ordenada de operações, cada qual definida pela máquina requerida e pelo tempo de processamento na mesma.

O JSSP As restrições que podem ser seguidas são: Operações não podem ser interrompidas, e cada máquina pode processar apenas uma operação de cada vez; Cada job só pode ser processado em apenas uma máquina por vez; Cada job é processado por uma seqüência conhecida de operações; Não existe restrições de precedência entre operações de diferentes jobs; Não existe relação de precedência entre as operações executadas por uma mesma máquina;

O JSSP Definidas as sequências de máquina de cada job, o problema consiste em determinar as seqüências dos jobs em cada máquina, de forma que o tempo de execução transcorrido, desde o início do primeiro job até o término so último, seja mínimo. A medida de qualidade empregada, conhecida por makespan não é única, mas é o critério mais simples e mais largamente usado. Normalmente o número de restrições é muito grande, tornando o Job-Shop um dos problemas mais difíceis de ser solucionado.

O JSSP Exemplo (j=3/m=3 Job-shop): Como distribuir o melhor arranjo de tarefas para as máquinas M1, M2 e M3 ?

O JSSP Exemplo (cont): Solução: 31 unidades de tempo

O JSSP Os JSSP’s e casos de scheduling similares são problemas de otimização combinatória, classificados como problemas NP-hard (GOLDBARG E LUNA, 2000). Apesar de existirem métodos exatos, é quase impossível resolvê-los desta forma, exceto para exemplos relativamente pequenos do problema. O tempo necessário para a resolução do problema cresce muito mais rapidamente do que um provável aumento no número de variáveis.

O JSSP Em ambientes de produção reais, é suficiente obter resultados próximos do ótimo, mas em tempo computacional razoável, conseguido com os métodos heurísticos. São aproximações importantes aplicadas ao JSSP: Busca Tabu (TS) (BARNES e CHAMBERS, 1995), Simulated Annealing (SA) e Algoritmos Genéticos (AG) (YAMADA e NAKANO, 1997). Muito utilizados em problemas de scheduling, os AGs demonstram maior versatilidade ante outras, dada a facilidade na codificação do espaço do problema (STORER et al 1995).

Algoritmos genéticos É uma técnica heurística que consiste na busca de soluções baseadas em mecanismos da seleção natural e genética. Inicialmente estudados por HOLLAND (1975), fundamentaram-se pela teoria geral de sistemas e adaptação robusta, com aplicação prática na determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas. Em linhas gerais, partindo de uma população inicial, cada indivíduo passará pelas etapas tripartites do algoritmo como parte da busca por soluções ótimas: reprodução, crossover e mutação (GOLDBERG, 1989). O tempo necessário para a resolução do problema cresce muito mais rapidamente do que um provável aumento no número de variáveis.

Tópicos para revisão da literatura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários O problema de scheduling de Job-Shop; Algoritmos genéticos; Representação genética das soluções;

Algoritmos genéticos Os AGs diferem das outras heurísticas por apresentar características distintas: opera em um conjunto de pontos (população) e não a partir de pontos isolados; opera em um espaço de soluções codificadas e não diretamente no espaço de busca; necessita como informação, somente o valor de uma função objetivo (função de adaptabilidade, ou fitness); usa transições probabilísticas e não regras determinísticas (GOLDBARG e LUNA, 2000). O tempo necessário para a resolução do problema cresce muito mais rapidamente do que um provável aumento no número de variáveis.

Algoritmos Genéticos Analogia entre um AG numérico e a genética biológica Fonte: HAUPT&HAUPT, 2004

Algoritmos Genéticos Fluxograma de um algoritmo genético Fonte: HAUPT&HAUPT, 2004

Algoritmos Genéticos Geração de dois filhos por meio de cruzamento de pais selecionados. Fonte: HAUPT&HAUPT, 2004

Algoritmos genéticos Passo 1: Inicialização Ler o tamanho da população, K, e taxa de mutação, pm. Inicializar cromossomos gerando soluções factíveis no tamanho da população. Passo 2: Cálculo do fitness Calcular os valores de fitness de cada indivíduo da população inicial. Passo 3: Seleção dos pais Selecionar randomicamente dois cromossomos da população, considerando a probabilidade de escolha associada ao fitness de cada um. Passo 4: Geração de descendência Empregando o operador crossover, gerar dois cromossomos a partir dos pais selecionados no passo 3. Passo 5: Fim da geração de descendência Repetir os passos 3 e 4 se o tamanho da geração de descendentes for < K; caso contrário, ir para o passo 6. Passo 6: Mutação Para cada indivíduo da população, varrer os elementos de cada cromossomo, modificando-os randomicamente, com probabilidade pm. Passo 7: Cálculo do fitness Calcular o fitness para os cromossomos descendentes. Passo 8: Finalização Caso o critério de finalização seja alcançado, parar; caso contrário, dirigir-se ao passo 3. Fonte: RODRIGUES et ali, 2003

Algoritmos genéticos O tamanho da população é um dos principais fatores de controle de um algoritmo genético, entretanto, é preciso considerar ainda a taxa de ocorrência de mutações e o número de gerações, além de outros fatores, como o número de gerações sem melhoras significativas quanto ao melhor indivíduo encontrado.

Tópicos para revisão da literatura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários O problema de scheduling de Job-Shop; Algoritmos genéticos; Representação genética das soluções;

Codificação das soluções Exemplo: Problema do Caixeiro Viajante Esquema de codificação - Exemplo de solução válida para o problema: O tempo necessário para a resolução do problema cresce muito mais rapidamente do que um provável aumento no número de variáveis. Indivíduo e cromossomo Cromossomo: 001 100 010 001 Indivíduo: ACBA

Estrutura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários

Proposta metodológica Inicialmente, desenvolver pesquisa bibliográfica sobre o tema, aprofundando o assunto de JSSP, bem como do uso de AGs na busca de soluções para o problema. Posteriormente, desenvolver avaliações das soluções encontradas para um dado problema apresentado e avaliar o comportamento ante diferentes tratamentos de operadores crossover.

Estrutura Introdução Objetivos Tópicos para revisão da literatura Metodologia a ser adotada Comentários

Comentários ! ! ? ?