DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior

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Novembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Novembro/2011 Destaques de Novembro 2011  Novembro: -Exportação: recorde para nov (US$ 21,8 bi, +23,1%);
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Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2012 Destaques  Março: -Exportação: recorde para março (US$ 20,9 bi, +3,5%); anterior mar-11: US$ 19,3.
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Abril / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2013 Resultados de Abril de ABRIL/2013 -Exportação: maior valor para meses de abril (US$ 20,6 bi)
Setembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Setembro/2012 Destaques  Setembro: -Exportação: 2ª maior média diária para setembro (US$ 1,053 bi); anterior.
Maio / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Maio/2012 Destaques  Maio: -Exportação: recorde para maio (US$ 23,215 bi); anterior mai-11: US$
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2013 Resultados de Março de MARÇO/2013 -Exportação: maior média diária para meses de março (US$
Janeiro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Janeiro/2013 Resultados de Janeiro Exportação: 2º maior valor para janeiro (US$ 15,968 bi); anterior.
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Transcrição da apresentação:

DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior RICARDO MARTINS

Relações Comerciais Brasil-México DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Relações Comerciais Brasil-México Setor Automotivo – ACE 55

Histórico do Acordo Automotivo com o México – ACE n°55 DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Histórico do Acordo Automotivo com o México – ACE n°55 2002: Assinatura do ACE n° 55, e liberalização gradual do comércio automotivo. 2002 a 2007: Brasil acumula expressivos superávits nas relações comerciais com o México, no setor automotivo. 2008 a 2011: Exportações brasileiras do setor caem, enquanto as importações advindas do México aumentam, e o Brasil passa a ter déficits no comércio bilateral (pico de US$ 1,6 bilhões em 2011). Fevereiro de 2012: Diante do déficit registrado no ano anterior, o governo brasileiro ameaça denunciar o acordo, e exorta os mexicanos a negociarem alterações no ACE-55.

Balança Comercial Total entre Brasil e México (US$) DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Balança Comercial Total entre Brasil e México (US$)

Balança Comercial do Setor Automotivo – Brasil e México (US$)* DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Balança Comercial do Setor Automotivo – Brasil e México (US$)* *Balança correspondente ao comércio de 94 NCMs, abarcados pelo ACE n°55, em 17 capítulos diferentes.

Comércio de automóveis leves Brasil - México DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Comércio de automóveis leves Brasil - México Importações NCM Descrição Ano 2007 2008 2009 2010 2011 87032310 Automóveis c/motor explosão, 1500<cm3<=3000, ate 6 passag 517.298.386 820.188.736 805.579.224 1.165.066.965 1.844.348.644 + 257% Exportações NCM Descrição Exportações(US$) 2007 2008 2009 2010 2011 87032310 Automóveis c/motor explosão, 1500<cm3<=3000, ate 6 passag 807.862.073 624.084.118 344.121.902 472.610.617 358.832.637 -56%

DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I.

Atual contexto das negociações – ACE n°55 DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. Atual contexto das negociações – ACE n°55 14/03/2012: Ministros Pimentel e Patriota viajam para o México para discutir o acordo. O Brasil pleiteia: A desoneração do comércio de Caminhões pesados e Ônibus, A imposição de quotas de importação em US$ Aumento das exigências de conteúdo local para o México, 30% para os mesmos 60% que o Brasil tem que cumprir.

POR QUE O MÉXICO CONSEGUE E O DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. POR QUE O MÉXICO CONSEGUE E O BRASIL NÃO?

O México já consegue concorrer com a China DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. O México já consegue concorrer com a China os custos de produção e de transporte no México são menores do que na China Muitas empresas estão voltando da China para o México o custo unitário do trabalho no México são 2% menores do que na China

Japão, EUA, Canadá, União Europeia entre outros, no total de 20 países DEREX | Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Área de N.I. CAMBIO DESVALORIZADO O dólar vale cerca de 13 pesos, o que significa uma desvalorização de 30% em relação a 2008 ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO O México só tem menos acordos do que o Chile Japão, EUA, Canadá, União Europeia entre outros, no total de 20 países