VIAS DE VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Conferência Marcas, Design e Inovação Inovação – Perspectivar, Proteger e Potenciar VIAS DE VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Luís Portela Lisboa 2005.11.29
PORTUGAL AINDA NÃO EXISTE EM INOVAÇÃO Comparação de Portugal com a UE-25 (2003) * Número de Investigadores Publicações Científicas por milhão de habitantes Patentes por milhão de habitantes Fontes: Key Figures 2005. Science and Technology in Europe. Statistical pocketbook, 2005. * dados de 2002.
AS EMPRESAS PORTUGUESAS NÃO INVESTEM EM I&D Percentagem do sector empresarial no investimento em I&D (2002) Portugal Suécia UE-25 EUA Japão Fonte: Key Figures 2005.
OS GOVERNOS EUROPEUS APOIAM POUCO A I&D INDUSTRIAL Apoios dos Estados nos Investimentos em I&D das Empresas Portugal Itália UE-15 EUA Japão Portugal Itália UE-25 EUA Japão 1990 2001 Fontes: Key Figures 2000. OCDE, Main Science and Technology Indicators, 2004.
Investimento da Indústria Farmacêutica em I&D A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA é fortemente inovadora Investimento da Indústria Farmacêutica em I&D (inflação de 2000 = base 100) Fonte: Charles River Associates, 2004. € milhões
Origem dos novos medicamentos Perda de inovação das empresas farmacêuticas europeias Origem dos novos medicamentos Fonte: EFPIA – The Pharmaceutical Industry in Figures, 2005.
Perda de competitividade das empresas farmacêuticas europeias Origem dos 10 medicamentos com maiores vendas em todo o mundo Fonte: IMS Health, 2003.
Quota de Mercado dos Principais Produtos BIAL - Portugal Anti-inflamat. Inib.Reductase Corticoides + Penicilinas Anti-inflamat. Tópicos Antidepressor HMG-COA Ansiolíticos Agon.Beta 2 Antianémicos Cefalospor. Fluorquinol. 33% 18% 27% 6% 4% 8% 20% 65% 13% 9% CLAVAMOX EXXIV REUMON PAXETIL CARDIOL SEDOXIL BRISOMAX FOLIFER TRICEF PROFLOX Amox + Etoricoxib Etofenamato Paroxetina Fluvastatina Mexazolam Fluticasona+ FOLICIL Cefixima Moxifloxacina Clav. Salmeterol Ácido Fól. F. RANKING 1º 3º 1º 5º 7º 3º 3º 1º 4º 4º Dezembro 2004
Quota de Mercado e Ranking BIAL - Portugal % Mercado Valor Ano Quota de Mercado 0,59 1,06 1,10 1,33 1,44 1,61 1,46 1,65 1,82 1,68 2,33 2,29 2,20 2,41 2,46 2,40 2,78 2,94 3,14 3,18 3,38 3,44 3,54 3,53 3,55 3,24 3,24 Ranking 53 30 27 21 22 20 24 20 17 19 9 10 9 7 7 9 4 5 5 6 3 4 4 7 6 7 7 Fonte: IMS
Ranking Farmacêutico em Portugal (2004) Vendas mio € Quota de Mercado (%) 1. Pfizer 162 7.4 2. Merck Sharp Dohme 155 7.1 3. Novartis 90 4.1 4. GlaxoSmithKline 83 3.8 5. Servier 82 6. Aventis 73 3.4 7. BIAL 71 3.2 8. Merck 70 9. AstraZeneca 64 2.9 10. Janssen/Cilag 61 2.8 Fonte: IMS
BIAL no Mundo AM AM É É RICA LATINA RICA LATINA EUROPA EUROPA Á Á FRICA FRICA Á Á SIA SIA Costa Rica Costa Rica Albânia Angola Hong Hong - - Kong Kong El El Salvador Salvador Chipre Benim Benim Macau Macau Equador Equador Espanha Burkina Burkina - - Faso Faso Guatemala Guatemala Malta Cabo Verde Cabo Verde Haiti Haiti Portugal Camarões Camarões Honduras Honduras Chade Chade Nicar Nicar á á gua gua Congo Congo Brazzaville Brazzaville Panam Panam á á Costa do Marfim Costa do Marfim Rep Rep ú ú blica Dominicana blica Dominicana Gabão Gabão Guin Guin é é Conacri Conacri Madag Madag á á scar scar Mali Mali Mauritânia Mauritânia Moçambique Niger Niger Rep Rep ú ú blica Centro Africana blica Centro Africana Rep República Democrática do Congo Senegal Senegal Suazilândia Suazilândia Togo Togo Empresa própria Promoção própria Exportação
Recursos Humanos 531 colaboradores Nov. 2005
Procurar novas soluções terapêuticas Doenças cerebrais A missão BIAL em I&D Procurar novas soluções terapêuticas Doenças cerebrais Doenças cardiovasculares Alergologia Porto Bilbau
77 Pessoas (17 Doutorados) de 7 nacionalidades A estrutura BIAL de I&D 77 Pessoas (17 Doutorados) de 7 nacionalidades Contratos com 43 instituições de I&D (1993-2005) € 20.000.000 em 2005 > 7.000 novas moléculas (1993-2005) 6 novos medicamentos
Percurso I&D em BIAL
1994 Síntese 1996 1997 Patente Toxicologia 2000 2002 2003 2006 2008 ANTIEPILÉPTICO BIA 2-093 1994 Síntese 1996 1997 Patente Toxicologia 2000 2002 2003 2006 2008 Fase I Fase II Fase III Preço / Compart. Registo 0 5 10 15 Anos
O Caminho da Criatividade, da Inovação e do Crescimento Económico Valorizar métodos de ensino/aprendizagem de Criatividade, Inovação e Responsabilização desde o ensino básico Remunerar a carreira académica de acordo com o mérito e a produção científica Apoiar os contratos de Inovação entre Universidades e Empresas Apoiar a constituição e o desenvolvimento de start-ups viáveis Apoiar a constituição de núcleos de I+D+i nas Empresas e promover a sua certificação Apoiar o registo de propriedade industrial comercializável Manter importantes incentivos fiscais e apoios a fundo perdido à I+D+i empresarial e à sua internacionalização
O Caminho da Criatividade, da Inovação e do Crescimento Económico Valorizar métodos de ensino/aprendizagem de Criatividade, Inovação e Responsabilização desde o ensino básico Remunerar a carreira académica de acordo com o mérito e a produção científica Apoiar os contratos de Inovação entre Universidades e Empresas Apoiar a constituição e o desenvolvimento de start-ups viáveis Apoiar a constituição de núcleos de I+D+i nas Empresas e promover a sua certificação Apoiar o registo de propriedade industrial comercializável Manter importantes incentivos fiscais e apoios a fundo perdido à I+D+i empresarial e à sua internacionalização
O Caminho da Criatividade, da Inovação e do Crescimento Económico Valorizar métodos de ensino/aprendizagem de Criatividade, Inovação e Responsabilização desde o ensino básico Remunerar a carreira académica de acordo com o mérito e a produção científica Apoiar os contratos de Inovação entre Universidades e Empresas Apoiar a constituição e o desenvolvimento de start-ups viáveis Apoiar a constituição de núcleos de I+D+i nas Empresas e promover a sua certificação Apoiar o registo de propriedade industrial comercializável Manter importantes incentivos fiscais e apoios a fundo perdido à I+D+i empresarial e à sua internacionalização
VIAS DE VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Conferência Marcas, Design e Inovação Inovação – Perspectivar, Proteger e Potenciar VIAS DE VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO luis.portela@bial.com www.bial.com Lisboa 2005.11.29