Rochas Metamórficas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ROCHAS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Metamorfismo.
Rochas Magmáticas Ambientes tectónicos nos quais ocorre formação de magmas: A – zona de afastamento das placas; B – zona de colisão de uma placa continental.
Rochas Metamórficas São rochas que se originam a partir de rochas já existentes como no caso das sedimentares e ígneas. Devido ao efeito da pressão e da.
MINERAIS & ROCHAS.
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
Rochas Metamórficas.
DISCIPLINA GN304 – TRABALHO DE CAMPO CIÊNCIAS DA TERRA – NÚCLEO COMUM
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
ROCHAS E MINERAIS.
Metamorfismo e Rochas metamórficas
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
As principais camadas da Terra
Trabalho elaborado por:
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Prof. Ana Rita Rainho Rochas Metamórficas
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Materiais de Construção
Rochas.
Deformações da litosfera e
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Rochas ígneas.
Prof. Valquíria Claret dos Santos
Ciências Naturais – 7.º ano
Luciane Costa de Oliveira
Material Complementar
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
Consolidação de Magmas
Conheces o ciclo das rochas?
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
ROCHAS METAMÓRFICAS.
- génese e constituição
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Rochas magmáticas.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Metamorfismo METAMORFISMO: META = MUDANÇA MORPHO = FORMA
TIPOS DE ROCHAS.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Dinâmica externa da Terra: Rochas metamórficas.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
1. 2 Processo da dinâmica interna da terra, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais,
Rochas Magmáticas.
METAMÓRFICAS Continuação…
Transcrição da apresentação:

Rochas Metamórficas

Rochas Metamórficas Rochas Metamórficas Rochas metamórficas são transformadas em condições elevadas de temperatura e pressão. O principal fator são os imensos movimentos de placas tectônicas Elas são alteradas ou modificadas além do seu reconhecimento i.e. mudanças na composição química, textura e estrutura Rochas Metamórficas

É o processo que ocorre nas rochas devido ao efeito da Metamorfismo É o processo que ocorre nas rochas devido ao efeito da Alta temperatura Alta pressão Fluidos ativos químicos

Temperatura Baixo metamorfismo: Ocorrem de 1000 C a 5000 C. A origem da temperatura é ou o magma ou devido a fotores ligados a profundidade Metamorfimo usualmente resulta de mudanças na composição e textura das rochas (Ignea e Sedimentares) as quais são sujeitas a temperatura > 1000 C e pressão > 1000 Mpa. Baixo metamorfismo: Ocorrem de 1000 C a 5000 C. Alto metamorfismo: Ocorrem em T > 5000 C

Pressão Pressão Uniforme Pressão Diferencial - Aumenta com a profundidade devido o aumento da pressão de carga (designada pressão litostática). Os minerais ligados a este tipo de metarmorfismo não tem orientação. - O esforço é dirigido e provoca mudanças na forma e na composição do mineral. - Altas temperaturas nem sempre estão associadas com altas pressões. - Esforço é devido as forças tectônicas

min max inter Esforço Diferencial Esforço Uniforme

Granito Gnaisse Oriundo da rocha granítica Qual a diferença mais evidente entre estas duas rochas? Que implicações isto tem para a resistência das rochas?

ESTRUTURAS NAS ROCHAS METAMÓRFICAS Foliação: quando minerais placosos e laminares (ex. minerais de micas: biotita e muscovita, clorita, talco), occurrendo planos paralelos entre si (i.e. perpendicular a direção máxima de pressão ou esforço). Orientação preferencial de minerais Orientação aleatória de minerais

CLIVAGEM ARDOSIANA usualmente formada durante os estágios iniciais do metamorfismo (baixo grau). Devido a esforços litostáticos. entretanto, o afundamento ao ao longo das margens continentais junto com forças compressionais causarão deformação (dobramentos).

Argilito Ardósia

ESTRUTURA XISTOSA Usualmente formado durante as fases intermediárias e alta do metamorfismo; O tamanho dos grãos aumenta e podem ser observados a olho nu. Os grãos tendem a crescer com o aumento do metamorfismo. Os minerais placosos – como a mica – tendem a ficar orientados; O tamanho dos grãos é a principal diferença entre estrutura ardosiana e xistosa.

ESTRUTURA GNÁISSICA usualmente associado com alto grau de metamorfismo (onde os esforços diferenciais prevalecem, isto é, forças tectônicas); algumas vezes os minerais como quartzo/feldspato/hornblenda/piroxênio são segregados em bandas distintas e são designados gnaisses bandados.

Classificação das rochas metamórficas baseado na textura/estrutura ARDÓSIA --planos de clivagem são desenvolvidos devido a orientação de grãos filossilicáticos, Ex. Muscovita, biotita, clorita etc; - Os grãos individuais são muito finos para serem vistos a olho nu.

XISTOS GNAISSES -Alinhamento paraleo de minerais (xistosidade); - Grãos são visíveis a olho nú ; - Predomina filossilicatos e outros minerais tais como micas e hornblendas GNAISSES Grãos de vários milímetros; Tendência para diferentes minerais se segregarem em camadas paralelas; tipicamente camadas ricas em quartzo e feldspato se separam das camadas micáceas. Variedades: --Ortogneisses: rochas provenientes de rochas igneas -- paragneisses: rochas provenientes de rochas sedimentares.

QUARTIZITOS Compreende minerais equidimensionais (quartzo e feldspato); Rochas não foliadas; estrutura granular

TIPOS DE METAMORFISMO Metamorfismo Cataclástico Este tipo de metamorfismo ocorre principalmente devido a pressão; ex. Quando dois corpos de rocha deslizam uma em relação a outra ao longo de uma zona de falha. Calor é geradp pela fricção e as rochas tendem tendem a quebrar e a pulverizar; Portanto, o metamorfismo cataclástico é um processo mecânico sem qualquer formação de novos minerais. Tipo de rocha de met. cataclástico: milonitos

Metamorfismo de Contato- Este tipo de metamorfismo ocorre localmente adjacente as intrusões ígneas, portanto com altas temperaturas e baixos esforções; Ocorre poucas mudanças na composição total da rocha; Area no entorno da intrusão (Batólito) é aquecida pelo magma; o metamorfismo é restrito a zona do entorno da intrusão; esta zona é conhecida como AURÉOLA METAMÓRFICA; As rochas formadas são não-foliadas e de grão fino.

Metamorfismo Regional Metamorfismo afeta uma grande área, sujeita a intensa deformação devido a esforços diferenciais; Rochas formadas neste ambiente são fortemente foliadas tais como ardósias, xistos e gnaisses.; O esforço diferencial é resultante das forças tectônicas; Ex. Quando duas massas continentais colidem uma com a outra resultam na formação de montanhas e esforços compressivos resultam em dobramentos das rochas.

Tipos de Rochas Metamórficas FOLIADAS As rochas metámórficas mais foliadas em ordem crescente de tamanho dos grãos são: ARDÓSIA – XISTOS – GNAISSES NAO-FOLIADOS QUARTZITOS

Importancia das Rochas Metamórficas ARDÓSIAS Grão fino, impermeáveis, “moles”, se dividem facilmente; Aquelas de maior tamanho e espessura uniforme podem ser extraídas para serem utilizadas como pisos; Importância econômica: como elas são más condutoras de eletricidade são usadas com propósitos industriais. GNAISSES Rochas gnáissicas são ricas em Sílica i.e. predominantemente Quartzo e Feldspatos com minerários máficos secundários; Rochas impermeáveis e não-porosas naturais aumentando a resistência das rochas; Carga colocada perpendicular a foliação torna as fundações mais resistentes; Se a composição mineral é semelhante a dos granitos (como frequentemente acontece), pode ser usado como pedra ornamental, como blocos para construção e agregados para fazer concreto.

Xistos Compostos principalmente de minerais placosos e prismáticos como talco, micas, hornblendas, cloritas. O predomínio de minerais com elevada clivagem faz com que estas rochas tenham uma certa fraqueza e um comportamento pouco rígido.

QUARTZITO ARENITOS (composto de areias originados de quartzo e feldspatos) quando sofrem metamorfismo resultam em quartzitos; A textura granular faz destas rochas a mais rígida e resistente entre totas as rochas metamórificas; Quartzitos são compactos, duros e resistentes; ela é bem menos porosa e menos permeável que a sua rocha parental (arenitos); Predominância de quartzo faz com que esta rocha seja muito dura e muito boa para fundações.

MÁRMORE Calcita Metamorfismo da rocha calcária; Ainda que tenha uma textura granular ela não é tão dura quanto o quartzito devido a sua composição calcária; porém pode receber uma carga significativa; Devido as suas cores bonitas e aparência brilhosa quando polidas são utilizadas largamente como pedras ornamentais em pisos e paredes. Calcita