FIREWALL Prof. Celso Cardoso Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FIREWALL Prof. Celso Cardoso Neto.
Advertisements

Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Firewalls IDS
Avaliando sua Extranet Extranet conceitua – se no mesmo esquema de Intranet, com implantações de vários arquivos, informações tanto como Intranet, mas.
Sistema de Detecção de Intrusão.
Atravessando Firewalls em IP Móvel
Firewall Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Curso Técnico de Informática
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Segurança de Perímetro
Segurança em VPN Luciana Pompei Ricardo Tavernaro Rumiko Stolfi.
Introdução Ligações inter-redes.
FIREWALLS Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Ricardo Rodrigues Ciferri
1 Segurança em Redes Elmar Melcher Universidade Federal de Campina Grande
MECANISMOS DE SEGURANÇA
O impacto do serviço de NAT e Firewall no atendimento de requisições web Prof. Dr. José Luís Zem.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Desenvolvimento de estratégias de segurança e gerência
Firewall.
Firewall.
Segurança Completa, como nehuma outra solução tem.
Marco Antônio Chaves Câmara
Prof. Rafael Guimarães, PhD
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Modelo de Segurança para Ambientes Cooperativos
Informática Básica Unidade IV.
BLOQUEANDO comunicação entre clientes de uma rede local
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Netfilter/Iptables Cenário 2.
Firewall – Segurança nas redes
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Segurança de Redes Wayne Palmeira.
Equipamentos de Redes Aula 3
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Segurança e Auditoria de Sistemas
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Firewall Luidi V. A. Andrade. Firewall  Um firewall protege rede de computadores de invasões hostis que possa comprometer confidencialidade ou resultar.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Administração de Redes Firewall de Rede
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Capítulo 11 DoS - Denial of Service DDoS - Distributed Denial of Service DRDoS - Distributed Reflection Denial of Service.
Introdução às Redes Privadas Virtuais Virtual Private Network VPN.
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
O usuário está dentro da empresa tenta acessar a Web.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
Tema 08: Segurança em Redes
Arquitetura de segurança – Redes
Conetando-se à Internet com Segurança. Domínio externo - Internet.
FIREWALL.
Componentes: Cáren Soares Érika Rodrigues Jeniffer Roxana Eduardo Borges Professor: LÔBO.
SERVIDOR PROXY - SQUID.
REDES DE COMPUTADORES II
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Segurança Perimetral - Firewall
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

FIREWALL Prof. Celso Cardoso Neto

INTRODUÇÃO ESTÁ ASSOCIADO À POLÍTICA DE SEGURANÇA DE UMA EMPRESA INTERNET - TCP/IP - HÁ QUE SE ESCUTAR TODO O TRÁFEGO DE REDE, FILTRANDO O QUE PODE PASSAR OU NÃO FIREWALL É NA REALIDADE UM PODEROSO ROTEADOR INTERLIGANDO DUAS REDES E POSSUI PELO MENOR DUAS PLACAS DE REDE DE UM LADO A REDE É PÚBLICA (INSEGURA) E DE OUTRO A REDE É PRIVADA (SEGURA) FIREWALL FUNCIONA ANALISANDO CABEÇALHO DOS PACOTES UTILIZANDO “REGRAS”. SE O PACOTE NÃO SE ENQUADRAR EM NENHUMA REGRA, O FIREWALL PODE TOMAR DUAS DECISÕES: RECUSAR O RECEBIMENTO (DENY) OU DESCARTÁ-LO (DROP)

ESQUEMA BÁSICO DE IMPLANTAÇÃO DE UM “FIREWALL” ESQUEMA BÁSICO DE LIGAÇÃO DE UM FIREWALL PROTEGENDO UMA REDE CONECTADA À INTERNET

ESQUEMA EMPREGANDO UM “FIREWALL” E UM ROTEADOR PARA CONECTAR UMA REDE À INTERNET É MELHOR OPTAR POR ESTA CONFIGURAÇÃO, TENDO-SE UM ROTEADOR NA FRENTE E DEIXAR QUE O FIREWALL FAÇA APENAS O SEU TRABALHO DE FILTRAGEM DE PACOTES

ESQUEMA COM O SERVIDOR WEB FORA DA ZONA DE PROTEÇÃO DO FIREWALL A FUNÇÃO ORIGINAL DO FIREWALL ERA A DE ISOLAR COMPLETAMENTE A SUA REDE DA INTERNET. ESTE CONCEITO MUDOU. A CONFIGURAÇÃO COMEÇOU A TRAZER PROBLEMAS QUANDO EMPRESAS QUISERAM COLOCAR SERVIDORES WEB PARA DISPONIBILIZAR PÁGINAS WWW A SEUS VISITANTES UM HACKER QUE INVADISSE UM SERVIDOR WEB NA REDE INTERNA PODERIA CAUSAR DANOS NA REDE DA EMPRESA. ASSIM, SURGIU A SOLUÇÃO AO LADO. O SERVIDOR WEB FICA FORA DA ZONA DE PROTEÇÃO DO FIREWALL

ESQUEMA COM O SERVIDOR WEB FORA DA ZONA DE PROTEÇÃO DO FIREWALL, MAS COM O SERVIDOR DE BD WEB DENTRO A SOLUÇÃO COM O SERVIDOR WEB FORA DA ZONA DE PROTEÇÃO IMPEDIA QUE UM HACKER TOMASSE AÇÕES DESTRUTIVAS NA REDE INTERNA. NO PRINCÍPIO AS INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS NÃO TINHAM GRANDE IMPORTÂNCIA. NO ENTANTO, ESTE QUADRO MUDOU. A QTDE DE HACKERS AUMENTOU E AS INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS NA WEB CRESCERAM EM IMPORTÂNCIA A SOLUÇÃO APONTOU PARA O ESQUEMA AO LADO, COLOCANDO O BD NA REDE INTERNA E ABRINDO UMA REGRA NO FIREWALL PERMITINDO QUE O SERVIDOR WEB ACESSASSE ESTE BD. É SOLUÇÃO SEGURA ? NÃO.

QUAL A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ? É SEPARAR O SERVIDOR DE BD DA REDE INTERNA, SEM COLOCÁ-LO NA REDE EXTERNA E, AO MESMO TEMPO, AUMENTAR A SEGURANÇA DO SERVIDOR WEB. COMO FAZER ISSO ? A MELHOR MANEIRA É CRIAR UMA REDE INTERMEDIÁRIA, ENTRE A REDE INTERNA E A EXTERNA --- ZONA DESMILITARIZADA --- DMZ (“DEMILITARIZED ZONE NETWORK”)

ZONA DESMILITARIZADA --- DMZ (“DEMILITARIZED ZONE NETWORK”) - FALHA) REQUER DOIS FIREWALLs. ENTRE ELES FICA A DMZ, ABRIGANDO OS SERVIDORES WEB E DE BD NO FIREWALL 1, SÃO CRIADAS REGRAS PERMITINDO ACESSO AO SERVIDOR WEB E BLOQUEANDO O ACESSO A TUDO O MAIS. O FIREWALL 2 TEM A FUNÇÃO DE BLOQUEAR O ACESSO À REDE INTERNA. AGORA TUDO ESTAVA PROTEGIDO, O ACESSO À REDE INTERNA NEGADO, MAS SE UM HACKER OBTÉM ACESSO AO SERVIDOR WEB TAMBÉM ACESSA O BD QUEM DESEJA ACESSO À REDE INTERNA SE JÁ TEM ACESSO AO BD DE UM HOME BANKING (POR EXEMPLO) ?

ZONA DESMILITARIZADA --- DMZ (“DEMILITARIZED ZONE NETWORK”) - SOLUÇÃO PARA A FALHA) OCORRERAM PROBLEMAS EM BANCOS. A SOLUÇÃO ESTÁ INDICADA NA FIGURA AGORA APENAS O SERVIDOR WEB ESTÁ NA DMZ. O FIREWALL 2 (INTERNO) PERMITE APENAS O ACESSO NECESSÁRIO AO BD, EVITANDO MUITAS DAS ALTERAÇÕES QUE UM ACESSO TOTAL À MÁQUINA ONDE ESTÁ O SERVIDOR PERMITIRIA