Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

HÉLADE GRÉCIA ANTIGA.
A GRÉCIA ANTIGA.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
GRÉCIA ANTIGA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros.
A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o “governo.
Cidades- estados gregas
Grécia – período clássico.
A Civilização Grega ou Helênica
Prof. Everton da Silva Correa
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
História Grécia Antiga II.
ATENAS.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
BATALHAS GREGAS.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Atenas (nos dias de hoje)
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica
GRÉCIA.
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
ANTIGUIDADE CLÁSSICA: GRÉCIA
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Professor: Geraldo M. Modesto
Transcrição da apresentação:

Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas Objetivo da aula: Compreender a evolução política, econômica e social de Atenas desde sua origem à formação da Democracia.

ATENAS: descendentes dos Jônios, situada da península da Ática , banhada pelo Egeu, desenvolveu um comércio marítimo forte

Atenas: A democracia escravista -> Séc. X a.C: Formação de Atenas enquanto Cidade-Estado -> Séc. IX ao VI a.C: Governo Aristocrático (Eupátridas) A composição social de Atenas Eupátridas Bem nascidos: grandes proprietários de terras Georgoi Pequenos proprietários (terras pouco férteis) Demiurgos Artesãos: homens livres Thetas Camada marginal da sociedade Escravos Eram escravos por condição de dívidas

Organização Política Primitiva da Atenas MONARQUIA HEREDITÁRIA BASILEU (REI): PODER POLÍTICO, MILITAR E RELIGIOSO PODER DO BASILEU: CONTROLADO POR UM CONSELHO DE ARISTOCRATAS (EUPÁTRIDAS) QUE FORMAVA O AREÓPAGO AOS POUCOS OS BASILEUS FORAM PERDENDO PODER PARA A ARISTOCRACIA QUE IMPÔS A OLIGARQUIA COMO FORMA DE GOVERNO GOVERNO OLIGÁRQUICO: EXERCIDO PELO ARCONTADO (ASSEMBLEIA DE NOBRES) COM APOIO DO AREÓPAGO. O ANTIGO REI (BASILEU) FICOU APENAS COM A FUNÇÃO RELIGIOSA

A EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ATENAS 2ª DIÁSPORA -> COLONIZAÇÃO DE NOVOS TERRITÓRIOS PARTIDO POPULAR REIVINDICAVA REFORMAS: QUERIAM LEIS ESCRITAS; B) FIM DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS; C) DIREITO DE PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA ATENAS TRANSFORMA-SE NUM GRANDE CENTRO COMERCIAL FORMAÇÃO DE NOVAS CLASSES SOCIAIS OPUSERAM-SE AO REGIME OLIGÁRQUICO. FORMAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS . FORTE CRISE POLÍTICA.

OS LEGISLADORES ATENIENSES Surgimento dos LEGISLADORES com o objetivo de solucionar a crise em ATENAS DEVIDO À CRISE POLÍTICA A OLIGARQUIA FOI OBRIGADA A FAZER ALGUMAS CONCESSÕES Sólon: (638 a.C. – 558 a.C.) estabeleceu uma legislação igualitária, base da democracia grega; Redistribuição de riquezas da cidade-estado, chegando mesmo a esboçar um princípio de reforma agrária em Atenas. Proibiu a escravidão por dívidas, salvaguardando as liberdades individuais dos cidadãos. Mantendo embora quatro classes sociais distintas de acordo com sua contribuição em impostos para a cidade-estado, estabeleceu as bases do que seria a ÁGORA ateniense criando o primeiro conselho (boulé) composto por 400 membros das diversas classes sociais. Estimulou o desenvolvimento econômico de Atenas através de leis que unificavam sistemas de pesos e medidas, além de reformar o sistema monetário. Drácon (~ 660 - 600 a. C.): Criou um sistema de leis extremamente rígido. Seu código de leis não permitia mais que os Eupátridas interpretassem as leis da forma que lhes interessavam; Estabeleceu a pena de morte tanto para furtos como para assassinatos.

HÍPIAS e HIPARCO (filhos de Psístrato) AS TIRANIAS SÓLON NÃO CONSEGUIU CONTENTAR TODAS AS REIVINDICAÇÕES POPULARES NEM ATENDER À CONSERVADORA ARISTOCRACIA EUPÁTRIDA CRISE POLÍTICA FEZ SURGIR OS TIRANOS (Tomava o poder por meio de golpes) PSÍSTRATO (560 a 527 a.C) Construiu obras públicas; Estimulou o comércio; Determinou a participação dos cidadãos em assembleias e tribunais HÍPIAS e HIPARCO (filhos de Psístrato) Governo moderado Hiparco assassinado, Hípias assume o poder e persegue os aristocratas Aristocracia reage e expulsa Hípias 508 a.C: assume o governo ISÁGORAS. Restaurou privilégios da aristocracia. Revolta das classes populares.

Democracia grega (Atenas): A criação de Clístenes Criada por Clístenes; Possuia direitos políticos: Homens nascidos em Atenas. Mulheres, Escravos e os Metecos (estrangeiros) não tinham tal direito. Teve o apogeu no séc. V a.C com Péricles.

AULA 4: HG – PERÍODOS CLÁSSICO E HELENÍSTICO OBJETIVOS DA AULA: COMPREENDER O PERÍODO CLÁSSICO GREGO A PARTIR DAS GUERRAS MÉDICAS E A GUERRA DO PELOPONESO; COMPREENDER A FORMAÇÃO DA DEMOCRACIA GREGA E A CULTURA DO SÉCULO DE OURO; COMPREENDER O PERÍODO HELENÍSTICO A PARTIR DAS CONQUISTAS DE ALEXANDRE MAGNO

CLÁSSICO (VI a.C ao IV a.C) Democracia (Clístenes – séc. VI a.C). Guerras Médicas ou Greco-pérsicas (490 a 479 a.C) Século V a.C – Séc. de ouro, ou de Péricles. A Guerra do Pelonopeso

Guerras Médicas (490-479 a.C) Formação da Liga de Delos (sob liderança de Esparta e Atenas) 1ª Batalha (490 a.C) Dario invade a planície de Maratona. Os gregos saem vencedores. 2ª Batalha (Termópilas) 480 a.C) Xerxes invade cidades gregas. Atenas é incendiada. Salamina (Temístocles vence) 3ª Batalha (479 a.C) : Pausânias (gen. Espartano) vence os persas.

Democracia grega (Atenas): A criação de Clístenes Criada por Clístenes; Possuia direitos políticos: Homens nascidos em Atenas. Mulheres, Escravos e os Metecos (estrangeiros) não tinham tal direito. Teve o apogeu no séc. V a.C com Péricles.

O Século de Ouro; O século de Péricles (séc. V a.C) Péricles (490 a 429 a.C) – considerado o maior estadista do seu tempo. Fez inovações na Democracia ateniense; Impulsionou o desenvolvimento intelectual (Filosofia, Artes, Literatura) Fez obras públicas como o Partenon.

GUERRA DO PELOPONESO (431 – 404 a.C) Conflito entre Atenas (Liga de Delos) contra Esparta (Liga do Peloponeso). 431 a 421 a.C – Região da Ática foi destruída. Trégua entre as Ligas. 404 a.C: Derrota final da Liga de Delos. Atenas perdeu frotas e possessões marítimas, Criação do Governo dos Trinta tiranos. Fim da Democracia. Inicio da supremacia espartana. 371 a.C: Batalha de Leuctras. General tebano Epaminondas derrota os espartanos. 338 a.C: Tropas de Alexandre Magno vence as cidades-Estado gregas na Batalha de Queroneia.