Prof. Diogo Nunes de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Protocolos de Comunicação
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Tele-Processamento e Redes (Redes de Computadores) Prof. Fábio Moreira Costa Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Curso de Ciência da.
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Open Systems Interconnection
Comutação Comutação ou chaveamento em uma rede de comunicação refere-se a alocação de recursos da rede (meios de transmissão e equipamentos) para a envio.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Modelos de Referência.
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
Software de Rede Willamys Araújo.
Modelo de referência OSI
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Redes ATM Ana Lúcia Lima Marreiros
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
MODELO OSI CAMADAS FUNCIONAMENTO
SISTEMAS DE REDES 1 MODELO OSI CAMADAS FUNCIONAMENTO SR1 FAETEC.
Redes de Computadores.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
ARQUITECTURA TCP/IP.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
MODELOS OSI. Introdução Permite a interconexão de sistemas abertos. Desenvolvido pela ISSO (International Organization for Standardization) Fornece um.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Comunicação.
Proposta para Gerenciamento de Conexões em Redes ATM
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
CAMADA DE SESSÃO FORNECE OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA QUE AS CAMADAS SUPERIORES POSSAM ORGANIZAR, SINCRONIZAR E GERENCIAR SUAS TROCAS DE DADOS.
Sistemas Distribuídos
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Infraestrutura de Redes
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Modelo OSI.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 10/02/2010.
1 Arquiteturas e Modelos de Referência Arquiteturas e Modelos de Referência.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Senac RN Alunos: Mikaelson dos Santos Adrielly Silvestre Pedro caio
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
REDES DE COMPUTADORES Camada de sessão, apresentação e aplicação
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Modelo OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Prof. Diogo Nunes de Oliveira AULA 01 INTRODUÇÃO Prof. Diogo Nunes de Oliveira Here comes your footer

As organizações internacionais As organizações internacionais importantes para o tópico de redes de computadores são: ISO (International Organization for Standardization) IEC (International Electrotechnical Commission) ITU-T (International Telecommunications Union) : Responsável final pelas recomendações sobre as RDSI (Redes Digitais de Serviços Integrados, no inglês ISDN). CCIR (Comité Consultatif Internationale des Radiocommunications).

As organizações internacionais JTC 1 (Joint Technical Committee 1) : Responsável final pela padronização de LANs e MANs. IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineering) : Importante na definição de padrões para redes locais de computadores, que submete suas propostas através da ANSI. ANSI : É um dos órgãos mais importantes no estudo de redes. O instituto é estruturado em campos técnicos independentes, denominados ASCs (Accredited Standards Commitees).

As camadas do protocolo OSI

As camadas do protocolo OSI Nível Físico - Fornece características mecânicas, elétricas e funcionais para habilitar, manter e desabilitar conexões em entidades de nível de enlace; Nível de Enlace - Detecta e corrige erros que possam ocorrer no nível físico. Faz controle de fluxo para evitar que o receptor receba mais dados do que possa processar. Nível de Rede - Fornece ao nível de transporte uma independência quanto a considerações de chaveamento e roteamento associadas ao estabelecimento e operação de uma conexão em rede.

As camadas do protocolo OSI Nível de Transporte - É a garantia de que um pacote chegue ao seu destino, isolando os níveis superiores para a transmissão de rede. Possui três importantes funções: Multiplexação, Splitting e Controle de Fluxo. Nível de Sessão - Permite estruturar os circuitos oferecidos pelo nível de transporte. Fornece serviços como Token, controle de diálogo e gerenciamento de atividades.

As camadas do protocolo OSI Nível de Apresentação - Sua função é de realizar transformações adequadas, antes de seu envio ao nível de sessão. Faz criptografia, conversão de padrões de terminais e arquivos para padrão de rede e vice versa, transformação e formatação de dados, seleção de sintaxes e estabelecimento de manutenção de conexões de aplicação. Nível de aplicação - São definidas funções de gerenciamento e mecanismos genéricos que servem de suporte a aplicações distribuídas.

Evolução dos protocolos de Comunicação

Evolução dos protocolos de Comunicação

Evolução dos protocolos de Comunicação

Funções dos protocolos Através do protocolo, as fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento, componentes da troca de informações são sistematizadas. O protocolo desempenha as seguintes funções: Definição das unidades a serem trocadas entre as partes comunicantes; Definição do formato destas unidades; Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem; Numeração e seqüência: individualização de cada mensagem através de número seqüencial; Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino;

Funções dos protocolos O protocolo desempenha as seguintes funções (cont...): Confirmação de recebimento: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem enviado; Controle de erro: detecção e correção de erros; Retransmissão: repetição da mensagem enviada a cada recepção incorreta; Conversão de código: adequação do código às características do destinatário; Controle de fluxo: manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis;

Demanda por mais banda na Evolução das aplicações Como a evolução das aplicações demandam uma evolução tecnológica do hardware das estações de trabalho; Novas aplicações em rede, bem como a evolução de sistemas mais antigos feitos para funcionamento em rede; Geram uma necessidade cada vez maior de banda passante de rede para poderem funcionar a contento.

Demanda por mais banda na Evolução das aplicações Como alguns exemplos, temos sistemas de engenharia e modelagem científica, transferência eletrônica de documentos (EDI), Intranet, Backup em rede, Vídeo Conferência, Jogos, etc. Alguns destes sistemas e tecnologias são relativamente recentes e, dependendo da configuração dos sistemas e do seu tamanho, não podem funcionar a contento em redes de 10,16 Mbits/s ou até mesmo e 100 Mbits/s.

Atividade Pesquisar na internet e listar 5 (cinco) exemplos de sistemas que consomem alta banda de comunicação de dados Atividade: 10 minutos

Dúvidas