Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas jrd@cin.ufpe.br Orientador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Igor Cavalcanti Ramos José Francisco Pereira {icr2,
Banco de Brasília S.A. Edmilson Gama 18 de agosto de 2011.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Gestão e Governança de TI Parte 06
WorkShop Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas.
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Sistemas Operacionais
HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado Alexandre Martins Consultor de Negócios.
Uma Arquitetura para Suporte ao Compartilhamento do Conhecimento Clínico em Sistemas PEP Integrados a Sistemas SAD Daniel Facciolo Pires Faculdades COC.
Cloud Empresarial para o SAP
Trabalho de Graduação (TG)
Cloud Computing. Jorge Luiz Taioque Gerente de Técnologia (Grupo LPNet) Bacharelado em Sistemas de Informação Mestrado em Ciência da Computação.
Planejamento do Posicionamento de Leitores e Etiquetas de Referência em Sistemas de Localização RFID SBRC – WGRS 2011 Bruno Almeida da Silva Paulo André.
Autores Vanessa Gomes de Lima Ana Carolina Salgado 17/10/2012
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Monitoramento de Redes
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
Workshop Modcs Evaluating Coffee Manufacturing Using Stochastic Petri Net Lubnnia Morais Orientador: Eduardo Tavares
Infraestrutura para otimização de consultas DNS
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
Orientando Anderson Orientador Eduardo Tavares
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
SECOP - Utilização de Redes Privadas, Públicas e Híbridas no âmbito de Governo. Rafael Kremer Gerente de Tecnologia e Infraestrutura
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Sistemas de informação para processos produtivos
Padrões de Arquitetura
Avaliação de Desempenho UFABC Pós-graduação em Engenharia da Informação Professor: Carlos Alberto Kamienski ( ) Santo André, Fevereiro.
PROJETO CAPIVARI ACIC - GEMB
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Otimização de trade-offs no gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes Gabriel Alves Jr. Orientador: Dr. Paulo Maciel Co-Orientador:
Gestão de Projetos de Software
Modelos associados a Políticas de Escalonamento para Avaliação de Desempenho de Serviços em Nuvem Aluna: Ahyalla Riceli Orientador: Eduardo Tavares.
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Planejamento de Capacidade e Resolução de Problemas
Integração.
Arquitetura de Nuvem Dr Manoel Veras
Infraestrutura de Redes
<< Título do Projeto >>
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Avaliação de Desempenho em Ambientes de Mobile Cloud Computing Danilo Oliveira Paulo Maciel Nelson Rosa.
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Sistemas Multimídia Distribuídos Projeto Carlos A. G. Ferraz
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Modelagem e Análise de Dependabilidade de um serviço de VoD streaming na nuvem Aluno: Jamilson Dantas Orientador: Prof. Paulo Maciel.
SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA CORPORATIVO FACULDADES SENAC PELOTAS – REDES DE COMPUTADORES.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA CORPORATIVO FACULDADES SENAC PELOTAS – REDES DE COMPUTADORES.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Transcrição da apresentação:

Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas jrd@cin.ufpe.br Orientador: Paulo Romero Martins Maciel

Agenda Motivação Objetivos Modelo SPN inicial Estudo de Caso Considerações Finais

Motivação Um fato (Considerando a América do Norte) Tráfico 2013 Upstream Downstream Classificação Aplicação % 1 BitTorrent 34.81 Netflix 32.25 2 HTTP 7.53 YouTube 17.11 3 SSL 5.81 11.11 4 5.38 5.57 5 Skype 4.88 MPEG 2.58

Motivação Streaming de áudio e vídeo. Tráfego na Rede Transcodificar Impacto no desempenho e confiabilidade do serviço Cloud computing Tipos de VMs; Processo de instanciação; E políticas de auto-scaling Definir os níveis de serviço que uma aplicação de video streaming proverá, e formas de melhorá-los, é uma tarefa crítica e não-trivial, devido a vários fatores que podem impactar o desempenho e a confiabilidade do serviço.

Objetivos Investigar e Desenvolver formas para quantificar o impacto no desempenho de servidores de video streaming em uma infraestrutura de cloud computing. Definir os níveis de serviço que uma aplicação de video streaming proverá, e formas de melhorá-los, é uma tarefa crítica e não-trivial, devido a vários fatores que podem impactar o desempenho e a confiabilidade do serviço. Dentre os fatores relacionados ao desempenho estão: algoritmos de compressão do vídeo, largura de banda da rede, jitter (variação da latência) e capacidade de atender requisições de múltiplos clientes. Quando a infraestrutura computacional é baseada na virtualização de servidores, outros fatores somam-se aos anteriores, tais como: tipos de máquinas virtuais utilizadas, processo de instanciação de novas máquinas virtuais e políticas de auto-scaling, que servirão para expandir ou reduzir a quantidade de servidores virtuais em execução de acordo com a demanda.

Principais diferenciais: Objetivos Principais diferenciais: Conjunto de modelos que visam quantificar o impacto de desempenho em serviços de streaming de vídeo. Identificar o impacto em diferentes cenários em um ambiente de nuvem. Mensurar a influência da transcodificação de vídeos na disponibilidade e desempenho em cloud.

Streaming Server

Métricas Estudo de Caso Pacotes perdidos Avg. Pacotes recebidos pelo cliente Avg. Pacotes por segundo Confiabilidade do serviço

Modelo  

Immediate Transitions Modelo Parâmetros de entrada Realizando um total de 5 medições com 2 formatos de vídeos distintos (MP4 e MPG). Immediate Transitions Label Weight (%) Priority Guard Function pkt_err MP4 – 0.0359 MPG - 0.0207 1 --- sent_pkt MP4 – 0.9641 MPG - 0.9793 loss #CAPACITY=0

Deterministic Transitions Modelo Parâmetros de entrada Realizando um total de 5 medições com 2 formatos de vídeos distintos (MP4 e MPG). Deterministic Transitions Label Delay (ms) pkt_to_fly MP4 – 9.8719 MPG – 8.1573 net_lat 26

Resultados

Resultados

Estudos em andamento Sofisticação do modelo SPN, implementando quantidade de usuários requisitando o mesmo vídeo. Dependabilidade Impactos (na cloud) Sugestão de melhorias

Estudos em andamento

Estudos em andamento Como utilizar, da melhor forma, a computação em nuvem no processo de transcodificação de vídeos. Auto Scaling

Obrigado