Aula – 23/10/12 – Redes de Computadores e Telecom

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Redes de computadores I
Protocolos de Comunicação
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Modelos de Referência.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Software de Rede Willamys Araújo.
REDES DE COMPUTADORES II
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 3
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Uma descrição detalhada da rede
Equipamentos de Redes Aula 3
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Redes de Computadores.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Aula – 23 e 30/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Dispositivos de interligação
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Redes de Computadores.
Equipamentos de Redes Aula 4
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Rede de Computadores (REC)
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
TCP/IP.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Modelo OSI.
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Equipamentos de interligação de redes
Modelo OSI.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Aula – 23/10/12 – Redes de Computadores e Telecom

Exercícios (23.10.12) 1- O que são os Serviços de Radiodifusão? 2- Quais são os Tipos de Serviço de Radiodifusão? 3- O que é cabeamento estruturado? 4- Quais são as características de uma Rede Estruturada? 5- Quais as principais vantagens oferecidas por um Cabeamento Estruturado? 6- Porque devemos usar um Cabeamento Estruturado?. 7- Cite as Organizações que desenvolveram normas para a padronização do Cabeamento Estruturado. 8- Quais são as normas mais comuns desenvolvidas?

Modelo de Referência-OSI Quando as redes de computadores surgiram, as soluções eram, namaioria das vezes, proprietárias, isto é uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes. Dessa forma um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. Este modelo é dividido em camadas hierárquicas onde cada camada usa as funções da própria camada ou da camada anterior. Ao passar por cada uma dessas camadas são acopladas aos pacotes de dados informações de endereçamento, para que os pacotes de dados cheguem a seu destinatário com segurança.

Modelo de Referência-OSI

Modelo de Referência-OSI

1- Camada Física Sua função é lidar com a transmissão pura de bits, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de transmissão, comprimento máximo, construção dos conectores É responsável da transferência de bits num circuito de comunicação. Os dispositivos que operam nesta camada incluem: placas de rede, hubs, repetidores. Para isto, as questões a serem resolvidas neste nível são do tipo: Os modos de representação dos bits 0 e 1 de maneira a evitar ambigüidades ou confusões (valor da tensão em volts para a representação dos valores 0 e 1 dos bits, duração de cada sinal representando um bit, a codificação dos sinais, etc...); Os tipos de conectores a serem utilizados nas ligações (número de pinos utilizado, as funções associadas a cada pino, ...); Modo de transmissão adotado (unidirecional, bidirecional, ...); Modo de conexão adotado (ponto-a-ponto, multiponto, ...); Modo de tratamento dos erros (detecção, tratamento, etc...).

1- Camada Física Os equipamentos, protocolos e dispositivos utilizados nesta camada são: Modem - É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.[ RDSI ( Rede Digital de Sinais Integrados) – tecnologia de par metálico para transmissão de sibais digitais RS-232 - é um padrão para troca serial de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio USB (Universal Serial Bus ) é um tipo de conexão "ligar e usar” (plug & play) que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

2- Camada de Enlace de Dados Tem por função principal a transformação do meio de comunicação "bruto" em uma linha livre de erros de transmissão para a camada de Rede. Ela efetua esta função através do fracionamento das mensagens recebidas do emissor em unidades de dados denominadas quadros, que correspondem a algumas centenas de bytes. Estesquadros são transmitidos seqüencialmente e vão gerar quadros de reconhecimento enviados pelo receptor. Esta camada é responsável pela detecção e possível correção de erros que possam acontecer no nível físico. Também é responsável pela transmissão e recepção de quadros e pelo controle de fluxo. Para que isso seja possível ela usa o endereço físico que existe em cada placa de rede A camada de enlace é responsável por todo o processo de comutação. Após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dado, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo

2- Camada de Enlace de Dados Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. Exemplo de protocolos nesta camada: PPP (Poit-to-Point Protocol), LAPB (Link Access Procedure Balanced) (do X.25),NetBios (Network Basic Input/Output System). Em redes do padrão IEEE 802 (uma colecção de standards que especificam as camadas física e a sub-camada MAC (Media Access Protocol) da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN). E outras não IEEE 802 como a FDDI (Fiber Distributed Data Interface) , esta camada é dividida em outras duas camadas: Controle de ligação lógica (LLC), que fornece uma interface para camada superior (rede), e controle de acesso ao meio físico (MAC), que acessa diretamente o meio físico e controla a transmissão de dados. As redes sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. Atualmente, são o padrão de facto em conectividade sem fio para redes locais

3- Camada de Rede A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes. Ela é quem faz a conversão dos endereços físicos em endereços lógicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades. São funções desta camada o encaminhamento, endereçamento, interconexão de redes, tratamento de erros, fragmentação de pacotes, controle de congestionamento e sequenciamento de pacotes Ela deve, finalmente, resolver todos os problemas relacionados à interconexão de redes heterogêneas, particularmente: incompatibilidades no endereçamento; incoerências em relação aos tamanhos das mensagens A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como o estabelecimento das rotas

3- Camada de Rede Exemplo de protocolos de endereçamento lógico são o IP (Internet Protocol) IPX (Internetwork Packet Exchange) IPX (Internetwork Packet Exchange) O IPX é um protocolo não orientado a conexão, ou seja, quando um processo que esta sendo executado em um nó da rede deseja comunicar-se com outro processo em outro nó da rede, nenhuma conexão entre os dois nodos é estabelecida. Desta forma, os pacotes IPX contendo dados são endereçados e enviados para o destinatário, sem nenhuma garantia ou verificação do sucesso na comunicação. A segurança na troca de pacotes é de responsabilidade dos protocolos implementados acima do IPX. As tarefas realizadas pelo protocolo IPX incluem endereçamento e roteamento possibilitando assim a movimentação de pacotes de dados entre nodos da rede. O protocolo IPX define esquemas de endereçamento inter-redes e intra-nós, confiando ao hardware da rede a definição do endereçamento dos nós.