CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Advertisements

CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Um programa em C Bibliotecas Variáveis globais
Estruturas de Repetição
Linguagem de Programação IV
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 7 (19/05) Universidade Federal do Vale do São.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Introdução à Programação
Linguagem C Estruturas de Controle de Fluxos
Linguagem C LPG-I – Estruturas de Repetição Prof. Flavio Marcello
LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo II Confecção de Tabelas.
LINGUAGEM C Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Professor: Lafayette B. Melo.
Linguagem C Funções.
Vetores, Matrizes e Funções
Vetores, Matrizes e Funções
Estruturas de Repetição
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Armazenamento de Dados em Arquivos
Matrizes e Funções - Continuação
Slides: Prof. SIMÃO Revisão: Prof. João Fabro
Slides: Prof. João Fabro UTFPR - Curitiba
Revisão da Linguagem C.
Rodrigo Cristiano Silva
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Informática e Computação Estrutura de Repetição aula 13
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Linguagem de Programação I Parte II
Construção de Algoritmos AULA 03
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 4.
Programação II Estruturas de Dados Aula 02 - continuação
Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Introdução à Programação de Computadores
Aula 6 - Estruturas de Controle
Algoritmo e Programação
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014
APRENDER A APRENDER deve ser nossa meta. Comandos de Controle de Programa Comandos de Seleção Prof. Me. Jeime Nunes.
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
Introdução à Linguagem C
Capítulo IV – Comandos de Controle de Fluxo 4.1 – Comandos compostos 4.2 – Comandos condicionais 4.3 – Expressões condicionais 4.4 – Comandos repetitivos.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo IV Comandos de Controle de Fluxo.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo VI Desenhos e Animação.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo VII Variáveis Indexadas Numéricas.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo I Comandos Simples e Repetições.
Prof. Alessandro Gonçalves
Aula 5 - Exercícios Prof. Leandro M. Almeida.
Revisão Luis Antonio Tavares
Comando de Seleção switch
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo III Comandos de Controle.
Programação de Computadores I – Arquivos
CES-41 COMPILADORES Aulas Práticas
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo IX Subprogramação e Recursividade.
Introdução a Programação
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo X Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015 Disciplina de Linguagem de Programação e Aplicações [ Eng. Elétrica / Eletrônica ] 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo.
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula 1.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Linguagem C – Comandos if-else-if e Switch Márcia Marra.
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C”
Fundamentos de Programação 1 Slides 19 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Arquivos Binários”.
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C”
1Unidade 04 – Estruturas de Repetição Algoritmos e Linguagens de Programação Estruturas de Repetição Prof.: Guilherme Baião S. Silva
1 CCO 016 FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Edison Oliveira de Jesus.
Fundamentos de Programação 1 Slides 21 Prof.ª Fabiany e Prof. SIMÃO Linguagem C “Lista Encadeada”.
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C” 1.
Fundamentos de Programação1
Transcrição da apresentação:

CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo IV Fluxogramas

Fluxogramas foram usados para descrever comandos condicionais e repetitivos: Condição V F Comandos 1 Condição V F Comandos if (Condição) Comandos 1 else Comandos 2 if (Condição) Comandos do Comandos while (Condição); Comandos Condição V F Comandos Condição V F while (Condição) Comandos Dentro dos comandos: variável = expressão; scanf (--------); printf (--------); Condicionais e repetitivos

Fluxogramas podem ser considerados como uma linguagem para descrição de algoritmos Uma vez escrito o fluxograma, ele então é traduzido para uma linguagem de programação

Exemplo: fluxograma para inverter os dígitos de um número Método: ilustrado com a inversão do número 48728 para 82784 48728 num aux 48728  10 8 4872  10 2 487  10 7 48  10 inv 8 4  10 * 10 + 8 4 8 * 10 + 2 aux 82 * 10 + 7 827 * 10 + 8 aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } 8278 * 10 + 4 inv 82784

Fluxograma: aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } ← : sinal de atribuição

#include <stdio.h> - Usa scanf e printf #include <stdlib.h> - Usa system para encerrar int main () { - - - } Tradução do fluxograma para a Linguagem C Copiar para salvar e executar posteriormente

int num, aux, inv; char c, lixo; printf ("INVERSAO DE NUMEROS:"); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); if, if-else, while ou do-while? Detalhes da manipulação do buffer do teclado não precisam aparecer no fluxograma No escopo de main

int num, aux, inv; char c, lixo; printf ("INVERSAO DE NUMEROS:"); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); do - - - - - - - - while (- - - - -); while (- - - - -) { - - - - - } printf ("\n\n"); system ("pause"); return 0; if, if-else, while ou do-while? if, if-else, while ou do-while?

int num, aux, inv; char c, lixo; printf ("INVERSAO DE NUMEROS:"); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); do scanf ("%c%c", &c, &lixo); while (c != 's' && c != 'n' && c != 'S' && c != 'N'); while (- - - - -) { - - - - - } printf ("\n\n"); system ("pause"); return 0;

int num, aux, inv; char c, lixo; printf ("INVERSAO DE NUMEROS:"); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); do scanf ("%c%c", &c, &lixo); while (c != 's' && c != 'n' && c != 'S' && c != 'N'); while (- - - - -) { - - - - - } printf ("\n\n"); system ("pause"); return 0;

printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); while (c == 's' || c == 'S') { printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } - - - - - Feito anteriormente

while (c == 's' || c == 'S') { printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } - - - - -

printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); while (c == 's' || c == 'S') { printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } printf ("\n\t%d invertido torna-se %d", num, inv); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); do scanf ("%c%c", &c, &lixo); while (c != 's' && c != 'n' && c != 'S' && c != 'N'); Repetição de código anterior

Programa final Salvar e executar #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main () { int num, aux, inv; char c, lixo; printf ("INVERSAO DE NUMEROS:"); printf ("\n\nInverter numero? (s/n): "); do scanf ("%c%c", &c, &lixo); while (c != 's' && c != 'n' && c != 'S' && c != 'N'); while (c == 's' || c == 'S') { printf ("\n\tDigite o numero: "); scanf("%d%c", &num, &lixo); aux = num; inv = 0; while (aux != 0) { inv = 10 * inv + aux % 10; aux = aux/10; } printf ("\n\t%d invertido torna-se %d", num, inv); printf ("\n\n"); system ("pause"); return 0; Programa final Salvar e executar

Exercício: Escrever e executar um programa em C para o seguinte fluxograma destinado a calcular a soma dos dígitos ímpares de vários números positivos lidos: Todas as variáveis são inteiras O programa deve ser amigável É necessário discernir qual o comando correspondente a cada losango: if-sem-else if-else while do-while

Exercício 1 do Lab 4: fluxograma para encontrar os divisores de vários números lidos: Escrever e executar um programa para ele Cuidado para não confundir “=” com “==” Escolher o comando correto para cada estrutura com losango Esse comando não deve desobedecer ao fluxograma, mesmo que o programa funcione corretamente

Exercício 1 do Lab 4: fluxograma para encontrar os divisores de vários números lidos: No fluxograma não aparece o fechamento da tela Deixar a saída no vídeo com certa estética

Exercício 2 do Lab 4: fluxograma para encontrar os MMC’s de vários pares de números lidos Escrever e executar um programa para este fluxograma Valem os mesmos requisitos anteriores para escolher entre os comandos if-sem-else, if-else, while e do-while No fluxograma não aparece o fechamento da tela Deixar a saída no vídeo com certa estética