Aula 4 – Java – Prof. Marcelo Heitor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de Controle
Advertisements

Estruturas de Repetição
Programação Orientada a Objetos – Parte II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 7 (19/05) Universidade Federal do Vale do São.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Arrays Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas dos Profs.: Luciana Nedel, Júlio Machado e Bernardo Copstein) Arrays Exercícios.
Linguagem C Estruturas de Controle de Fluxos
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Laboratório de Programação de Computadores II 2S/2009.
Laboratório de Programação de Computadores II Aula 1 2S/2009.
Estrutura de decisão e repetição em JAVA
DESENVOLVIMENTO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
O Portal do Estudante de Computação
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Unidade I: “Dê um mergulho rápido”
Aula prática 4 Laços Monitoria de Introdução à Programação
Introdução à Programação Estruturas de Repetição
Material Didático Proposto
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 4.
Seminário 1: Revisão de C
Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo
Prof. Ricardo Santos PONTEIROS
Aula 3 Igor Ebrahim (ies) if669 - Introdução à Programação Monitoria de IP.
Linguagem de Programação JAVA
Módulo I Capítulo 4: Operador de Repetição
Campus de Caraguatatuba Licenciatura em Matemática Semestre de 2013
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
BC-0505 Processamento da Informação
Aula 2 Igor Ebrahim (ies) if669 - Introdução à Programação Monitoria de IP.
Programação I Aula 5 (Instruções de Repetição) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 24/3/2009.
Introdução à Linguagem C
Algoritmos Comandos de repetição.
JAVASCRIPT Tutorial Básico Aden Soares OBS: NÃO CONFUNDIR JAVASCRIPT COM JAVA ► O que é JavaScript? É uma linguagem de programação utilizada para.
Linguagens de Programação II
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 06) Prof. Alessandro Bernardo.
Linguagem C – Estrutura de Repetição
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Aula Prática 2 Monitoria IP/CC (~if669).
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 09) Prof. Alessandro Bernardo.
Aula Prática 5 Monitoria IP/CC (~if669). Roteiro 1. 1.Recursão 2. 2.Escopo de Variáveis 3. 3.Arrays 4. 4.Strings.
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
DSC/CCT/UFCG Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de.
Introdução a Programação
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
Fundamentos de Programação Aula 4. 2 Conteúdo Estruturas Básicas de Programação –Repetição, laço, loop ou iteração Exercícios.
Estruturas de repetição Fluxo de execução sem repetição.
Comandos de Repetição (While, Do..While e For)
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
1 Programação – JAVA Unidade 3 – Loops e Lógica Prof. Aparecido V. de Freitas Curso de Ciência da Computação.
Laço ou loop e repetição
CONDICIONAL IF Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
Algoritmos Aula 5 Estrutura de Decisão e Repetição. Prof. Luiz
Estrutura de Repetição
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Programação I Aula 06 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula 1.
1Unidade 04 – Estruturas de Repetição Algoritmos e Linguagens de Programação Estruturas de Repetição Prof.: Guilherme Baião S. Silva
Conteúdo de Laços de Repetição para os alunos do 7º ano EVL.
Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
Módulo I Capítulo 4: Operador de Repetição
LOOPS EM JAVA Prof. André Aparecido da Silva
Transcrição da apresentação:

Aula 4 – Java – Prof. Marcelo Heitor # Instruções de Repetição – Loops; # Princípios básicos de repetição controlada por contador e sentinela; # Formato geral das instruções de repetição; # Exemplos 1, 2 e 3; # Instruções break e continue; # Exemplos 4 e 5; # Exercícios; # Desafio: Grade de Notas;

Instruções de Repetição - Loops

→ Uma instrução de repetição (loop) permite especificar que um programa repita uma ação enquanto alguma condição satifaz uma expressão. Observe um pseudocódigo: Enquanto houver mais itens na minha lista de compras Compre o próximo item e risque-o da minha lista. → Um erro comum de programação, nas instruções de repetição, é não haver um trecho de código que torne a expressão que está sendo avaliada como condição que não mais satisfaz tal expressão. Isso é necessário para que o código não gere uma anomalia conhecida como: “loop infinito”. Por exemplo, no pseudocódigo acima, se não houvesse a parte que diz: “risque-o da minha lista”, os itens nunca seriam esgotados o que poderia levar à uma lista sem fim.

Em java, temos a disposição, 4 intruções de repetição: while (enquanto); do-while (faça-enquanto); for (para); * for each (Para cada, desde java 5); * Será visto quando estudarmos Arrays e Coleções;

Princípios básicos de repetição controlada por contador e sentinela

Repetições controladas requerem: → Uma variável de controle (contador do loop); → O valor inicial da variável; → O operador de incremento ou decremento; → A condição de continuação do loop;

Formato geral das instruções de repetição

→ Formato geral da instrução “while”; → Executada enquanto a “condiçãoDeContinuação” for satisfatória; → Frequentemente chamada de instrução por sentinela. inicialização; while ( condiçãoDeContinuação ) { instruções; incremento ou decremento; }

→ Formato geral da instrução “do while”; → Atua de forma similar ao “while”; → Entretanto, mesmo que a “condiçãoDeContinuação” não seja satisfatória, o loop será executado ao menos uma vez; → Frequentemente chamada de instrução por sentinela. inicialização; do { instruções; incremento ou decremento; } while ( condiçãoDeContinuação );

→ Formato geral da instrução “for”; → Sintaxe diferente das anteriores; → Frequentemente chamada de instrução por contador. for (inicialização; condiçãoDeContinuação; inc / dec) { instruções; } Atenção! inicialização → Ocorre apenas 1 vez; condiçãoDeContinuacao → Ocorre todas as vezes; inc / dec → Todas as vezes ao final do loop;

Exemplos 1, 2 e 3 – Contador de números de 1 até 10.

Exemplo 1: usando o loop “while”: public class LoopWhile { public static void main(String[] args) { int contador = 1; while (contador <= 10) { System.out.printf(" %d", contador); contador++; } Saida: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Exemplo 2: usando o loop “do while”: public class LoopDoWhile { public static void main(String[] args) { int contador = 1; do { System.out.printf(" %d", contador); contador++; } while (contador <= 10); } Saida: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Exemplo 3: usando o loop “for”: public class LoopFor { public static void main(String[] args) { for(int contador = 1; contador <= 10; contador++) { System.out.printf(" %d", contador); } Saida: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Instruções break e continue

A instrução “break”: → Executada nos loops ou até mesmo na instrução “switch”; → Ocasiona saida imediata da instrução; → Fluxo continua a partir da primeira linha de código após a instrução de controle. A instrução “continue”: → Usada em loops; → Força a interrupção do código indo para a próxima iteração;

Exemplos 4 e 5 – Usando break e continue

Exemplo 4: usando “break”: public class Break { public static void main(String[] args) { for (int i=1; i<=10; i++) { if (i = = 5) { break; } System.out.printf(" %d", i); System.out.println("\nUsado break..."); Saida: 1 2 3 4 Usado break...

Exemplo 5: usando “continue”: public class Continue { public static void main(String[] args) { for (int i=1; i<=10; i++) { if (i = = 5) { continue; } System.out.printf(" %d", i); System.out.println("\nUsado continue para pular a volta"); Saida: 1 2 3 4 6 7 8 9 10 Usado continue para pular a volta

Exercícios

1 – Construa um programa que receba um número inteiro e apresente como saida a tabuada de 1 … 10 desse número; Exemplo: 1 x 1 = 1 1 x 2 = 2 1 x 10 = 10

2 – Construa um programa que apresente na tela a tabuada de 1 … 10 do intervalo entre 1 e 10; Exemplo: 1 x 1 = 1 1 x 2 = 2 1 x 10 = 10 2 x 1 = 2 2 x 2 = 4 2 x 10 = 20 10 x 1 = 10 10 x 2 = 20 10 x 10 = 100

3 – Construa um programa que receba 100 números e imprima na tela apenas os números pares;

Desafio: Grade de Notas: Construa um programa que apresente na tela uma saída parecida como a que segue: Digite notas inteiras entre 0-100 Digite qualquer valor não inteiro para sair. 100 90 80 60 sair Relatório de Notas ---------------------------- Total de 4 notas digitadas foi 330 A média geral da turma foi 82,50 Número de estudantes por grade: Grade A (90 - 100): 2 Grade B (80 - 89): 1 Grade C (70 - 79): 0 Grade D (60 - 69): 1 Grade E (inferior 60): 0