Música....

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

As origens do mundo atual
A GEOGRAFIA DO PODER.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
GUERRA FRIA.
A Primeira Guerra Mundial
2a. Guerra Mundial Formação de alianças Aliados Inglaterra França
Socialismo.
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Infográfico - Muro de Berlim
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Elementos formação “sociologia” nazista:
Shows de Roger Waters no Brasil...4:12
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
(1919 – 1939)..
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
O Início do Socialismo Real
II Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
A Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
União Européia: Sonho ou Realidade
Da queda da monarquia à formação da URSS.
História “Guerra Fria”.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Luzia O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Gustavo Giuseppe Medeiros
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
GUERRA FRIA.
ESTADO SOCIAL.
Guerra Fria.
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
Pink_Floyd_-_Wish_You_Were_Here_Legendado...5:08
Após a 2GM Em 1949 Para em 1961 Construção do Muro de Berlim. Por que? O que foi a Cortina de Ferro? Expressão proferida por Churchill (primeiro.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Capitalismo versus Comunismo
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre...
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

Música...

Pink Floyd é uma das principais bandas de reflexão sobre o séc. XX Pink Floyd é uma das principais bandas de reflexão sobre o séc.XX. Entre os “clássicos” de maior sucesso de tal período, destaca-se “The Wall” lançado em novembro de 1979 (Dez anos antes do fim da Guerra Fria)... Indicações... http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/the-wall-412773.shtml

O filme começa com uma séria crítica aos governos totalitários dos anos 1930 que manipulavam as massas de jovens carentes pós I Guerra Mundial, aproveitando-se da carência da figura paterna e favorecendo o nazi-fascismo que levou o mundo á II Guerra Mundial... Vídeo ...8:38

a. (Enem) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime. b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos. c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir. d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras. e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

A respeito do nazismo é correto afirmar: (FGV b– MODELO ENEM) – “Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. ‘As grandes massas’, dizia ele, ‘têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca’. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, ‘nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade’”. (Lenharo, Alcir, Nazismo, “o triunfo da vontade”. 6.a ed., SP, Ática, 1998, p. 47-48.) A respeito do nazismo é correto afirmar: a) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda. b) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana. c) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha. d) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conse guiram manter-se a salvo das influências nazistas. e) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.

Após II Guerra Mundial, a Europa (principalmente a Inglaterra) não só perderam sua hegemonia, como passaram a se tornar centro da disputa entre as nova superpotências... 2:11

a. (Enem) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.   Essa divisão europeia ficou conhecida como a) Cortina de Ferro. b) Muro de Berlim. c) União Europeia. d) Convenção de Ramsar. e) Conferência de Estocolmo.

Com a Guerra Fria, a formação (educação) passou a atender aos objetivos “geopolíticos da bipolaridade” o que acabou gerando reações ...5:10

c. (Enem 2012) Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como ”Quando penso em revolução quero fazer amor“, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se a) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. b) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado. c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. d) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais. e) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

Conforme questão anterior... Período marcado pela... à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. Porém, também foi uma época de questionamento sobre a influência do “materialismo” sobre o relacionamento entre as pessoas...4:59

O Filme termina fazendo um julgamento sobre os resultados da bipolaridade e as consequências de tal período...

b. (Ufrrj) Leia o texto a seguir. As Revoluções que transformaram a Europa nos três últimos meses de 1989 foram aquele tipo de evento muito raro, de evento que realmente abala o mundo. Os esforços para captar a escala desses acontecimentos há muito se transformaram em lugares-comuns. O terremoto ocorrido no leste, porém, representa mais do que o colapso de seis regimes (Polônia, Hungria, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia e Romênia) ou a consequente reorganização do sistema estatal internacional. CALLINICOS, A. "A Vingança da História: O Marxismo e as Revoluções do Leste Europeu." Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. Em relação ao processo de desconstituição da União Soviética e do Bloco Socialista, é correto afirmar que a) o Golpe de Estado que dissolveu a União Soviética em 1987, comandado pelo então presidente da Rússia, Boris Yeltsin, desencadeou uma reação em cadeia na qual foram caindo, um a um, os regimes socialistas da Europa do Leste, encerrando-se o processo com a famosa queda do Muro de Berlim. b) o colapso do Bloco Socialista foi um processo originado nas reformas levadas a cabo na própria União Soviética, através das políticas conhecidas como Glasnost e Perestroika, adotadas a partir de meados dos anos de 1980. c) a desintegração das assim chamadas "democracias populares" foi um processo iniciado em novembro de 1985 com uma revolta popular em Berlim Oriental, responsável por derrubar o muro de Berlim, e espalhou-se posteriormente para os outros países do Bloco dentre os quais a própria URSS. d) as reformas realizados em países, como Polônia e Hungria, foram responsáveis, em função da íntima vinculação entre os países do Bloco Socialista, por uma reação em cadeia na qual a URSS foi obrigada a adotar as políticas reformistas, conhecidas como Glasnost e Perestroika, que levaram a sua desintegração. e) as políticas de reformas conhecidas como Glasnost e Perestroika, desenvolvidas em países do Leste Europeu que queriam se libertar do jugo da URSS, tiveram um incansável adversário em Gorbatschov, o então líder da União Soviética, que queria impedir a dissolução do Bloco Socialista.

Última parte do filme... Julgamento sobre os resultados de um período de falta de combate a qualquer “sentimento” que contrariasse á “Guerra Fria”...8:12 Ou mensagem...3:23 Música...