Palavra sem dono.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
Advertisements

Feliz Natal Envolto em panos.
A Palavra se fez Ser humano.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Algo mais.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Senhor, que eu veja.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
Vimos a Estrela.
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
veio morar no meio de nós
Surdos e Mudos Ligue o som.
Vimos uma Estrela.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
Eu quero ver.
Igreja-Mãe.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
No Deserto.
O Pecado.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia...
A Trindade
O Profeta.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vimos uma Estrela.
Maria e José.
Retorno da Missão.
Fé Vigilante.
Perdoar Pecados.
Teus pecados estão perdoados
O seguimento de Jesus.
Seguimento de Jesus.
Fala com Autoridade.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O Profeta.
Uma Virgem conceberá.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
A Lei.
Palavra sem dono.
Princípios de organização do reino
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
O Bom Pastor.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
Uma Estrela.
Testemunhas.
Eu quero ver.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Palavra sem dono.
Transcrição da apresentação:

Palavra sem dono

A Palavra sempre nos oferece uma luz Celebramos hoje o DIA DA BÍBLIA. A Palavra sempre nos oferece uma luz para as mais diversas situações de nossa vida. Ela pode ser proclamada por quem Deus quer, não é propriedade exclusiva de ninguém...

"Sozinho não posso mais carregar esse povo". Na 1ª Leitura, vemos que a Palavra não é Monopólio de ninguém. (Nm 11,25-29) - Moisés idoso sente-se incapaz de continuar dirigindo o povo: "Sozinho não posso mais carregar esse povo". - O Senhor propõe-lhe escolher 70 anciãos que, ungidos pelo Espírito, o ajudariam nessa tarefa. - Deus derramou o seu espírito sobre 70 anciãos, que se puseram logo a profetizar, mas não continuaram. E dois, que não estavam no grupo, começaram a profetizar…

"Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!" - Josué vê nisso um abuso intolerável e propõe a Moisés: "Manda que eles se calem". - Moisés alegra-se com o facto: "Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!" Moisés, longe de ter ciúmes, sente-se feliz em compartilhar com outros a sua responsabilidade… O perigo é querer fazer tudo sozinho, ou pior não dar vez a ninguém… Na 2ª Leitura, Tiago denuncia o acúmulo de riquezas de alguns, a custo da miséria de muitos. (Tg 5,1-6)

* Em nossas comunidades, podemo-nos deixar levar - pela tentação de Moisés de querer fazer tudo sozinho, - ou pelo ciúme de Josué, de impedir o trabalho de quem não for do "grupo". É preciso libertar o Espírito, que actua onde quer e como quer. Está presente em todos os que abrem o coração aos dons de Deus e são sinais vivos do amor de Deus no meio do mundo. Não é desejo de Deus reduzir a profecia a certas pessoas.

O Evangelho mostra que ninguém tem o Monopólio de Cristo. (Mc 9,38-43.47-48) - Os apóstolos não conseguem expulsar um espírito mudo... - Uma pessoa "fora" ao grupo consegue, em nome de Jesus... - Os Discípulos, aborrecidos, manifestam sua insatisfação. - JESUS rejeita o exclusivismo: "Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor". As Leituras lembram DUAS VERDADES:

"Devemos ser amigos de Jesus, não donos". 1) A PALAVRA de Deus não é monopólio de ninguém: deve ser anunciada por todos: "Oxalá todo o povo profetizasse" 2) O NOME de Jesus não é monopólio de ninguém: Mais do que pertencer ao grupo de Cristo, o importante é estar "em sintonia" com Jesus. No dizer do Papa: "Devemos ser amigos de Jesus, não donos". - As Igrejas separadas, que também falam em nome de Jesus, devemos combatê-las como inimigas, ou enxergá-las como possíveis parceiras no trabalho do Reino?

O REINO não pode ser um grupo fechado e fanático, que se arroga a posse exclusiva de Deus e de suas propostas. Deve ser uma comunidade que reconhece não ter o exclusivo do bem e da verdade e se alegra com tantas pessoas, que buscam a Deus com sinceridade, praticam com lealdade o Bem, a Verdade e a Justiça, mesmo fora do "nosso" grupo. - Por que ter inveja daqueles que cumprem gestos generosos que talvez nós não tivemos a coragem para os fazer ?

- Não terá chegado a hora de aceitar o convite do Mestre para abrirmos os olhos e o coração para enxergarmos o bem, onde quer que se encontre? Jesus não quer que sua IGREJA seja um gueto fechado, mas um rebanho aberto a outras ovelhas, que ainda não são do seu rebanho. Deve estar sempre atenta aos sinais dos tempos, para uma perene renovação, guiada pelo Espírito do Senhor...

Essas pessoas são responsáveis de muitos se afastarem da comunidade. Os Donos da Igreja, o que fazer deles? Nas comunidades cristãs, há pessoas capazes de gestos incríveis de doação, de entrega, de serviço; mas há, também, pessoas, preocupadas em proteger o espaço de poder e de prestígio, que conquistaram. São verdadeiros donos das coisas da comunidade. Só elas sabem, só elas são capazes e estão certas. Essas pessoas são responsáveis de muitos se afastarem da comunidade.

- No nosso serviço da Comunidade, estamos a proteger Essa gente não está servindo a comunidade, mas sim a si mesmo, a seu orgulho, a sua vaidade. - No nosso serviço da Comunidade, estamos a proteger os interesses de Deus, ou os nossos projetos e interesses? Deus sempre se serviu de pessoas para anunciar a Sua Palavra e assim realizar os seus Planos de Salvação... - Sentimo-nos "donos" ou instrumentos da Palavra de Deus? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 27.09.2009 Adaptado por P. Alex