Combustível Radioactivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

Energia Termonuclear Área de Projecto Março 2009
Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Profa.:Rita de Cássia Dias
REAÇÕES NUCLEARES.
Conversão massa-energia:
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Indústria A gamagrafia (impressão de radiação gama em filme radiográfico) pode ser usada na inspecção de aviões para verificar se há defeito ou desgaste.
Energia Nuclear: será uma energia limpa?
FENÔMENOS NUCLEARES ARTIFICIAIS
Fusão termonuclear controlada
Núcleo Atómico Capítulo O Núcleo Atómico 7.2 Radioactividade
Aplicações de plasmas - 1
II – ESTRUTURA ESTELAR 1: - Generalidades 2: - Definição de Estrela
Fusão Nuclear: Utilizando na Terra a Energia das Estrelas
Estrutura Atômica Aula 1.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Energia Nuclear Wilson Alves 8º A
A ORIGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Escola Padre Vítor Melícias
Calor e TEMPERATURA.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Recursos Geológicos exploração sustentada
RADIOATIVIDADE.
Seguinte.
Lisboa A Energia Nuclear é necessária ao desenvolvimento do País? Pedro de Sampaio Nunes.
Introdução à Astronomia
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE ENERGIA
FUSÃO NUCLEAR: UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA, SEGURA E PRATICAMENTE INESGOTÁVEL por Carlos Varandas Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
OFSY – Sistema de Omnifiltração
CALORIMETRIA.
Estrutura da crusta terrestre
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
RADIOATIVIDADE.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Recursos Energéticos Renováveis
Energia Nuclear.
Noções de Física Nuclear
ENERGIA NUCLEAR.
Radioquímica.
Radioquímica.
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Energia Propriedade de um corpo ou sistema, graças à
Manto.
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
Formação dos primeiros núcleos atómicos
Lixo Nuclear.
REAÇÕES NUCLEARES NO INTERIOR DAS ESTRELAS
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Central Nuclear Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo.
Nomes: Carolina de Oliveira
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2
Energias não renováveis Energias Renováveis
Universidade Federal de Itajubá
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração e distribuição de energia elétrica
E NERGIA SOLAR 1-ENERGIA SOLAR. Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Combustível Radioactivo 30 Toneladas/ano Combustível Radioactivo Central Nuclear PWR 3 m3 Resíduos alta actividade 30 anos de actividade da central nuclear 100 m3 Resíduos sólidos alta actividade

Resíduos de alta actividade Matriz de vidro (ex:. Pirex  elevada estabilidade, resistência ao calor, às acções químicas, às radiações e às acções mecânicas). Introdução em contentores de aço inoxidável. 30-50 anos em piscinas ou câmaras ventiladas. Colocar em cavidades rochosas: salas revestidas por chumbo e titano (4000 anos). Ex:. Formações geológicas onde se situam as minas de sal-gema.

Os depósitos em camadas geológicas estáveis (granito, sal, argila) são considerados como a solução mais segura para os resíduos radioactivos de alta actividade e vida longa. As minas de Asse na Alemanha mantêm-se inalteradas à mais de 100 milhões de anos. Fig.4.: Sistema de barreiras múltiplas para armazenagem de resíduos radioactivos a grande profundidade.

Separação e Transmutação de Radionuclidos Extracção química de radionuclidos de vida longa que estão contidos nos resíduos, transformando-os em radionuclidos de vida curta, através da irradiação com neutrões. Elementos radiotóxicos (isótopos de plutónio, neptúnio, amerício e cúrio) com vida longa (milhares de anos). Irradiação com neutrões havendo cissão. Produtos da cissão de vida curta (30 anos ou menos). Tecnécio-99 e iodo-129 (período de semi-desintegração: 200 mil anos e 16 milhões de anos). Separação e transmutação. Semi-desintegração de 16 segundos a 12 horas.

Segurança das Centrais Nucleares Objectivo: retenção de substâncias radioactivas que são produzidas no reactor durante o seu funcionamento. A medida preventiva fundamental consiste em interpor sucessivas barreiras entre essas substâncias e o ambiente exterior. Sistemas de Segurança: Intrínseca: circulação do fluido de refrigeração em convecção natural quando as bombas deixam de funcionar. Passiva: actuam por si próprios (ex:.queda das barras de comando por acção da gravidade, nalguns reactores nucleares). Activa: funcionam por acção de um sinal proveniente de um sensor. Pode estar associada à acção passiva.

Ocorrências Nucleares

Perspectiva Futura Fusão Nuclear

Fusão A fusão nuclear é o processo responsável pela produção da energia do Sol e das outras estrelas. O tokamak ( câmara magnética) é um potente electroíman que através do seu campo magnético mantém a reacção de fusão sobre a forma de plasma. Fusão de 2 ou mais núcleos atómicos leves (hidrogénio, deutério ou tritio) para formarem um único núcleo atómico com libertação duma quantidade colossal de energia.

Vantagens da fusão Fonte inesgotável de energia e baixo impacto ambiental: Geração mais elevada de energia por unidade de massa do que na fissão. Combustíveis abundantes e distribuídos por toda a Terra. Hidrogénio e trítio podem ser usados como fonte de combustível. Não produz resíduos radioactivos porque o produto da fusão será inócuo (He).

Maior segurança : Nos reactores termonucleares é impossível a ocorrência duma reacção nuclear em cadeia. Deutério entra no reactor à medida que é utilizado, o que permite a paragem quase instantânea da operação do reactor se ocorrer alguma anomalia no seu funcionamento. Não há transporte de combustíveis nucleares fora das instalações onde se situa o reactor.

Na fusão termonuclear controlada por confinamento magnético, o plasma está contido numa “garrafa magnética”, no interior da câmara de vácuo. Se o confinamento magnético for destruído, o plasma quente atinge as paredes da câmara, arrefece e as reacções de fusão param automaticamente. Os combustíveis base (Deutério e Lítio) dum reactor de fusão não são radioactivos. O Trítio é radioactivo, mas com semi-vida curta (12.5 anos). Nesta aplicação não é perigoso porque está contido no interior do reactor. O Trítio existente no interior do reactor apenas garante o seu funcionamento alguns segundos, assim a radioactividade resultante fora da central nunca atingiria níveis que obrigassem à evacuação das populações.