MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Abordagem Entidade Relacionamento
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Modelo Entidade-Relacionamento
MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE Juliana Amaral e Rodrigo.
Diagrama Entidade-Relacionamento – DER
O Modelo E-R Definição: Características
Organização e Gerência de Arquivos
Funcionalidades de um SGBD
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Introdução a Bancos de Dados
Profa. Aline Vasconcelos
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Sistemas de Informação
Modelo Entidade-Relacionamento
Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Campus de Caraguatatuba Aula 4: Modelo Entidade Relacionamento (1)
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Informática Teórica Engenharia da Computação
Professora: Sílvia C. Matos Soares
UML – Diagrama de Classes
Diferenças entre DER e Engenharia de Informações
Bancos de Dados Projeto de BD
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Modelo de Dados Relacional
Instalação e configuração de sistemas de bases de dados
Profª Daniela TLBD.
Ano letivo CURSO EFA DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C
Banco de dados.
Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza ..
Modelo de Dados Descrição formal de um estrutura de banco de dados.
Curso Técnico em Informática
CÁLCULO RELACIONAL Lílian Simão Oliveira. Cálculo Relacional  é uma linguagem de consulta formal. Utilizando-se de uma expressão declarativa pode-se.
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
O Modelo Relacional. Introdução Este modelo é considerado o primeiro modelo de dados efetivamente usado em aplicações comerciais. Foi introduzido por.
Cálculo Relacional.
Teste de Software 14: Geração de teste baseado em modelos: MBT
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Modelo Relacional Marcelo Mendes Manaus – 2015.
Arnaldo Rocha1995 BANCO DE DADOS Modelo Relacional.
Modelo Entidade-Relacionamento
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Objetivos do Curso Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar:
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Students to Business – 2011/1 Fase 2. aGENDA O que é um banco de dados? Onde aplicamos o banco de dados? Laboratório: Navegando no SQL Server Management.
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
4 Projeto de Banco de Dados Carlos Alberto Heuser.
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelo de Entidade-relacionamento
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Professor: reno nooblath
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Transcrição da apresentação:

MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO O modelo entidade relacionamento (MER) é baseado na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre esses objetos.

O MER foi desenvolvido para facilitar o projeto de banco de dados permitindo a especificação de um esquema da empresa. Tal esquema representa a estrutura lógica geral do banco de dados, conforme detalhado nos itens que seguem:

1) Uma entidade (entity) é um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos. Por exemplo, Paulo Silva com número de CPF 123.456.789-00 é uma entidade, visto que isso identifica unicamente uma pessoa particular do universo.

1.1) Assim a conta número 40167-9 na agência Lapa é uma entidade que identifica unicamente uma conta corrente particular. Uma entidade pode ser concreta, como uma pessoa ou um livro, ou pode ser abstrata, como um feriado ou um conceito.

2) Um conjunto de entidades (entity set) é um conjunto de entidades do mesmo tipo. O conjunto de todas as pessoas com conta em um banco, por exemplo, pode ser definido como o conjunto de todas as entidades cliente.

2.1) Similarmente, o conjunto de entidades conta pode representar o conjunto de todas as contas de um banco particular. É convenção adotar nomes de conjuntos de entidades no singular, mas não é obrigatório.

3) Conjuntos de entidades não precisam ser disjuntos 3) Conjuntos de entidades não precisam ser disjuntos. Por exemplo, é possível definir o conjunto de entidades de todos os funcionários de um banco (funcionários) e o conjunto de todos os clientes do banco (clientes).

3.1) Uma entidade pessoa pode ser uma entidade funcionário, uma entidade cliente, ambas ou nenhuma delas.

4) Uma entidade é representada por um conjunto de atributos 4) Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Possíveis atributos do conjunto de entidades cliente podem ser nome-cliente, cpf, rua e cidade-cliente. Possíveis atributos do conjunto de entidade conta são número-conta e saldo. Para cada atributo, existe um conjunto de valores permitidos chamado domínio daquele atributo.

4.1) O domínio do atributo nome-cliente pode ser o conjunto de todas as cadeias de texto (strings) de um certo tamanho. Assim, o domínio do atributo número-conta pode ser o conjunto de todos os inteiros positivos. O atributo idade de uma entidade pessoa poderia ter como domínio os números inteiros entre 0 e 150.

5) Formalmente, um atributo é uma função que mapeia um conjunto de entidades em um domínio. Portanto, toda entidade é descrita por um conjunto de pares (atributo, valor do atributo), sendo um par para cada atributo do conjunto de entidades.

5.1) Uma entidade cliente é descrita pelo conjunto {(nome, Paulo Silva), (cpf, 123.456.789-00), (rua, XV de Novembro), (cidade, Campinas)}, que significa que a entidade descreve uma pessoa chamada Paulo Silva, cujo CPF é 123.456.789-00, residente à rua XV de Novembro, em Campinas.

6) O conceito de um conjunto de entidades corresponde à noção de definição de tipo usada em linguagens de programação. Uma variável de determinado tipo tem um valor particular em um determinado instante do tempo. Uma variável em linguagens de programação corresponde ao conceito de uma entidade no MER.

6.1) Um banco de dados relacional inclui uma coleção de conjuntos de entidades(coleção de tabelas), cada qual contendo um número de entidades do mesmo tipo.

7) Um relacionamento é uma associação entre diversas entidades 7) Um relacionamento é uma associação entre diversas entidades. Por exemplo, podemos definir um relacionamento que associa o cliente Harris à conta 401.

7.1) Isto especifica que Harris é um cliente com conta bancária número 401. Um conjunto de relacionamentos é uma coleção de relacionamentos do mesmo tipo.

ATIVIDADE Com base nos conceitos abordados, monte equipes de no máximo 5 pessoas e descreva as entidades e os conjuntos de entidades que fazem parte de uma LOCADORA DE FILMES. (Uma folha deverá ser entregue com os nomes de todos do grupo)