ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A identidade do homem americano
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
O Debate Sobre a Pré-História
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A idade dos Metais.
Comunidades agro - pastoris
Paleolítico.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
A origem: Do universo e do homem.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
ARQUEOLOGIA.
Os Vestígios dos seres vivos
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA
Geologia no Verão O que são Trilobites? INETI
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Descrever as características de cada período da pré-história.
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Pré-História As etapas da evolução humana
Origem e Evolução Humana
Professora Taiane História
Da Pré-História à História
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Evolução.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
As comunidades agro-pastoris
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Pré-História.
PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Principais registros fósseis
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
EVOLUÇÃO HUMANA.
Periodização da História
O Processo de Hominização
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas. Com freqüência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas. As outras partes se decompõem. Mesmo quando não resta nenhuma parte do animal, seu corpo faz uma cavidade na rocha, deixando impressa sua forma exata. Às vezes o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal . Os fósseis levam milhões de anos para se formar. Paleontologia humana: estuda os fósseis dos seres humanos pré-históricos, geralmente ossos e dentes, que são as partes mais resistentes. Arqueologia Pré-histórica: estuda objetos feitos por seres humanos pré-históricos, procurando descobrir como eles viviam.

COMO UM DINOSSAURO VIRA FÓSSIL 1 - Ao morrer o  corpo do dinossauro pode cair ou ser levado para um rio 2 - O corpo jaz no fundo e a carne se decompõe progressivamente. 3 - Aos poucos, o esqueleto vai sendo enterrado na lama, e os minerais da água penetram nos ossos e assim os conservam. Passados milhões de anos, a lama se estratifica e se transforma em rocha, e o esqueleto torna-se um fóssil. 4 - Milhões de anos atrás, o nível do mar era mais alto. O vento e a chuva lavaram a rocha, revelando o fóssil, prova da existência dos dinossauros.

Primeiros Hominídeos Hominídeos: família biológica da qual fazem parte os seres humanos atuais e seus “parentes” ancestrais. Localização: foi no continente africano que surgiram nossos primeiros ancestrais- primeiros fósseis humanos mais antigos. Australopithecus: “macaco do sul” foi um dos primeiros hominídeos. Viveram na África há aproximadamente 4 milhões de anos. Caminhavam de pé (bipedismo). Tinham dentes molares relativamente fortes. Cérebro com volume médio de 570 cm³. Alimentavam-se essencialmente de vegetais.

O Gênero Homo Gênero Homo: árvore da família dos hominídeos que chegou até os seres humanos atuais. É de um outro ramo diferente dos Australopithecus. Homo Habilis: Contemporâneo dos Autralopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África. Homo de Neanderthal: viveu aproximadamente de 135 mil até 34 mil anos atrás. Apresentava algumas semelhanças com os seres humanos atuais. Homo Sapiens Sapiens: espécie da qual fazemos parte. Fósseis mais antigos têm cerca de 40 mil anos. Viveu na África, Ásia, Europa e migrou para a América. A partir de 10 mi a.C., os grupos Homo sapiens sapiens que eram caçadores e coletores, promoveram grandes transformações: começaram a praticar a agricultura, a domesticação de animais, organização dos primeiros núcleos urbanos....

PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico: Palaiós= antigo, líthos= pedra (velha idade da pedra). Primeiro período da pré-história, abrange 99% do tempo de existência da sociedades humanas. Marcado pelo surgimento dos primeiros hominídeos. CARACTERÍSTICAS: Primeiros Instrumentos: madeira, ossos, chifres e pedras. Alimentação e nomadismo: não produziam diretamente seus alimentos. Eram caçadores e coletores. Controle do Fogo: uma das maiores conquistas desse período. Servia para alimentação e proteção. Abrigos e roupas: Construíram os primeiros abrigos e roupas com peles de animais. Formas de organização social: divisão de trabalho de acordo com o sexo e a idade. Divisão do produto obtido Tempo para diversão Rivalidades entre grupos de regiões diferentes

NEOLÍTICO Neolítico: neo=novo; líthos= pedra “nova idade da pedra”. Nesse período os grupos humanos passaram a produzir seus alimentos, desenvolveram a agricultura e a criação de animais. CARACTERÍSTICAS: Produção agropastoril: interferência na natureza e modo de vida sedentária. Principais alimentos (trigo, centeio, cevada, milho, batata, arroz e mandioca). Entre os animais estavam os carneiros, cabras, bois, porcos e cavalos. Muitas comunidades puderam produzir mais alimentos do que o necessário, fazendo estoque. A produção agropastoril acabou impulsionando o crescimento da população. O sedentarismo e agrupamento de populações favoreceram também a propagação de epidemias.

NEOLÍTICO Inovações Técnicas: Aperfeiçoamento dos instrumentos de pedra: a pedra começou a ser polida (facas, machados...) Cerâmica: desenvolveram novas técnicas de dar forma à argila com objetivo de guardar e cozinhar alimentos. Tecelagem: fiação e tecelagem começaram a ser desenvolvidos por grupos humanos. Introdução de pelos e fibras de vegetais. Construção de casas: necessidade de viver mais próximo dos rebanhos e plantações, procuraram desenvolver moradias mais duráveis. Os materiais variavam: pedras, madeiras, barro e folhagem seca.

Nascimento da Metalurgia As primeiras sociedades urbanas do Oriente próximo, começaram a desenvolver a metalurgia por volta de 4000 a.C. em três etapas: Produção do Cobre: primeiro metal a ser fundido em larga escala. Sua utilização não eliminou os instrumentos de pedras que foram substituídos lentamente. Produção do bronze: mistura do cobre com o estanho conseguiu-se o bronze. Mais resistente que o cobre foi utilizado na fabricação de instrumentos como espadas, lanças e martelos. Produção do ferro: Surge por volta de 1500 a.C. e foi difundida por várias cidades. Os instrumentos de ferro possibilitou o aumento da produção agrícola e do artesanato.