Infecções Sexualmente Transmissíveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

D.S.T..
Disciplina: Ciências Professora: Isabel Fernandes
DST: conhecer para se proteger
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Doenças sexualmente transmissíveis
HERPES.
CANDIDÍASE Genital DST'S
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Gravidez na Adolescência
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
DST/AIDS.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Tricomoníase.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Transmissão das Infeções
Herpes genital Edvin Tavares tur:6-º n:2 Disciplina:F.C.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Doença sexualmente transmissível
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveis
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Doenças Infecto-Contagiosas Gonorreia Herpes Genital
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Doenças sexualmente Transmissíveis Regina Barbosa
HPV Perguntas e Respostas.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
HPV Perguntas e Respostas.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Papiloma Humano.
Alunos de Gestão em Saúde
DST/AIDS.
ENFERMIDADES DE TRANSMISSÃO SEXUAL (ETS)
PROJETO - RONDON APRESENTA D.S.T..
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Transcrição da apresentação:

Infecções Sexualmente Transmissíveis Trabalho realizado por: António Esteves, nº2 José Diogo Silva, nº10 Tiago Mourão, nº18 Ricardo Sousa, nº19 Professora: Graça Alves Pinto Disciplina: Formação Cívica IST Infecções Sexualmente Transmissíveis

Introdução Este trabalho foi realizado pelos alunos António Esteves, José Diogo, Tiago Mourão e Ricardo Sousa, no âmbito da disciplina de Formação Cívica. Neste trabalho iremos falar sobre as IST de origem bacteriana. Falaremos um pouco sobre elas e no que elas consistem. Dos sintomas, como se transmitem, … Esperemos que gostem.

O que são IST? As IST, ou infecções sexualmente transmissíveis, são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais).

Que tipos de IST existem? Bactérias: Cancro mole Clamídia Granuloma Gonorreia Sífilis Vaginose Bacteriana

Vírus Parasitas Protozoários Fungos Candidíase Hepatite Herpes simples HIV HPV Molusco contagioso Parasitas Piolho-da-púbis Protozoários Tricomoníase

Do que vamos falar… Vamos falar das IST de tipo bacteriano, ou seja, das infecções que se transmitem por via bacteriana. Estas infecções são transmitidas por via sexual e consistem em uma ou mais bactérias que atacam o nosso organismo. Iremos começar a apresentar:

O que são? Gonorreia: A gonorreia é uma infecção causada por uma bactéria chamada gonococo que provoca, sobretudo, a inflamação do aparelho genital feminino. Pode também afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, a uretra, o ânus ou a garganta. A sua via de transmissão principal é a sexual, mas pode ser também transmitida de mãe para filho durante o parto.

À semelhança da maioria das IST, a gonorreia não apresenta sintomas, pelo que a ida ao médico para exames periódicos é fundamental para a sua detecção precoce. Quando existem, os sintomas são: Nas mulheres: dor pélvica, hemorragia, febre, penetração dolorosa, dor ao urinar, inflamação da vulva, vómitos, corrimento de cor amarelada ou esverdeada, urinar mais vezes e de forma mais frequente do que o normal. Nos homens: corrimento do pénis semelhante a pus, dor ou ardor ao urinar, urinar de forma mais frequente do que o normal.

Sífilis: A sífilis é uma infecção causada por uma bactéria chamada treponema pálida e afecta a vagina, o ânus, a uretra, o pénis bem como os lábios e a boca. Transmite-se pela prática de sexo vaginal, oral ou anal. Embora menos frequente, pode também transmitir-se através dos beijos.

Os sintomas da sífilis não são evidentes e variam consoante o estádio da doença: Fase 1 - Cerca de 3 semanas após a infecção, aparece uma pequena ferida/úlcera nos ógãos genitais, na boca, na mama ou no ânus.

Fase 2 - 3 a 6 semanas depois do aparecimento da lesão, os sintomas podem incluir febre, dores de cabeça, perda de peso, dores musculares e fadiga. Fase 3 (última) - Nos casos em que não foi tratada, a sífilis pode levar a danos graves no sistema nervoso, no coração e no cérebro. Esta fase pode ocorrer 1 a 20 anos após a infecção.

Granuloma: É a formação de uma estrutura microscópica específica que se assemelha a um grânulo. É fácil de diagnosticar por ser específico de certas doenças crónicas. Outras doenças também formam granulomas como hanseníase, esquistossomose, sífilis, sarcoidose, doença da arranhadura de gato, algumas auto-imunes, dentre outras

Há dois tipos de granulomas que se diferem quanto a patogenia: os epitelióides e os de corpo estranho. Os granulomas epitelióides, ou granulomas imunes, são característicos de partículas insolúveis, tipicamente microorganismos que são capazes de induzir uma resposta imune.

Vaginose bacteriana: A Vaginose Bacteriana é uma infecção da vagina que ocorre em função de um desequilíbrio ecológico na flora vaginal, causado pela redução das bactérias “protectoras” e pelo aumento das bactérias “estranhas”, deixando a vagina “desprotegida” e gerando-se assim um ambiente mais propicio à entrada do vírus HIV.

Clamídia: A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria clamídia trachomatis. Afecta os órgãos genitais masculinos e femininos. Esta pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade , existem apenas três tipos de clamídia.

São elas :clamídia Trachomatis ,clamídia Psitaci e clamídia Pneumoniae São elas :clamídia Trachomatis ,clamídia Psitaci e clamídia Pneumoniae . E todas elas causam doenças aos seres humanos .

A espécie Trachomatis causa cegueira e IST´s A espécie Trachomatis causa cegueira e IST´s . A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por micro plasmas . A espécie Psitaci é transmitida pelas aves, e pode causar problemas a nível respiratório (tal como a Pneumonice)

Clamídia é conhecida como uma doença de prostitutas porque ela é passada através do sexo porque em torno de 3/4 das mulheres e metade dos homens infectados não apresentam sintomas. Caso os sintomas apareçam, eles geralmente manifestam-se entre 1-3 semanas depois da contaminação.

Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secreções vaginais anormais e sensação de ardor ao urinar. Quando a infecção se espalha do cérvix aos tubos de falópio algumas mulheres ainda podem não apresentar nenhum sintoma, outras têm dores no abdômen inferior e na parte de baixo das costas, náusea, febre, dor durante o sexo e sangramento entre os ciclos menstruais.

Homens com sintomas podem ter secreções no pénis ou sensação de ardor ao urinar. Homens também podem ter uma sensação de ardor e coceira ao redor da abertura do pénis.

Cancro Mole: O cancro mole ou úlcera mole venérea é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O cancro mole não é cancro.

Após a relação sexual, demora entre um dia e duas semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pénis, escroto ou lados do pénis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. No homem costumam ser apenas 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até quatro dias, mas com menos sintomas.

QUIZ!

Qual das seguintes infecções pode ser transmitida sexualmente? Hepatite Tuberculose Amigdalite

Qual o método que melhor protege contra as infecções sexualmente transmissíveis? Pilula Preservativo Espermicidas

As infecções sexualmente transmissíveis são muito fáceis de detectar? Verdadeiro Falso

Qual, das seguintes opções, é a forma mais fácil de ficar infectado com uma IST? Através da prática de sexo vaginal sem preservativo Beijos Partilha de talheres

O Herpes genital é uma infecção que apenas se transmite através do sexo oral? Verdadeiro Falso

A eficácia do preservativo feminino na prevenção das IST é... Maior que o preservativo masculino Menor que o preservativo masculino Igual ao preservativo masculino

Conclusão Com este trabalho aprendemos mais sobre as IST e o que estas provocam quando são transmitidas. Foi um trabalho muito difícil de fazer pois apesar da informação ser fácil de encontrar, a procura de imagens foi muito difícil (pois estas eram muito chocantes). Apesar disso gostamos de realizar este trabalho.

Webgrafia http://www.criasaude.com.br/N5387/doencas/gonorreia.html http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3241&ReturnCatID=1802 http://pt.wikipedia.org/wiki/Gonorreia http://www.news-medical.net/health/Gonorrhea-Symptoms-(Portuguese).aspx http://www.apf.pt/?area=001&mid=007 http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADfilis http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/doencas_infecto-contagiosas/a_sifilis_o_que_e_diagnostico_e_tratament o http://pt.wikipedia.org/wiki/Clam%C3%ADdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaginose_bacteriana http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vaginose-bacteriana/

FIM!