Terrorismo Índia x Paquistão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RACISMO E XENOFOBIA Imigrantes latinos,afros e asiáticos sofrem ataques violentos na Europa Grupos radicais europeus neonazistas e neofacistas crescem.
Advertisements

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A.
Mianmar ou Birmânia (Fant.30set2007.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
Índia Apesar de pertencerem ao mundo subdesenvolvido, a índia e a China são dois grandes e importantes países do continente asiático, destacando-se por.
Coréia do Norte.
TRABALHO CONFLITO NA ÁSIA
A antiga civilização indiana
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
ÍNDIA O POVO HINDU.
Estratificação Social
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Geopolíticas Asiáticas
Tema: Geopolíticas Asiáticas Grupo: Luis Philipe Luiz Gustavo Luiz Gustavo Mariana Macedo Mariana Macedo Paula Martin Paula Martin.
(Organização dos tratados do Atlântico Norte)
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Guerra Fria.
2º Guerra Mundial.
COMO CONSTRUIR A PAZ COLÉGIO NACIONAL Mostra do filme “Gandhi”
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Descolonização Afro-Asiática
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Conflitos religiosos no SUBCONTINENTE indiano
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
Tecnologia Bélica na Atualidade
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Professor Luiz Felipe Geografia
Conflitos quentes da Guerra Fria
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Um Líder a frente do seu tempo
ÍNDIA.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
O místico.
Profº: Maria de Lourdes
ÍNDIA PAÍS SUBDESENVOLVIDO INDUSTRIALIZADO PAÍS EMERGENTE PAÍS DO BRIC
Oriente Médio: conflitos
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Profª Fabiana Pegoraro Soares
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Capitalismo versus Comunismo
Mundo Indiano.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
Descolonização afro asiática
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Coreia do Norte e Bomba H No dia 6 janeiro de 2016, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou terremoto de 5,1 graus na escala Richter,
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

Terrorismo Índia x Paquistão Hinduísmo x Islamismo ?

Brâmanes=Sac.Políticos Xátrias=guerreiros Vaíxias=Comerciantes Sudras=camponeses Párias=intocáveis "dalits" http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM950994-7822-CAMINHO+DAS+INDIAS+CAPITULO+DE+SEGUNDAFEIRA+NA+INTEGRA,00.html Só 4:06 a 5:30

O hinduísmo nasceu na Índia há milhares de anos, possuía uma espantosa multidão de deuses e criara uma sociedade de castas, baseada na desigualdade absoluta entre os indivíduos. X O islamismo é de origem árabe e introduzido na Índia por conquistadores vindos da Ásia Central, é monoteísta e considera todos os homens iguais perante Deus. A diversidade entre as duas crenças produziu diferenças de comportamento e de organização social, bem como visões de mundo conflitantes.

A luta pela independência foi personificada na figura do “Mahatma” (“Grande Alma”) Gandhi. Este, baseando-se nos princípios da “não-violência” e da “resistência passiva”, mobilizou milhões de seguidores e causou grandes transtornos aos dominadores ingleses. Gandhi era hinduísta, mas seu sonho nacionalista visava à criação de uma Índia independente onde todas as etnias e religiões convivessem pacificamente. Contudo, seu ideal não era compartilhado pelos radicais hinduístas (que o assassinariam em 1948) e menos ainda pelos muçulmanos.

Em 1947, hindus (Índia) e muçulmanos (Paquistão dividido em Oriental e Ocidental, 1,7Km) tornam-se independentes da Inglaterra, mas até hoje existem conflitos sobre a divisão territorial e lugares sagrados. Paquistão Oc Paquistão Or.

Em 1971, a Índia apoiou independência de Bangladesh (Paquistão Oriental). O conflito se radicalizou pois o Paquistão passou a reivindicar a independência da Caxemira (maioria muçulmana). Bangladesh

Durante a Guerra Fria o Paquistão aliou-se aos EUA para lutarem contra a ocupação soviética no Afeganistão (1979a1989) enquanto a Índia atraía a atenção da URSS, devido ao sistema de castas sociais.

Em 1972, o paquistanês Abdul Qadeer Khan foi trabalhar na URENCO (Grupo de enriquecimento de urânio com fábricas na Alemanha, Países Baixos e do Reino Unido). X 18/05/74 (Guerra Fria) A Índia (apoio russo) faz seu primeiro teste nuclear no centro de testes de Pokhram. 1998. Com o fim da Guerra Fria, a Índia aproxima-se comercialmente dos EUA e retoma seus testes nucleares. Enquanto o Paquistão, agora contrário aos EUA (por não aceitar Taliban do Paquistão), realiza suas primeiras explosões atômicas (com Abdul Khan).

Em 2001, os EUA invadem o Afeganistão provocando fuga em massa para o Paquistão e proliferando o radicalismo anti-ocidental (contra os EUA).

Em 8 de outubro de 2008, EUA (Bush) e Índia assinaram uma lei “Pacto nuclear entre os Estados Unidos e a Índia”. Essa lei permite que os Estados Unidos e a Índia comercializem tecnologia nuclear, como por exemplo, equipamentos para enriquecimento de urânio, equipamentos para usinas nucleares, etc.

Enquanto isso no Paquistão Enquanto isso no Paquistão... “mais de 1,5 mil pessoas morreram em ataques extremistas, nos últimos 19 meses, devido à decisão do governo do Paquistão de apoiar os Estados Unidos na guerra contra o terror.” (http://www.correiodopovo.com.br/)

No dia 27 de novembro 2008, “terrorista” atacam o hotéis em Bombaim. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM917570-7823-FORCAS+DE+SEGURANCAS+TERIAM+LIBERTADO+REFENS+NA+INDIA,00.html

Ver Sem Fronteiras... http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM921414-7823-ENTENDA+OS+NOVOS+MOMENTOS+DE+TENSAO+ENTRE+INDIA+E+PAQUISTAO,00.html

No dia 6fev2009, uma corte do Paquistão libertou o cientista nuclear Abdul Qadeer Khan, tido por muitos paquistaneses como o pai da bomba atômica do país. Ele confessou ter vendido segredos nucleares a Irã, Coreia do Norte e Líbia em 2004, Embora tenha sido imediatamente perdoado pelo governo, seus movimentos ficaram restritos a uma efetiva prisão domiciliar. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u500157.shtml

"Sempre serei orgulhoso pelo o que eu fiz pelo Paquistão", disse o cientista.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM975558-7823-SELECAO+DE+CRIQUETE+DO+SRI+LANKA+SOFRE+ATENTADO+TERRORISTA+NO+PAQUISTAO,00.html