Colégio Dom Bosco Aula 01/02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades e Aplicações
Advertisements

Óptica Óptica Óptica.
ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
Óptica e Reflexão da Luz
Colégio Ideal Aula de Física Princípios de Óptica
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
Prof.: Raphael Carvalho
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Óptica Geométrica Professor Dante Deon.
Óptica.
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Introdução à Óptica Geométrica
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
Ciências Físico-Químicas 7º Eclipses
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
A Lua.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
Óptica Introdução à Óptica.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Colégio Ari de Sá Cavalcante
Introdução à Óptica Geométrica
Óptica Conceitos Iniciais.
Óptica e Reflexão da Luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Introdução à Óptica Geométrica
Reflete a luz de outras fontes
De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser:
Exemplos Resolvidos pág. 145
Fundamentos de Óptica Geométrica
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
LUZ.
LUZ.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
Óptica Geométrica.
LUZ.
Óptica Princípios Ópticos.
E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Óptica Geométrica.
ÓPTICA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ÓPTICA.
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Óptica.
Professor Fláudio LUZ.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
É representado por um segmento de reta orientado.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Colégio Dom Bosco Aula 01/02 Princípios da Óptica Geométrica Prof. Zé Godinho

Meios de Propagação da Luz Meios Transparentes – Permite uma visão nítida dos objetos; Meios Translúcidos – Permite uma visão parcial dos objetos; Meios Opacos – Impede a propagação da luz; Meios homogêneos – Apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os seus pontos. Meios Isótropos – As propriedades físicas medidas em um ponto do meio não dependem da direção em que são isaminados.

(Libera Energia Luminosa Fontes de Luz Incandescentes (>500ºC) Ex (Lâmpada de Filamento (tungstênio)) Primária (Sol, Luz acesa, etc) Fluorescente (Agente Excitador) EX (Lâmpada Fria) Luminescente (<500ºC) Fosforescente (Libera Energia Luminosa naturalmente) EX (Tomada) Secundária (Lua, Planetas)

Princípio da Propagação Retilínea da Luz Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta O período de rotação e translação da lua são coincidentes, por isso sempre vemos o mesmo lado da lua.

Fases da Lua Lua Nova – A lua volta para a terra o hemisfério não iluminado. Lua Órbita da lua 28 dias terra dia Luz do Sol noite Não iluminado iluminado Movimento da terra 24h

Fases da Lua Quarto Crescente – A lua volta para a terra o meio hemisfério iluminado. Órbita da lua 28 dias Lua Hemisfério Iluminado terra dia Luz do Sol noite Movimento da terra 24h

Fases da Lua Lua Cheia– A lua volta para terra sua superfície iluminada. Não iluminado iluminado terra dia Luz do Sol noite Lua Movimento da terra 24h

Quarto Minguante A lua volta para a terra o meio hemisfério iluminado. dia noite Luz do Sol Lua

Sombra da Lua “Eclipse Solar” Ocorre na Lua Nova – A Lua entre o Sol e a Terra. Sombra da Lua “Eclipse Solar” Lua Nova

Sombra da terra “Eclipse Lunar” Ocorre na Lua Cheia – A terra entre o sol e a lua. Sombra da terra “Eclipse Lunar” Lua Cheia

Câmara Escura de Orifício A imagem é invertida comprovando assim a propagação retilínea da luz. A B´ O i A´ B P´ P Por semelhança de triângulo temos:

Exercícios – Pág 111 – Frente II 1 – A afirmação:”A luz se propaga em linha reta”, é válida quando: A luz se propaga em um meio transparente; A luz se propaga em um meio homogêneo; A luz se propaga em um meio isótropo; A luz se propaga em um meio homogêneo e transparente; A luz se propaga em um meio homogêneo e isótropo.

2 – (ENEM) A sombra de uma pessoa que tem 1,80m de altura mede 60 cm 2 – (ENEM) A sombra de uma pessoa que tem 1,80m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2,00m. Se mais tarde, a sombra do poste diminui 50cm, a sombra da pessoa passou a medir 30cm 45cm 50cm 80cm 90cm h 180 60 200 600 180 X 150

3 – Para que tenhamos um eclipse solar, devemos ter: A lua situada entre a terra e o sol; A terra situada entre o sol e a lua; O sol situado entre a terra e a lua; A lua na posição de quarto minguante; A lua em quarto crescente.

4 – No mundo artístico as antigas “Câmaras escuras” voltaram à moda 4 – No mundo artístico as antigas “Câmaras escuras” voltaram à moda. Uma câmara escura é uma caixa fechada de paredes opacas que possui um orifício em uma de suas faces. Na face oposta à do orifício fica preso um filme fotográfico, onde se formam as imagens dos objetos localizados no exterior da caixa, como mostra a figura. 3,0 m h 6,0 cm 5,0 m Suponha que um objeto e 3,0 m de altura esteja a uma distância de 5,0 m do orifício, e que a distância entre as faces seja de 6,0 cm. Calcule a altura da imagem.

Zé Godinho Albert Einstein Ídolo Professor de Física – Colégio Dom Bosco Físico Alemão que Revolucionou o século XX “Morrer é deixar tudo o que temos e carregar tudo que somos” Este material está disponível na internet no site do Colégio Dom Bosco, na página dos Professores