Capítulo 1: A busca pelo conhecimento

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Transcrição da apresentação:

Capítulo 1: A busca pelo conhecimento O desejo de conhecer é inato ao ser humano: Consciência mítica. Poetas: sacerdote, político e historiador. B) Consciência racional. Zeus: pai dos deuses e dos homens; Hera: casamento; Ares: guerra; Poseidom: Oceano; Artemis: caça; Apolo: luz; Atená: justiça; Afrodite: amor; Hefestos: metal; Herácles: força; Hermes: mensageiro; Héstia: família...

Períodos da Grécia Antiga Grécia Homérica : mitos. Grécia Arcaica: formação de cidades. Grécia Clássica: desenvolvimento da democracia, apogeu da vida intelectual, império comercial e militar. Helenismo: período de crise para o pensamento filosófico TIEPOLO, Giovanni. A procissão do cavalo de Troia. (1760).

O aspecto cultural do mito Mitos: crenças acumuladas pelas culturas e transmitidas pela oralidade. Histórias sagradas para explicar os fenômenos naturais e as paixões humanas Aedos (poetas): sacerdotes, historiadores e poder político. Ritos: comemoração da memoria de uma divindade. Sandro Botticelli. O nascimento de Venus. 1483.

O teatro grego Tragédia: surge através dos Ditirambos. Reflexão sobre a condição humana: solidão, angústia e morte. Comédia: surge na pólis como possibilidade democrática em satirizar assuntos em geral, sobretudo a política. Michelangelo. Dionísio. (1594).

Personagens: vestidos de sátiros, o heroi e o anti-heroi. Teatro de Dionísio Ditirambos Personagens: vestidos de sátiros, o heroi e o anti-heroi. Sátiros: música tocavam lira, tambores e flautas. Dança. Personagem: caracterização, destino infeliz, aventura, transformação e conclusão.

Transição Cosmogonia Cosmologia

A esfera pública da pólis Espaço Privado (oikos) & Espaço Público (pólis). Público: acessibilidade. “bem comum”. Disputa: Política e Retórica. Ágora grega

Surgimento da Filosofia As viagens marítimas. A edição do calendário. O uso da moeda. A invenção do alfabeto e o uso da palavra. O crescimento urbano. A criação da política. A invenção das leis. Ágora.

Senso Comum e Senso Crítico Senso Comum: conhecimento adquirido espontaneamente das atividades cotidianas. Senso Crítico: Conhecimento adquirido por um método e uma organização do conteúdo. Partenon.

Características da Filosofia Tendência à racionalidade. Recusa de preconceitos. Tendência à argumentação e ao debate. Capacidade de generalização ou totalidade (conhecimento abstrato). Capacidade de diferenciação do conhecimento a partir de referências. Auguste Rodin. O Pensador. (1904).

Os filósofos da natureza Pré-socráticos. Fisiocratas. Filósofos da natureza. Investigavam sobre a cosmologia. Exigiam o “logos” para determinar uma “physis”. Salvador Dali. Relógio mole no momento da primeira explosão.

As explicações passam a ter referência na observação da natureza. O uso da razão São filósofos que indicaram a filosofia como uma união entre filo (amizade) e sofia (sabedoria). As explicações passam a ter referência na observação da natureza.

As escolas pré-socráticas. a escola jônica : discutem sobre a mutabilidade da natureza (prática). a escola eleática: discutem sobre a imutabilidade da natureza (teoria). a escola atomista: decomposição da matéria sugerindo nova composição das coisas.

A Physis Grega Physis: elemento original da natureza. Doxografias Tales de Mileto: água. Pitágoras de Samos: matemática. Leucipo e Demócrito: átomo. Pitágoras de Samos.

Cosmologia: “Tudo flui” O pensamento racional Heráclito de Éfeso Parmênides de Eléia Cosmologia: “Tudo flui” Cosmologia: “Tudo permanece”