Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Framework para desenvolvimento web
Objetos Implícitos Contextuais
Alcides Calsavara JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Tutorial de utilização do
Aplicações para Web.
Introdução a EJB 3.0 Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
Geração Dinâmica de Páginas com JSP Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação.
Model-View-Controller (MVC) em Aplicações Web Eduardo Martins Guerra Desenvolvimento de Soluções WEB.
Tecnologias para Internet
B ANCO DE D ADOS E JDBC Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Mestre em Ciência da Computação – UFU Bacharel em Ciência da Computação - UFJF 1.
Sistemas Distribuídos
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Seminários Avançados 3 Conceitos Java EE Servidor de aplicação Tomcat
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Capítulo 2 Java Servlets.
Usando Microsoft Access 2010
Integração com Banco de Dados
Como acessar o Orquestra?
JSP / Servlets Avançado
 Muitas aplicações se faz necessário o acompanhamento da navegação do usuário armazenando informações específicas de cada um.  É comum hoje em dia acessarmos.
Tópicos Avançados em Sistemas Distribuídos
Programação Orientada à Objetos
Como acessar o Orquestra?
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor
Manual de acesso - Câmeras 17, 18 e 19 da Escola Atrium Escola Atrium
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
7 - Criação de Páginas Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Criação do Create, Read, List, Update e Delete Desenvolvimento de Aplicações Web PROFA. MSC. CINTIA CARVALHO OLIVEIRA DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
Configuração do Ambiente de programação
SAD Gestor RT.
Arquitetura das JSP - Aula 2
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Tutorial: Cadastro.
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
Conceitos da arquitetura
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
SISTEMA PROCESSUAL DIGITAL
Unidade 5 – Integrando JSP e Servlets Prof.: Henrique Santos
OBJETIVO Nesta aula será apresentado o desenvolvimento básico sobre HTTP Servlets. Espera-se que, ao final da apresentação, o aluno tenha noções de como.
Retaguarda - Cadastro de PDV
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Aplicativos para Internet Prof. Wolley W. Silva
 Um servlet é uma classe Java usada para estender as capacidades de servidores que hospedam aplicativos acessados por meio do paradigma request-response.
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Desenvolvimento WEB II Continuação AJAX Professora: Kelly de Paula Cunha.
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha Apresentação baseada no material didático elaborado pelo Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Persistência de dados e padrão DAO
Transcrição da apresentação:

Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em ciência da computação – ufu Mestre em ciência da computação – UFU Bacharel em ciência da computação - UFJF

Java EE O Java EE (Java Enterprise Edition) consiste de uma série de especificações bem detalhadas para prover uma infraestrutura para o desenvolvimento de sistemas Web. Usa um modelo de aplicação multi-camadas distribuídas ou multi-tier.

Especificações do Java EE JavaServer Pages (JSP), Java Servlets, Java Server Faces (JSF) – trabalhar para a Web Enterprise Javabeans Components (EJBs) e Java Persistence API (JPA) – objetos distribuídos, clusters, acesso remoto a objetos, etc) Java API for XML Web Services (JAX-WS), Java API form XML Binding (JAX-B) – trabalhar com arquivos .xml e webservices. Java Autenthication and Authorization Service (JAAS) – API padrão do Java para segurança Java Transaction API (JTA) – Controle de Transação no Contêiner Java Message Service (JMS) – troca de mensagens assíncronas Java Naming and Directory Interface (JNDI) – espaço de nomes e objetos Java Management Extensions (JMX) – administração da aplicação e estatística

Exemplo de Aplicação Multi-Camadas Camada de Apresentação (navegador) Camada Lógica de Negócio (aplicação que reside no servidor Web) Camada de Armazenamento (o banco de dados com os dados da aplicação) As camadas estão separadas, podem inclusive estarem hospedadas em computadores diferentes.

Servlets Resposta primária do Java para adicionar funcionalidades aos servidores. Ler dados contidos nas requisições passadas ao servidor e gerar uma resposta dinâmica. São classes Java. Produzem saída imprimindo caracter como cadeias no fluxo de saída, neste caso a resposta HTTP.

Index.jsp

ConnectionFactory

Nova Tabela - Usuario

Usuário - javabean

Organização do projeto

UsuarioDAO

UsuarioDAO

Criando um Servlet Com o botão da direita no pacote clique em Novo -> Sevlet.

Importante: marque a opção Adicionar informação ao descritor de implementação (web.xml). Esse passo registra o servlet, assim ele ficará visível no servidor. Sem marcar essa opção na janela teremos que registrar o Servlet manualmente. Depois clique em finalizar.

Criando o controle do login Dentro do Servlet procure os métodos doGet e doPost, eles são acessados dependendo do tipo de método de envio de arquivo foi feito. Se <form action=“servlet” method=“get”> o método a ser executado será doGet no Servlet Se <form action=“servlet” method=“post”> o método a ser executado será doPost Na criação do Servlet a estrutura da classe já vem montada. Ambos os métodos, doGet e doPost apontam para o método processRequest.

Execução Execute o projeto e fazendo login com o usuário que você registrou. Se ele reconhecer dará um ERRO, pois ele tentará exibir a página /menu.jsp, mas não a criamos ainda. Se ele não reconhecer o login dará um ERRO pois ele tentará exibir a página /erro.jsp.

Linhas Semântica 36 e 37 Criação do objeto Usuario que será preenchido com o login e senha recebidos do formulário. O objeto dao possui o método de login, ele precisa de um objeto usuário para executar. 39 e 40 Recepção das variáveis, que vem junto com o objeto Requisição 44 Execução do método dao.logar(us), receberá true caso o usuário esteja registrado e false caso contrário. 45 e 46 Registro de uma variável de sessão chamada login que conterá o login do usuário 47 O algoritmo irá abrir a página menu.jsp 48 O algoritmo passará para a página menu.jsp as informações de Requisição e Resposta 52 Como o login deu errado o algoritmo invalida a sessão 53 O algoritmo irá abrir a página erro.jsp

menu.jsp

lista.jsp

Melhorando....

cadastrar.jsp Crie um arquivo chamado cadastrar.jsp dentro da pasta “Páginas Web”. Deverá ter a seguinte aparência:

Servlet CadastroProduto

Servlet AlterarProduto O Servlet AlterarProduto pega os dados do produto para preencher o formulário. Assim com o formulário e os dados preenchidos o usuários poderá modificar a informação desejada.

Na linha 39 do processRequest da imagem anterior colocamos dentro do objeto request o nosso objeto Produto preenchido com os dados do produto, perceba que utilizamos o método setAttribute. O primeiro argumento de setAttribute é como o atributo será chamado e o segundo argumento é a informação que será enviada com o nome do primeiro argumento. O nome do atributo servirá para referenciá-lo. Percebam que utilizamos um método chamado buscar do ProdutoDAO (linha 38) que recebe como parâmetro o id do produto e retorno um objeto do tipo Produto, então crie esse método dentro de ProdutoDAO.

alterar.jsp

Observações A linha 19 é importante, nela colocamos o id do produto, que será utilizado no servlet AlterarProduto2 para identificar o produto que terá sua informação modificada.

Agora é com você Com base no que vimos até aqui crie o servlet AlterarProduto2 que irá pegar os dados do formulário alterar.jsp e alterar a informação correspondente ao campo id do formulário alterar.jsp. Com base no que vimos crie o servlet ExcluirProduto, lembre-se de solicitar confirmação de exclusão antes de excluir o produto.

Seu Projeto Qual a sua ideia para o projeto final da disciplina? Elabore-a criando o DER, Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classe e o Design Gráfico da Página principal. A partir do Diagrama de Caso de Uso implemente as classes. Crie as classes DAO. Crie o HTML a partir do Design Gráfico.