Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos

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Transcrição da apresentação:

Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos NBR 14724 Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos

ESTRUTURA Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais Obrigatórios Opcionais

Elementos Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional)

Elementos pré-textuais Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (opcional) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional)

Elementos pré-textuais Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

Elementos pós-textuais Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional)

CAPA Nome da Instituição (opcional) Nome do autor Título Subtítulo (se houver) Número de volumes (se houver mais de um) Local (cidade) da Instituição onde deve ser apresentado Ano de depósito (da entrega)

LOMBADA Nome do autor impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima Título impresso da mesma forma que o autor Elementos alfanúméricos de identificação (v. 2)

FOLHA DE ROSTO Nome do autor Título do trabalho Subtítulo: se houver Número de volumes Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo; nome da instituição; área de concentração

FOLHA DE ROSTO Nome do orientador e do co-orientador(se houver) Local da instituição onde será apresentado Ano de depósito (entrega)

VERSO DA FOLHA DE ROSTO Deverá conter a ficha catalográfica, conforme código de catalogação Anglo-Americano vigente

ERRATA Elemento opcional, colocado logo após a folha de rosto, constituído pela referência do trabalho e pelo texto da errata e disposto da seguinte forma: ERRATA Folha Linha Onde se lê Leia-se 32 3 publicacao publicação

FOLHA DE APROVAÇÃO Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor, título do trabalho, natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data da aprovação e assinatura dos membros da banca são colocadas após a aprovação do trabalho.

DEDICATÓRIA Elemento opcional, colocado após a folha de aprovação.

AGRADECIMENTOS Elemento opcional, colocado após a dedicatória

EPÍGRAFE Elemento opcional colocado após os agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias.

RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA Elemento obrigatório Seqüência de frases concisas e objetivas e não simples enumeração de tópicos Não pode ultrapassar 500 palavras Logo abaixo deve ser seguido das palavras-chave (palavras representativas do conteúdo do trabalho

Resumo em língua estrangeira Elemento obrigatório com as mesmas características do resumo em língua vernácula Abstract (inglês) Resumem (espanhol) Résumé (francês) Deve também ser seguido pelas palavras-chave

RESUMO Ressaltar objetivos, método, resultados e conclusões alcançadas A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema A seguir deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, monografia)

Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular Deve constar de 150 a 500 palavras em trabalhos acadêmicos

PALAVRAS-CHAVE Representa o conteúdo do documento As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave: Separadas entre si por ponto Finalizadas também por ponto 3 palavras-chave

LISTA DE ILUSTRAÇÕES Elemento opcional Deve ser apresentado na ordem em que aparece no texto, com cada item designado por nome específico, acompanhado do respectivo número da página

LISTA DE TABELAS Elemento opcional Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Elemento opcional Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes, grafadas por extenso

LISTA DE SÍMBOLOS Elemento opcional Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto e com o devido significado

SUMÁRIO Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do respectivo número da página Deve ser localizado como último elemento pré-textual Se houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DO SUMÁRIO A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto

Os elementos pré-textuais NÃO devem constar no sumário Os indicativos das seções que compõe o sumário (se houver) devem ser alinhados à esquerda Os títulos e os subtítulos (se houver) sucedem os indicativos das seções

Recomenda-se que os títulos e subtítulos sejam alinhados pela margem do título indicativo mais extenso Paginação: número da primeira página ( ex: 27); números da página inicial e final (ex: 91-143); números das páginas em que se distribui o texto (ex 27,35,64)

INTRODUÇÃO Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

DESENVOLVIMENTO Parte principal do texto que contém a exposição ordenada do tema. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método

CONCLUSÃO Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

REFERÊNCIAS Elemento obrigatório, elaborado conforme NBR 6023

GLOSSÁRIO Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética

APÊNDICE Elemento opcional Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex: APÊNDICE A - Avaliação numérica... APÊNDICE B – Tabela de.......

ANEXO Elemento opcional Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex: ANEXO A – Representação gráfica... ANEXO B – Jurisprudência...........

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) Digitados ou datilografados na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso das folhas, exceto a folha de rosto O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho

Fonte 12 para texto Fonte menor para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas Margens esquerda e superior = 3 cm Margens direita e inferior = 2 cm

ESPACEJAMENTO Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5 As citações com mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração:

Devem ser digitados ou datilografados em espaço simples As referências ao final do trabalho devem ser separadas entre si por espaço 1,5 Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços 1,5

Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita

NOTAS DE RODAPÉ As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda

INDICATIVOS DE SEÇÃO O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere

Título sem indicativo numérico Os títulos sem indicativo numérico (errata, agradecimentos, listas, resumo, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s), devem ser centralizados.

Elementos sem título e sem indicativo numérico Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe

PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha distinta Destacam-se gradativamente os títulos das seções/subseções utilizando os recursos de negrito/itálico/grifo/redondo/caixa alta/versal ou outro

CITAÇÕES Conforme NBR 10520

EQUAÇÕES OU FÓRMULAS Aparecem destacadas no texto de modo a facilitar a sua leitura Permite-se entrelinha maior Identificação na parte inferior Centralizadas

ILUSTRAÇÕES Desenhos, figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros Identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto Algarismos arábicos

ILUSTRAÇÕES Respectivo título e/ou legenda explicativa A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere

TABELAS As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente conforme IBGE (1993)