Conceito e Arte Pré-Histórica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
Evolução.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A idade dos Metais.
ESTÉTICA 1.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
Pré-História e História
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
ARQUEOLOGIA.
Divisões da Filosofia.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
ESTÉTICA Arte e realidade
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Descrever as características de cada período da pré-história.
Colégio da Polícia Militar.
Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano
Indivíduo, Cultura e Identidade
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
Professora Taiane História
Nomes: Luciana Silva, Camila, Karla, Helen e Jonathan. Série : 1° ano “A” Prof° Leandra.
"A boca fala do que está cheio o coração". Essa afirmativa de Jesus encerra grande sabedoria. Significa que não somente as palavras, mas tudo o que.
A arte na Pré-História.
História – Pré-história
História Contemporânea Séc. V d.C.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
III Dimensões da ação humana e dos valores
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Prof. Renato Denadai da Silva
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Períodos, características e reflexões
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
Professor Romildo Tavares
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Pré - História Profª Patricia.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
ESTÉTICA .
Professora Consuelo Holanda
Estética.
CULTURA.
Periodização da História
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Transcrição da apresentação:

Conceito e Arte Pré-Histórica História da Arte Conceito e Arte Pré-Histórica Prof. Alan Carlos Ghedini

O que é arte? Não há uma definição única para o sentido de Arte Contudo, podemos entender como uma manifestação, uma capacidade humana de por em prática uma ideia É uma forma de expressão da Inteligência e dos sentimentos humanos Pode ser de encontrada de várias formas

Alguns elementos da Arte É comum sua associação como visual ou plástica, porém também é encontrada na forma musical ou nas artes da palavra. De modo geral busca-se a criação de formas agradáveis Devemos destacar, contudo, que não se trata de uma regra, visto que o “feio” também é um recurso artístico. Está ligada aos processos de hominização e de humanização

A arte deve ser evidente àquele que a contempla? (René Magritte, Isto não é um cachimbo)

O que é arte? Por que o homem a cria? Pode ser entendida como a compreensão mais profunda, as mais altas aspirações de seu criador Tem um caráter bastante simbólico Via de regra, a arte é, em algum nível, o que o artista idealizou e o que o espectador percebeu. Pode ser considerada uma forma de “diálogo visual” Possui uma verdade em si mesma

Todos sabemos que a arte não é verdade Todos sabemos que a arte não é verdade. A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade, pelo menos a verdade de que podemos compreender Pablo Picasso.

Arte e Beleza A arte é constantemente associada à beleza Porém, ela também pode fazer uso da feiura como elemento de sua produção Como expressão de um sentimento, de uma ideia, de uma essência, ela não precisa seguir os cânones habituais sobre o que seja belo ou feio Aliás, voltando à Filosofia: “O que é beleza?” Já pensou no tamanho desta discussão? 

Popular e Erudito Um artesão, por exemplo, produz um tipo de arte popular. O faz em série, em caráter familiar. A arte Erudita é produzida com um conhecimento estético mais apurado e não é realizada em série. Porém, será possível afirmar uma superioridade do Erudito sobre o Popular? Esta é uma discussão polêmica, pois poderia resultar, por exemplo, na eleição de uma arte de excelência e de uma arte em segundo plano.

Arte na Pré-História Os períodos: Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Entre 265 e 195 mil anos atrás +/- 11 mil anos Aprox. 5 mil anos a.C Surgimento do ser humano Descoberta da Agricultura Metalurgia (Bronze e Ferro) Objetos de Pedra Lascada Objetos de Pedra Polida e Domesticação de Animais Crescimento populacional Caça e coleta Surgimento de Aldeias Formação das primeiras cidades Nômades Semi-nômades/Sedentários Sedentarização

Características da arte no Paleolítico Executada por um “artista-caçador” Retrato da vida cotidiana Provável presença de um elemento mágico voltado à caça Exaltação à fertilidade com a presença de esculturas com formas femininas.

À direita a Vênus de Willendorf (24000 – 22000 a À direita a Vênus de Willendorf (24000 – 22000 a.C) e abaixo a Vênus de Brassempouy (Aprox. por volta de 22000 a.C)