O que mais se fala da Juventude hoje é: - Erotismo - Violência - Mercado em expansão PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Parábolas de Jesus.
SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR
JESUS REZA A DEUS SEU PAI
Eclesiologia - Reflete sobre a Igreja, sobre a práxis eclesial. O importante não é a eclesiologia, mas a Igreja, Mistério e obra de Deus no mundo. A Eclesiologia.
A Missão.
TEOLOGIA E IDENTIDADE AFRO NA PERSPECTIVA DE APARECIDA.
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
___ ___ _________ (Mateus 14,31).
"Apresente-se: Quem é você?"
Frei Vanildo Luiz Zugno
HOLINESS IGREJA EVANGÉLICA
Um Belo Coração.
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
(Mateus 14,31).
QUEM SOU EU?.
Ministério da Fidelidade.
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Maria: Modelo original dos homens
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“A VIDA É MISSÃO”.
A Teologia da Comunicação
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
Palavra de Vida Março de 2008.
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
Com os Discípulos de Emaús os Jovens caminham da desilusão à esperança
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
“... Marcas do que se foi, Sonhos que vamos ter...”
Hebreus 1 A Revelação do Cristo e a sublime salvação
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
III Domingo da Quaresma
Quaresma 2008 Ampliar O Deus do universo vos criou para as altas montanhas, para a liberdade e para os caminhos infinitos! Por que, gente do meu povo,
Conhecer a Cristo Lucas 8:
Simplesmente Igreja.
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
Recomeçar A seu tempo de enter para mudar os slides.
Fraternidade e Juventude
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Caminhando lado a lado…
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Conhecendo a Jesus de Nazaré
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
Juventude Amiga de Murialdo O QUE QUEREMOS? - PROJETO DE VIDA - ESPIRITUALIDADE - PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE JAMUR2005JAMUR2005.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
DO HORIZONTE UMA GRANDE LUZ, VIAJA NA HISTÓRIA E AO LONGO DOS ANOS
Juventude Força do Amor (L e M Genivaldo)
Jesus cura um mudo Lucas 11:
Encaminhe e acompanhe os seus discípulos para a Escola de Discípulos, isso fará eles crescerem a cada dia. Você líder já pode acessar o site da igreja.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Recomeçar.
OS DESAFIOS E AS RESISTÊNCIAS PARA A PASTORAL DO DÍZIMO
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
JUVENTUDE CURSILHISTA JUBILEU DE OURO DO MCC BRASIL ANO DE FESTA PARA A JUVENTUDE CURSILHISTA DO BRASIL.
CNLB Cesar Kuzma/2016 Teologia/PUC-Rio
Campanha da Fraternidade 2014 “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
O QUE ELE ESTÁ FAZENDO.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

O que mais se fala da Juventude hoje é: - Erotismo - Violência - Mercado em expansão PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS

A visão fragmentada da realidade juvenil impede uma visão mais aberta deste fenômeno. Esconder a realidade desvirtua o conhecimento e o comprometimento. Se a resposta for SIM, então favoreceremos o comprometimento Se a resposta for NÃO ou EM PARTE, então precisamos rever a missão PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS

É justamente aqui, neste princípio metodológico, que podemos refletir a missão. Se afirmamos que a juventude é um fenômeno, nossa missão, mesmo enquanto pastoral, deverá conter esta diferenciação. É do diferente que a juventude precisa. Em tempos de globalização massificadora, o grito do diferente é sempre profético. PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS

PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS

Um NOVO que não é só novidade mas que torna diferente o cotidiano dos jovens, o seu dia-a-dia, isto é: - Novas posturas - Novas maneiras de agir - Novos posicionamentos - Novos envolvimentos - Novas parcerias Para a velha resistência (teimosia) da fé diante da morte e de seus canais. PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS

Portanto, não basta só INOVAR É preciso RENOVAR... PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS Proféticamente e sem medo.

Então vamos entrar por este caminho... UMA afirmação... DUAS constatações... TRÊS razões... QUATRO aspectos da realidade... CINCO indicadores de missão... SEIS olhares para o horizonte... SETE... Perfeição – Vocês – Nós - Missão

UMA afirmação... Olhando para onde a juventude está, podemos dizer que... Há um que É o chão do asfalto; É o chão da rua; É o chão da praça. É URGENTE Conscientizar... - Para o retorno à terra; - Para a escolarização; - Para a participação eclesial-comunitária; - Para o renascimento dos Movimentos Populares.

DUAS constatações... PRIMEIRA: - Aquele velho enredo da morte dos inocentes, continua... Agora é a juventude que morre. SEGUNDA: Precisamos reconhecer: estamos ausentes até mesmo deste velório... Nossa voz de defesa da vida não ecoa muito forte.

TRÊS razões... A pessoa do Jovem; A Juventude como categorial social; O rosto de Deus.

QUATRO A idade precoce. O gênero desfocado. A cultura híbrida. Linguagem mediática aspectos da realidade juvenil...

CINCO indicadores de missão É com este indicador que devemos fazer a reflexão sobre as opções mais únicas da PJB. Do protagonismo das grandes causas da juventude. De um caminho de mão dupla entre ver (analisar) o trabalho que se realiza e o que se deve ainda realizar. É com este indicador que devemos fazer a reflexão sobre nossas bases e nossas atividades.

Da reflexão institucional pela capacidade de articulação e pela força de presença. CINCO indicadores de missão De firmar a linha histórica de pastoral orgânica pela clareza de opção, metodologia e grandes atividades. É com este indicador que devemos fazer a reflexão sobre o perfil jovem dos projetos eclesiais. É com este indicador que devemos fazer a reflexão sobre a garantia das conquistas e os aspectos que nos unificam.

De “novo-milenar”, isto é, inculturar nossas expressões simbólicas; nossos discursos temáticos e; a cronologia de nossas atividades. CINCO indicadores de missão É com este indicador que devemos fazer a reflexão sobre o fluxo (dinâmica – ondas concêntricas) de nossa atuação.

Porque FÉ SONHO MÍSTICA CORAGEM e HISTÓRIA Nós temos e não nos falta.

SEIS olhares para o horizonte. - Aos jovens em situação limite. - Aos jovens que são jovens precocemente. - Aos jovens disposto ao voluntariado. - Aos jovens em redescoberta do Cristo. - Aos jovens com vocação cultural. - Aos jovens em novos locais de convivência.

Um dia Jesus enviou seus discípulos. Enviou todos. E eles foram de dois em dois. Cada um para um lado: estradas, cidades, campos, casas, sinagogas... Eles voltaram alegres com o que puderam realizar e isto “inspirou” Jesus a dizer: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. O cavaleiro e sua armadura. A batalha era fatal. Em jogo estava a mão da mulher mais bonita do reino. Tratava-se de força, astúcia e estratégia. O cavalheiro que carregava em si o medo da batalha, armou sua estratégia...