Navegando na Literatura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som.
Advertisements

Foi ... Deus.
Deus: em MIM em TUDO em TODOS e em TODA A PARTE.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Simbolismo.
Alphonsus de Guimaraens
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
Music: Holding your hand
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Quando tudo parece P E R D I O.
A Pintura.
Tu és minha vida, Jesus És meu amigo E a tua vontade, Doce Espírito
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Quando você encontrar alguém e esse alguém fizer
CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO
Ligue o som A Arte de ser alguém.
SIMBOLISMO.
PRECE DE GRATIDÃO PRECE DE GRATIDÃO Música Ave Maria, de Gounoud
A A MENSAGEN DE UM MENINO.
Esse teu olhar ao despertar de uma aurora são carícias de luar,
A rosa sozinha. Por Suellen..
Mulher Poesia *FALCÃO S.R*
Simbolismo em Portugal
Ligue o som.
Quando tudo parece P E R D I O.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO
Deus.
Mensagens & Reflexões Apresenta Ligue o som! Mensagens & Reflexões!!!
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
A vida particular do grande gênio Beethoven pareceu afastar-se sempre da esperança de felicidade. Seus vários relacionamentos amorosos terminam de maneira.
Tema: Sou um poeta.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Quando você encontrar alguém e esse alguém fizer
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Clique para passagem de slides Ligue o som
Quando você encontrar alguém
Quando tudo parece P E R D I O.
Deus Vá clicando....
Sou feito de sentimentos, de emoções, de luz e de amor...
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
HAMILTON H AMILTON S LIDE FORMATAÇÃO -HAMILTON C DRUMOND ANDRADE MÚSICA- ANDRE RIEU.
ORAÇÃO DE UM Homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. Ó Senhor, Ouve a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos.
CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO
O povo te chama de nossa Senhora, por causa de nosso Senhor
Falar de Amor... O que é o Amor?
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Mensagem de Natal.
Eu sou poeta.
SIMBOLISMO.
Naquele silêncio, cheio de mormaço de

Autor: Carlos Drumond de Andrade
Esse uivo de infelicidade que o silêncio da noite invade, é de um cão, se lamentando, Que toda a região entristece. estou sabendo o que acontece, está.
Quando tudo parece perdido
( Filme Cidade dos Anjos )
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
A MAIS BELA FLOR O bosque estava quase deserto, quando o homem sentou-se para ler, embaixo dos longos ramos de um velho carvalho.
1º Amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos; 2º Respeitar a Semana Santa;
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Conduze Senhor minhas mão para o combate Inclina os teus céus até mim Vem, senhor, tocar e abrasar as montanhas E manifesta tua glória em teu povo Estende.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
Poemas de Amor Com Som Clique com o rato Em nome do amor... Fala-me com doçura... Necessito embalar-me em tua paz! Momentos de brandura, que só tua presença.
Navegando na Literatura
Transcrição da apresentação:

Navegando na Literatura Edição de junho 2007 simbolismo SIMBOLISMO: CONTEXTO ESTÉTICA AUTORES E MUITO MAIS! Navegando na Literatura

Editorial A literatura, desde que se criou a escrita, passou por muitos períodos, e cada uma deles teve características específicas. Na edição dessa semana, o simbolismo é o período de destaque, que teve em seu contexto, início do século XX, o avanço da ciência e a explosão da 1° guerra mundial, sendo posterior ao período crítico que foi o realismo/naturalismo. Um show de cultura.

Contexto Simbolismo foi nomeado um momento da literatura, ao qual os autores reagiam ao materialismo e cientificismo do século xx. Ocorria também nessa época a 1° guerra mundial. O movimento surgiu na França e depois tomou outros países, chegando ao Brasil na mesma época.

Estética Os simbolistas adoravam escrever em formas de poemas. Eles tinham uma forma bem planejada, uma métrica constante, sinestesia e aliterações, com um eu lírico para si. Os autores procuravam inspiração em símbolos, bem como astros físicos, pois procuravam neles a intuição para uma reflexão da vida.

Cruz e Souza João da Cruz e Souza nasceu em Santa Catarina. Sofreu muito preconceito por ser negro, sendo uma vez despedido de seu emprego por esse motivo. Foi um dos mais importantes escritores simbolistas. Muitos críticos chegam a afirmar que se não fosse a sua presença, a estética Simbolista não teria existido no Brasil. Sua obra apresenta diversidade e riqueza. De um lado, encontram-se aspectos noturnos, herdados do Romantismo como por exemplo o culto da noite, certo satanismo, pessimismo, angústia morte. Já de outro, percebe-se uma certa preocupação formal, como o gosto pelo soneto, o uso de vocábulos refinados, a força das imagens.

Poemas de Cruz e Souza Sorriso Interior O ser que é ser e que jornais vacila Nas guerras imortais entra sem susto, Leva consigo esse brasão augusto Do grande amor, da nobre fé tranqüila. Os abismos carnais da triste argila Ele os vence sem ânsias e sem custo... Fica sereno, num sorriso justo, Enquanto tudo em derredor oscila. Ondas interiores de grandeza Dão-lhe essa glória em frente à Natureza, Esse esplendor, todo esse largo eflúvio. O ser que é ser transforma tudo em flores... E para ironizar as próprias dores Canta por entre as águas do Dilúvio! A morte Oh! Que doce tristeza e que ternura No olhar ansioso, aflito dos que morrem... De que âncoras profundas se socorrem Os que penetram nessa noite escura! Da vida aos frios véus da sepultura Vagos momentos trêmulos decorrem... E dos olhos as lágrimas escorrem Como faróis da humana Desventura. Descem então aos golfos congelados Os que na terra vagam suspirando, Como os velhos corações tantalizados. Tudo negro e sinistro vai rolando Báratro abaixo, aos ecos soluçados Do vendaval da Morte ondeando, uivando.

Afonso Henrique da Costa Guimarães Conhecido como Alphonsus de Guimaraens, Afonso nasceu em Minas Gerais. A sua poesia é marcadamente mística e envolvida com religiosidade católica. Explora o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da não adaptação ao mundo

Poemas de Afonso Guimarães Ossa Mea Mãos de finada, aquelas mãos de neve, De tons marfíneos, de ossatura rica, Pairando no ar, num gesto brando e leve, Que parece ordenar mas que suplica. Erguem-se ao longe como se as eleve Alguém que ante os altares sacrifica: Mãos que consagram, mãos que partem breve, Mas cuja sombra nos meus olhos fica... Mãos de esperança para as almas loucas, Brumosas mãos que vêm brancas, distantes, Fechar ao mesmo tempo tantas bocas... Sinto-as agora, ao luar, descendo juntas, Grandes, magoadas, pálidas, tateantes, Cerrando os olhos das visões defuntas... Pulchra Ut Luna Celeste... É assim, divina, que te chamas. Belo nome tu tens, Dona Celeste... Que outro terias entre humanas damas, Tu que embora na terra do céu vieste? Celeste... E como tu és do céu não amas: Forma imortal que o espírito reveste De luz, não temes sol, não temes chamas, Porque és sol, porque és luar, sendo celeste. Incoercível como a melancolia, Andas em tudo: o sol no poente vasto Pede-te a mágoa do findar do dia. E a lua, em meio à noite constelada, Pede-te o luar indefinido e casto Da tua palidez de hóstia sagrada.

Pintura: A escrita ganha ilustraçoes Paul Gauguin, autor das obras ao lado, foi um dos pintores que se revelou no simbolismo. Gauguin deixa-se influenciar pelas pinturas japonesas que aparecem na Europa, provocando verdadeiro choque cultural. Pinta formas Bidimensionais e objetos (símbolos).