Sistemas Operacionais - 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS OPERACIONAIS
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Noções de Sistemas Operacionais
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
Sistemas Operacionais - 6
Sistemas Operacionais - 4
Sistemas Operacionais - 1
Sistemas Operacionais - 3 Tipos de Sistemas Computacionais Prof. M. Sc. Flávio Viotti
MULTICORE Aluno: Gabriel Antonio Leite São processadores caracterizados por apresentar vários cores (núcleos de processamento) em um único chip.
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Computação Distribuída
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Rganização de Computadores Multiprocessadores Capítulo 9 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Multiprocessadores Capítulo 9 – Patterson &
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Introdução
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Computadores Tipos e estrutura interna
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B
Sistemas Distribuídos
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
Montagem e Manutenção de Computador I
Arquitetura Cliente /Servidor
Sistemas Operacionais
Virtualização.
Sistemas Operacionais I
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Sistemas Operacionais
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Distribuídos
TELP: Aplicações Paralelas em Ambientes de Passagem de Mensagens
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Componentes de um Sistema de Computação
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Sistemas operacionais
Algoritmos e Programação I
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Linux em Máquinas Paralelas
Processamento de Alto Desempenho Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Pablo Viana. T IPOS DE S ISTEMAS O PERACIONAIS.
Redes e Manutenção de Computadores
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
Estrutura de Interconexão
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Arquitetura de computadores
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
Sistemas Operacionais Distribuídos e/ou de Redes Engenharia da Computação – UCPEL Ritiele Moreira Aldeburg.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais - 3 Tipos de Sistemas Computacionais Prof. M. Sc. Flávio Viotti flavioviotti@yahoo.com.br

Sistema Mainframe O sistema Mainframe também conhecido como Grande Porte, é um sistema que possibilita que diversos usuários utilizem o computador ao mesmo tempo; Utilização de terminais burros (que não possuem memória nem processador)

Sistema Mainframe

Sistemas de Mesa (Desktops) Sistemas do tipo desktops são conhecidos também como PC, que tem como principal característica a utilização por somente um usuário; Alguns tipos de aplicações podem transformar esse tipo de sistema em algo parecido ao mainframe; Um software para isso é o “Terminal Server”

Sistemas de Mesa (Desktops)

Sistemas de Mesa (Desktops) Atenção, Terminal Server com a arquitetura Cliente/Servidor, que através de softwares possibilita que diversos usuário solicite ao servidor a execução de uma tarefa;

Sistemas Multiprocessados Possui mais do que um único processador; Podem ser utilizados como computadores de mesa (desktop – dual core) e mainframes; Com um número elevado de processadores é possível criar um supercomputador; Melhorar o desempenho total da máquina

Sistemas Multiprocessados Vantagens: Desempenho: O desempenho pode ser medido em dois níveis. No nível 1, permitem a execução simultânea de diversas tarefas independentes, aumentando o throughput do sistema; No nível 2, permitem a execução de uma mesma tarefa por diversos processadores (processamento paralelo), sendo este mais difícil de ser obtido. (depende da linguagem);

Sistemas Multiprocessados Escalabilidade: é a capacidade de adicionar novos processadores ao hardware do sistema. Problemas podem surgir... OBS: Para que um sistema continue escalável aumentando o numero de processadores, é preciso aumentar o tamanho do problema

Sistemas Multiprocessados Relação custo/desempenho: O custo para criar um processador que possua o desempenho de vários processadores é muito alto. Sistemas com múltiplos processadores permitem utilizar UCPs convencionais de baixo custo, interligando-os através de mecanismos de interconexão Tolerância a falhas: é a capacidade de manter o sistema em operação mesmo em casos de falha em alguns componentes; Disponibilidade: é medida em minutos por ano que o sistema permanece em funcionamento de forma ininterrupta. A exemplo disso a série Z da IBM possui zero downtime, de onde surge a sigla Z;

Sistemas Multiprocessados Balanceamento de carga: é a distribuição do processamento entre os diversos componentes da configuração, a partir da carga de cada processador, melhorando assim, o desempenho do sistema como um todo.

Multiple Instruction Multiple Data - MIMD

Sistemas Fortemente Acoplados UCP Memória Principal Dispositivos de E/S (a) Sistemas fortemente acoplados

Sistemas Fortemente Acoplados Symmetric Muliprocessors – SMP, São caracterizados pelo tempo de acesso a memória, sendo uniforme. Também são conhecidos com UMA (Uniform Memory Access)

Sistemas Fracamente Acoplados UCP Memória Principal Dispositivos de E/S link de comunicação (b) Sistema fracamente acoplados